IPS - ESTS - BIBLIOTECA - Monografias de pós-graduações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESTS - BIBLIOTECA - Monografias de pós-graduações by Subject "Avaliação de riscos"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de riscos em restauraçãoPublication . Mendes, Joana Filipa Santos; Lima, PauloO risco é uma característica inerente a qualquer profissão e qualquer posto de trabalho. Contudo, cada local de trabalho reveste-se de particularidades e complexidades, o que requer uma avaliação individualizada e personalizada ao nível dos riscos profissionais presentes. No setor da restauração, a complexidade reflete-se sobretudo no facto de ser uma atividade em que existem vários tipos de tarefas a ocorrer em simultâneo, a caracterização dos trabalhadores é sobretudo jovens e pessoas pouco qualificadas, ser um emprego muitas vezes temporário e por envolver interações com um conjunto de materiais e equipamentos, potenciadores de acidentes de trabalho. Efetuou-se, neste trabalho, uma avaliação de riscos segundo o método William-Fine, a um estabelecimento de restauração situado em Setúbal, com características específicas de ser um estabelecimento que trabalha essencialmente em período noturno. Face à avaliação de riscos profissionais deste contexto, definiram-se propostas de intervenção a para minimizar os respetivos riscos. Concluiu-se que, neste estabelecimento, muitas das medidas preventivas já adotadas estão atualmente a contribuir para a diminuição da ocorrência de riscos profissionais. Este facto é reforçado também pelo facto de não ter ocorrido, em todo o tempo de funcionamento do estabelecimento O Forneiro, qualquer tipo de acidente de trabalho. Contudo, porque o risco está sempre presente, mesmo quando implementadas medidas de prevenção do mesmo, importa reforçar a intervenção com medidas de controlo do risco e assim, consequentemente, atuar ao nível da prevenção de acidentes de trabalho e da ocorrência de doenças profissionais.
- Avaliação de riscos: distribuição alimentarPublication . Matos, Maria Luísa; Lima, PauloNo âmbito da 20º edição da Pós-graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, este trabalho tem como objectivo avaliar os riscos identificados nas diversas secções da Loja. Através da identificação e posterior avaliação, pretende-se sugerir melhorias para as eventuais não conformidades encontradas.
- Identificação de perigos e avaliação de riscos nas operações de carga e descarga numa empresa de tratamento e valorização de resíduosPublication . Encarnação, José Manuel Passeira; Gamelas, CarlaO projeto final em contexto real de trabalho surge como um requisito da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, para a obtenção do grau de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho e encontra-se enquadrado no 1.º ano do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, realizado no ano letivo de 2013/2014 na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresarias. O trabalho desenvolvido, realizado na empresa Recifemetal integrada no grupo Ambigroup, S.A., teve como principal objetivo a Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, nas operações de carga e descarga de veículos e ainda o levantamento dos controlos existentes, de modo a avaliar as condições de segurança em que as operações referidas são efetuadas. Assim, procedeu-se a um levantamento/identificação de perigos, através da observação in loco das operações de carga/descarga de veículos e posteriormente foi efetuada a respetiva avaliação de riscos, utilizando a metodologia que foi implementada pela própria empresa. Foram ainda propostas medidas de controlo de riscos, com o objetivo de minimizar ou eliminar a ocorrência dos mesmos, de forma a que estas operações sejam efetuadas em segurança. Com os resultados obtidos, torna-se possível identificar as situações de perigo/risco que carecem de especial atenção, atuando sobre as que necessitem de medidas de controlo urgentes, tendo sempre em atenção a segurança dos trabalhadores.
