ESAP - Mestrados : Dissertações
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Browsing ESAP - Mestrados : Dissertações by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- Arquitetura e Fotografia: relações, interpretações e aplicaçõesPublication . NEVES, Ricardo Espinheira; MAIA, Maria Helena; TREVISAN, AlexandraDesde o aparecimento da fotografia, que este medium é alvo de teorias, opiniões e debates. Podemos afirmar que a sua capacidade mimética em relação ao real é um dos principais fatores de fascínio, potenciando várias interpretações por parte dos teóricos dedicados a este tema. As possibilidades oferecidas pela fotografia, tornaram este meio um dos principais responsáveis na divulgação da Arquitetura Moderna. As diferentes abordagens fotográficas, com todas as suas características, provocam diferentes opiniões. A sua relação com a arquitetura, pode ser observada nos trabalhos dos fotógrafos devotados à sua divulgação. Em Portugal, o olhar de fotógrafos, como Teófilo Rego e Mário Novais, permitiu-nos revisitar uma época, onde a fotografia se assume como um dos principais meios de propaganda. A representação arquitetónica permite-nos assim, aumentar a nossa compreensão sobre a construção de uma sociedade moderna. Cada fotografia é representativa de uma denúncia sobre determinado tema. O trabalho pessoal do fotógrafo Teófilo Rego, é realizado essencialmente na Baixa do Porto, retratando os diferentes valores de um local com fortes raízes históricas. As intervenções por parte do fotógrafo alteraram pontos de vista da cidade. Por outro lado, as diferentes iniciativas elaboradas na época, por parte dos estudantes da ESBAP e dos próprios arquitetos, que consistiam no melhoramento das zonas da cidade com piores condições de vida, criaram uma consciencialização da responsabilidade social das diversas atividades. As diferentes relações entre a arquitetura e fotografia tornam-se assim, o principal objeto de estudo da minha investigação.
- DIÁSPORA, SAUDADE E ESPAÇOS LIMINARES NO CINEMA CONTEMPORÂNEOPublication . Khodr, Yohanan; Araújo, Nelson; Rosa, LilianaThis thesis explores the intersection of diaspora, liminal spaces, and saudade in contemporary cinema. Drawing on the theories of Hamid Naficy, Avtar Brah, and Robin Cohen, the study examines the representation of diasporic experiences and identities in films from different regions and contexts. Additionally, the thesis delves into the concept of saudade and its representation in Lusophone literature through the works of various authors. Through the analysis of nine selected films and works of literature, the study aims to identify patterns and tendencies in the representation of diaspora and liminal spaces in cinema and saudade in cinema and literature. Overall, the research contributes to the understanding of diaspora, liminal spaces, and saudade as crucial themes in contemporary cinema and literature.
- O ESTRANHAMENTO COGNITIVO NO CINEMA DE WERNER HERZOG: AS RETÓRICAS DO DOCUMENTÁRIO E DA FICÇÃO CIENTÍFICA NOS FILMES LIÇÕES DA ESCURIDÃO E ALÉM DO AZUL SELVAGEMPublication . Ribeiro, Deborah Lemes; Rosa, LilianaO presente estudo objetivou analisar dois filmes Além do azul selvagem /The Wild Blue Yonder (2005) e Lições da escuridão / Lektionen in Finsternis (1992),do realizador Werner Herzog, com vistas a investigar a existência de aspectos do estranhamento cognitivo nestas produções. Os filmes foram selecionados pela utilização intercalada de duas retóricas cinematográficas, a da ficção científica e o documentário, utilizadas pelo realizador para comunicar uma verdade sublime, que vai além da realidade factual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de investigação e análise fílmica, tendo como base os fundamentos da teoria crítica, que possibilita o aprofundamento teórico e a análise. Desta forma, explanamos sobre os gêneros da ficção científica e documentário, o modelo narrativo clássico e sua negação, o estranhamento cognitivo, e a hibridização da ficção e não-ficção, a luz das teorias críticas. Nos remetemos as ideias de Bertolt Brecht e Serguei Eisenstein para mediar a análise dos filmes. Concluímos que foi possível relacionar o que Herzog chama de verdade extática, com o estranhamento cognitivo nas películas analisadas. O formato híbrido encontrado uniu a retórica da ficção científica e do documentário, o que consiste em um facilitador para a localização dos problemas sociais, formação de sujeitos mais perceptivos e críticos com relação a condição individual, e seu papelcomo agente de mudanças coletivas.
- A experiência subjectiva do imigrante nos filmes diários de Jonas MekasPublication . Farias, Jessica Mirely; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs cinemas amateur, avant-garde, experimental e underground foram movimentos precursores fundamentais para o surgimento do filme-diário como uma possibilidade de representação autobiográfica no cinema. A criação de novas tecnologias de vídeo a partir dos anos 1920 - como as câmeras de filme 16mm e 8mm - foi determinante para que, a partir da década de 1960, um grande número de cineastas começassem a realizar filmes com o intuito de retratar suas vidas e seu cotidiano. Esse é também o caso de Jonas Mekas, lituano que imigrou aos Estados Unidos após passar anos como exilado em campos de trabalho forçado na Alemanha. Ao chegar em Nova Iorque, Mekas adquiriu uma Bolex 16mm com a qual passou a captar momentos do seu dia-a-dia no novo país. Dessa forma, este trabalho analisa quatro filmes-diários do realizador, são eles: Diaries, Notes and Sketches: Walden (1969), Reminiscences of a Journey to Lithuania (1972), Lost, Lost, Lost (1976) e The Out-takes from the Life of a Happy Man (2012), com o objetivo de identificar como as temáticas relacionadas à experiência do estrangeiro se apresentam nas obras de Mekas, além de buscar entender de que maneira a vivência subjetiva e pessoal do realizador se conecta com a experiência coletiva de diversas pessoas que se encontram na mesma situação de imigrantes ou exilados. Ao analisar o conteúdo das obras e estabelecer, nos filmes-diários de Jonas Mekas, ligações com os elementos apresentados na abordagem teórica e na contextualização histórica prévia, é possível observar, nos filmes-diários do realizador, uma narrativa singular e subjetiva das vivências e reflexões pessoais do realizador, como também diversos elementos que remetem aos estudos relacionados à experiência do ser estrangeiro de maneira plural e coletiva.