ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Subject "Active Teaching"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório final da prática de ensino supervisionadaPublication . Ferreira, Ana Patrícia Belo; Almeida, Ana PatríciaA Metodologia de Trabalho de Projeto foi assumida por diversos autores - nomeadamente por John Dewey e William Killpatrick - baseada numa Pedagogia Ativa, centrada na criança e na sua interação com o Meio. Essa interação é traduzida através da resolução de problemas em que a criança pode tomar contacto com as experiências do dia-a-dia. O presente trabalho emerge da reflexão de uma profissional de educação que implementou a Metodologia de Projeto na sua prática pedagógica durante um ano letivo com um grupo de crianças em idade pré-escolar (4 anos). Desta forma, estruturou-se um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos que tem por objetivo compreender as potencialidades desta metodologia na aquisição de competências mais incidentemente na área da Formação Pessoal e Social e no Conhecimento do Mundo. Partindo do paradigma interpretativo desenvolveu-se um projeto de investigaçãoação que se socorreu da Metodologia de Trabalho de Projeto. Constituíram participantes o grupo do pré-escolar e as suas famílias, pessoal docente e não docente e por fim a educadora/investigadora. Para atingir os objetivos definidos para esta investigação utilizou-se como instrumentos de recolha de dados a observação, o diário de bordo, a check-list, questionários, conversas informais e recolha documental. Os resultados evidenciam o papel que o Trabalho de Projeto tem na emergência das competências relativamente à faixa etária em questão (4 anos) com maior incidência na área da Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo promovendo aprendizagens significativas. Evidenciou também a participação das famílias no processo ensino aprendizagem, estreitando deste modo a relação escola-família.