- Identificação de perigos e avaliação de riscos num armazémPublication . Coutinho, Cristina Filipa Guerreiro; Gamelas, CarlaA realização do presente projecto surge no âmbito da Pós Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, realizado na empresa Electro-arco, S.A. O principal objetivo prende-se com a identificação dos perigos e a avaliação dos riscos associados à empresa em causa, por forma a avaliar as condições de segurança do despectivo posto de trabalho em contexto real, para assim, se proceder a sugestões de melhoria. Quando se aborda a área de Segurança e Higiene no Trabalho, em toda a sua envolvente, não é possível deixar de abordar a problemática do risco, como uma consequência do desempenho de uma atividade profissional. Deste modo, proponho com este projecto o desenvolvimento de uma metodologia de Análise de Risco apoiada no método de William T. Fine, que permita a identificação das actividades críticas, perigos e dos riscos da atividade desempenhada no armazém da empresa em estudo, procurando assim identificá-los e quantificá-los, para posteriormente proceder à adoção de medidas que visem a sua redução. É de salientar que, as boas práticas de Segurança e Higiene no Trabalho referidas ao longo do presente trabalho, não só são benéficas para o trabalhador, para o empregador, bem como para o bom funcionamento da própria organização.
- Identificação de perigos e avaliação de riscos profissionais de uma oficina automóvelPublication . Lousa, Ana Rita Bolinhas; Gamelas, CarlaO presente projeto em contexto real de trabalho, surge no âmbito da conclusão do primeiro ano do curso de mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, lecionado na Escola Superior de Tecnologia, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais. O trabalho foi realizado na oficina automóvel Auto Fonte Sol e teve como objetivo a identificação de perigos e a avaliação de riscos profissionais a que os trabalhadores estão sujeitos, na realização das suas tarefas laborais. A oficina Auto Fonte Sol (Reparação de Ligeiros e Pesados Diesel) é uma empresa de cariz familiar e que emprega dois trabalhadores. Embora o número de trabalhadores seja reduzido, há que ter em consideração todo um conjunto de perigos a que estes estão sujeitos, bem como os seus riscos inerentes. Existe ainda o facto de a oficina ser visitada tanto por clientes como por fornecedores. Assim sendo, foi elaborada uma avaliação de risco através do método William T. Fine e consequentemente, definiram-se as possíveis medidas preventivas e corretivas a implementar, necessárias ao cumprimento da legislação em vigor e com vista à eliminação / mitigação dos riscos profissionais identificados e avaliados. Para efetuar esta avaliação tiveram-se em conta alguns aspetos, tais como a observação do local de estudo, através de inúmeras visitas ao espaço, recolha fotográfica e por fim, entrevistas aos trabalhadores. Neste sentido, procedeu-se a uma identificação dos perigos de todas as seções de trabalho da respetiva oficina (mecânica, receção / escritório, lavagem e bate-chapa). Após esta identificação, foram avaliados os riscos inerentes a cada um dos perigos, atribuindo a cada um deles a sua tipologia de risco. De seguida, e após a avaliação do risco através do método William Fine, foram enumeradas algumas medidas de controlo do risco, no sentido de promover e dinamizar a segurança dos trabalhadores e de os envolver na saúde e higiene no trabalho, com o objetivo de os alertar e de os sensibilizar para determinados fatores de risco que estão inerentes à sua atividade laboral e com a qual lidam todos os dias.
- Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de medidas de controlo numa oficina automóvelPublication . Amaro, Ana; Didelet, FilipeA elaboração deste projecto tem como objectivo principal a Identificação de Perigos, Avaliação de Riscos e Determinação de Medidas de Controlo numa oficina automóvel com sede no Barreiro. Este estudo tem por base teórica a alínea 4.3.1 da Norma OHSAS 18001:2007 – Sistemas de Gestão de Segurança e Higiene no Trabalho e a Lei n.º102/2009, de 10 de Setembro – Regime Jurídico da Promoção de Segurança e Saúde no Trabalho.
