ELCOS - Documentos de Referência & Instrumentos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ELCOS - Documentos de Referência & Instrumentos by Subject "Feridas crónicas"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- 1a Recomendação brasileira para o gerenciamento de biofilme em feridas crônicas e complexasPublication . Rama, Debora; Fonseca, Bianca; Blanck, MaraMuito tem sido discutido sobre a importância dos biofilmes no cenário da saúde, suas complicações e dificuldades de tratamento. A SOBENFeE, através dessas recomendações, vem contribuir para este cenário fornecendo ferramentas que podem ajudar a gerir os casos de feridas com biofilme entender sua origem, estrutura, composição e etapas de formação de modo que possamos obter o conhecimento necessário para prevenção e controle. Sabemos que o maior problema na cicatrização em feridas crônicas e complexas é o tempo necessário para o tratamento dessas feridas, o que determina um impacto financeiro nas instituições, públicas e privadas, e, o que é mais grave, causando um problema de Saúde Pública pelo comprometimento da qualidade de vida desses pacientes. No Brasil, infelizmente, ainda não temos dados estatísticos sobre os pacientes portadores de feridas e os tipos de feridas prevalentes. Torna-se importante reduzir as complicações em uma ferida, principalmente com a problemática da resistência bacteriana e consequente restrição de opções de antimicrobianos para o trata- mento, relevante questão de Saúde Pública mundial. Entender os diversos aspectos da ferida, desde suas dimensões, tipos de leito, cor, odor, quantidade e tipo de exsudato, aspectos das margens ou bordos da lesão, processo inflamatório, eventual processo infeccioso (local ou sistêmica), necessidade de desbridamento (técnica mais adequada) e por último – mas não menos importante - qual a escolha da cobertura mais adequada para o tratamento. Cabe reconhecer o biofilme como uma entidade com grande relevância clínica para o tratamento de feridas complexas, sendo de extrema necessidade e urgência a definição de medidas sistematizadas para seu controle, baseadas em evidências científicas. É fundamental portanto saber reconhecer sinais e sintomas que sugerem grande probabilidade de presença de biolfime e dispor de alternativas capazes para seu tratamento - alguns já existentes, outras em desenvolvimento, mas que sejam verdadeiramente efetivas - pois o biofilme já mostrou ser extremamente complexo e eficaz, no que se sabe sobre sua sobrevivência frente a diversos tipos de tratamento para sua erradicação. É importante dar ênfase à necessidade de um diagnóstico preciso - com o olhar na pessoa como um todo, com suas comorbidades associadas, classificação de feridas - e plano de cuidados bem estruturado, que permitam, assim, efetividade e melhores resultados na qualidade de vida para o “paciente com um melhor custo”.
- Avaliação técnica de materiais preventivos e terapêuticos em feridas crónicas: Guia e consideraçõesPublication . Agreda, J. Javier Soldevilla; Fernandez, Francisco Pedro GarcíaEntende-se que os profissionais de saúde que têm responsabilidades direta sobre a prevenção e o cuidado dos utentes com úlceras por pressão e outras feridas crónicas, devem participar ativamente na seleção de materiais, antes da convocatória dos concursos de aprovisionamento. As pessoas que têm a responsabilidade final da atenção ao utente devem ser os que estabelecem, consensualmente com as organizações, o número mínimo de famílias de produtos que devem deter, para que se permitam as garantias mínimas de qualidade exigíveis à prevenção e ao cuidado, bem como, os mínimos e comuns critérios técnicos que devem ser incluídos.
- Enfermeiras Consultoras em feridas CrónicasPublication . Agreda, J. Javier Soldevilla; Fernandez, Francisco Pedro García; Casanova, Pablo LópezEm diferentes países à nossa volta foi criada a figura da enfermeira consultora ficando demonstrada a sua efetividade tanto a nível clínico sobre utentes com lesões de perna, úlceras por pressão ou recentemente o pé diabético, do mesmo modo sobre a satisfação dos utentes. Figura muito valorizada nos centros onde existem ou entre os próprios profissionais como líderes de opinião capazes de difundir informação adequada ao resto de profissionais de saúde relacionados com as feridas crónicas, o que representa um efeito importante sobre a prática clínica diária.
- Unidades multidisciplinares de feridas crónicas: Clínica de feridasPublication . Fernandez, Francisco Pedro García; Casanova, Pablo López; Gómez, Teresa Segovia; Agreda, J. Javier Soldevilla; Soriano, José VerdúAs Unidades Multidisciplinares de Feridas Crónicas / Clínicas de feridas devem ser as líderes que garantam o direito a uma atenção que ponha ao serviço da pessoa com feridas crónicas todos os recursos técnicos e humanos em função das suas necessidades, sejam de prevenção, de atenção ao seu processo, dependendo obviamente das possibilidades do centro, sem que os cidadãos possam ser discriminados devido ao sexo, idade, raça, ideologia e condição socioeconómica. Possibilitar uma trama eficiente na atenção, prevenção, diagnóstico e tratamento independentemente do contexto assistencial e social das pessoas com feridas crónicas. Otimizar os recursos diagnósticos, preventivos e terapêuticos dirigidos às pessoas com feridas crónicas. Aglutinar a atividade investigadora e docente em matéria de feridas crónicas da sua área de influencia.
