ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Subject "1st Cycle Education"
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- O lugar da expressão plástica na educação pré-escolar e no ensino do 1.º CicloPublication . Rodrigues, Tânia Isabel da Rocha; Almeida, Ana Patrícia; Rebelo, Ana TeresaO currículo da Educação de Infância refere, no seu enquadramento, que um dos objetivos deste nível de ensino é "desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo" (Ministério da Educação, 1997, p.15). A Expressão Plástica assume-se como uma destas linguagens e tem, nos primeiros anos de escolaridade (Pré-Escolar e 1.º Ciclo), uma importância significativa, pois permite à criança, através do acesso a diferentes materiais e formas de exploração dos mesmos, desenvolver a imaginação, o sentido estético e o seu conhecimento do mundo. Também, nos Princípios Orientadores da Organização Curricular e Programas 1.º Ciclo do Ensino Básico se considera que, quer a manipulação, quer a realização de experiências com materiais, formas e cores diferentes, permitem às crianças desenvolver "formas pessoais de expressar o seu mundo inteiro e de representar a realidade” (Ministério da Educação, 2004, p.89). Ao longo dos anos de licenciatura e no primeiro ano de mestrado, verificámos que este domínio, tão importante, é muitas vezes relevado para um papel secundário, sendo mesmo subalternizado em relação aos restantes, como é o caso, no primeiro ciclo, da Matemática ou do Português. Justifica-se assim a opção por um estudo dedicado à Expressão Plástica. A presente investigação surge, assim, no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e pretende contribuir para a reflexão acerca da importância atribuída à Expressão Plástica pelos profissionais destes dois níveis de ensino. Metodologicamente, este estudo assume uma abordagem qualitativa, procurando estudar em maior profundidade as conceções dos participantes no estudo, sendo estes seis profissionais de Educação, três educadoras e três professoras. Relativamente a cada um dos níveis de ensino, selecionámos uma profissional em início de carreira, uma a meio, e outra no final de carreira. Com esta escolha pretendia-se perceber se o tempo de serviço das entrevistadas tinha influência nas suas conceções acerca da temática em estudo. Para a obtenção das respostas às questões de partida desta investigação procedeu-se à análise documental e à entrevista semiestruturada às educadoras e professoras de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo permitiu constatar que a Expressão Plástica é valorizada, tanto por educadores como por professores do 1.º Ciclo e que a mesma é integrada, de forma regular, nas suas planificações, tendo os profissionais noção da importância que esta área curricular desempenha no desenvolvimento das crianças.