- Identificação e avaliação de riscos da "Casa de Frangos de PortugalPublication . Carvalho, Ana Cristina Saraiva de; Didelet, FilipeO presente relatório surge no âmbito da componente pratica da Pós-Graduação de Segurança e Higiene no Trabalho- nível VI promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Nesta componente prática (estágio) são aplicados os conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos ao longo da formação (426 horas) e de todo o trabalho desenvolvido na mesma. O estágio teve duração de 120 horas (três semanas) tendo sido realizado numa empresa de serviços externos situada em Odivelas e que tem como nome ForSaude. O projecto foi baseado num take-away “Casa de Frangos de Portugal” nome fictício que lhe atribui, devido ao facto de o cliente em questão não querer expor o seu serviço. Foi realizada uma avaliação de risco através do método W.T.Fine e por consequente, definiram-se as possíveis medidas preventivas e correctivas a implementar, necessárias ao cumprimentos da legislação em vigor e com vista à eliminação/redução dos riscos profissionais identificados e avaliados. Para efectuar esta avaliação tiveram-se em conta alguns aspectos, tais como a observação do local de intervenção com recolha de informação e o envolvimento dos colaboradores nas questões da higiene e segurança no trabalho. Verifica-se que nesta área de actividade é dada bastante ênfase ao sistema de HACCP descurando o de HST, não sendo relevante para a maioria das organizações. A segurança e higiene no trabalho deve ser encarada de duas perspectivas, a segurança dos trabalhadores e a segurança dos clientes, pois nesta actividade os clientes, frequentadores do espaço também estão sujeitos a alguns riscos.
- Identificação e avaliação de riscos de um posto de trabalho: operador de metais não ferrosos AmbitenaPublication . Guerreiro, Sérgio; Didelet, FilipeO presente projeto surge no âmbito da Pós Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, realizado na empresa Ambitrena – Valorização e Gestão de Resíduos, S.A., e teve como objetivo a identificação dos perigos e a avaliação dos riscos associados, bem como, o levantamento dos controlos existentes, de modo a avaliar as condições de segurança de um posto de trabalho, em contexto real, e permitir a realização de sugestões de melhoria. Numa empresa de gestão e valorização de resíduos existem muitos fatores causadores de incidentes/acidentes, nomeadamente, o uso indevido de ferramentas diversas, de máquinas ruidosas e sem proteções em partes móveis, a queda de resíduos ou pisos escorregadios, entre muitos outros. Portanto, as temáticas da segurança no trabalho devem ser consideradas um investimento para o futuro e para o desenvolvimento das empresas e não um custo agregado aos trabalhos do dia-a-dia. Deste modo foi efetuado o levantamento dos perigos, avaliando os riscos e os controlos existentes na função de operador de metais não ferrosos, afetos aos locais e equipamentos de trabalho, às condições de ambiente de trabalho, aos fatores ergonómicos e psicossociais. Aplicando essencialmente uma metodologia de observação direta e com recurso a uma lista de verificação, tendo sempre por base a legislação em vigor. Como complemento, e sempre que possível, foi procurado junto dos responsáveis e dos trabalhadores, em debates, aceder a mais informações essenciais na análise do projeto. Por fim, propõem-se medidas de controlo de riscos com a finalidade de minimizar a probabilidade de ocorrência de acontecimentos indesejáveis, onde foram sugeridas medidas corretivas a implementar para minimizar ou eliminar os riscos identificados. Os resultados encontrados permitem concluir que a gestão do risco pode ser transformada se houver compreensão da realidade do trabalho, privilegiando sempre a construção conjunta de medidas que possam efetivamente contribuir para a segurança dos operadores de metais não ferrosos na Ambitrena.
- Plano de segurança internoPublication . Fidalgo, Luís Fernando Fortunas Gouveia; Coelho, LuísO presente documento impõe-se, não só por obrigatoriedade legal mas também pela necessidade de definição de uma organização de emergência activa em caso de ocorrência inesperada de uma situações perigosas ou imprevistas. Depende a organização de emergência de uma eficaz avaliação de riscos e vulnerabilidades, e do adequado planeamento da resposta considerando os recursos quer humanos quer materiais, e respectivos canais de comunicação, para que sejam tomadas as opções técnicas mais adequadas. O objecto deste plano é o edifício da Panificadora do Arce, Lda. Uma Indústria de Panificação que sustenta a sua actividade na produção e distribuição de produtos de panificação e afins. Este edifício situa-se na zona do parque industrial do Batel, no concelho de Alcochete, do distrito de Setúbal.
