UE - TDM - Teses de Mestrado
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- The relationship between adverse childhood experiences (ACEs) and the development of an embodied sense of self: The mediating role of subjective feelings of social isolation and world assumptionsPublication . Henriques, Gabriela da Silva; Roque, Lisa; Ferrajão, PauloEste estudo examina a relação entre experiências adversas na infância (EAI), o desenvolvimento de um senso de self incorporado (SSI) e os potenciais efeitos mediadores dos pressupostos sobre o mundo e dos sentimentos subjetivos de isolamento social (i.e., solidão). As EAI têm sido entendidas como várias formas de maus-tratos físicos, emocionais e sexuais que ocorrem nas fases iniciais do desenvolvimento (Godoy et al., 2021; oral et al., 2015). Os pressupostos sobre o mundo que são frequentemente associados ao trauma, correspondem ao conjunto de cognições desenvolvidas na infância acerca do mundo (Bruggen et al., 2018). O sentimento subjetivo de isolamento social corresponde a um número reduzido de interações e relações sociais significativas e a um sentimento de desconexão social (Shvedko et al., 2018). Muitos estudos têm explorado o impacto destas experiências na forma como as crianças constroem a sua perceção face aos outros e do seu self (Butterworth, 1992; Touloumakos & Barrable, 2020), mas a forma como estes processos interagem com o sentido incorporado ainda está a ser determinada. O sentido incorporado do eu descreve o sentimento subjetivo de compreensão do eu, assente no nosso próprio corpo ou nos estados do sistema sensório-motor do eu e dos outros (Asai et al., 2016; Hanley et al., 2022). O desenvolvimento de um sentido de self incorporado após EAIs é um processo complexo que integra vários fatores, incluindo propriedade, agência e narrativa, bem como a capacidade de sentir e compreender sensações e emoções corporais (Asai et al., 2016). Este estudo tem como alvo a população em geral, avaliando as suas experiências de trauma na infância usando o Questionário de Trauma na Infância, a Escala de Sentido de Si Incorporado, a Escala de Pressupostos sobre o Mundo e a Escala de Solidão R-UCLA. Os resultados foram analisados através de um modelo de equações estruturais. Quanto mais severa a experiência adversa na infância, mais forte é a associação entre níveis mais baixos de Benevolência do Mundo e de Valorização do Self, que estão associados a níveis mais elevados de sentimentos subjetivos de isolamento social, que por sua vez se encontram associados a níveis mais elevados de Propriedade, Agência e Identidade Narrativa, três dimensões do SSI.