IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
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Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- Ensino da Guitarra: Comparação entre o Conservatório Regional de Música de Viseu e Academia de Música de Vilar Paraíso - Estudo de casoPublication . Coelho, António; Andrade, Alexandre Alberto da SilvaO presente trabalho tem como tema principal o ensino da guitarra e consiste num estudo de caso, envolvendo duas instituições de ensino, o Conservatório Regional de Música de Viseu e a Academia de Música de Vilar Paraíso, objetivando saber quais as competências (motoras, técnicas expressivas e de leitura) que os alunos necessitam de ter para finalizar o 2.º ciclo do ensino da guitarra. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, com enfoque transversal, com aplicação de um questionário a 9 professores de guitarra clássica. Os resultados revelam que, a nível das competências motoras, os professores de ambas as escolas referiram a colocação da mão esquerda na IIª e IIIª posição, estando em conformidade com o programa. Quanto às competências técnicas, nenhum professor do Conservatório Regional de Música de Viseu fez referência aos harmónicos naturais, sendo esta uma competência integrada no programa da escola; 2 professores da Academia de Música de Vilar Paraíso consideram que esta é uma competência técnica que os alunos devem possuir, apesar de não constar do programa da escola; 2 professores do Conservatório Regional de Música de Viseu indicaram o uso da barra, bem como 1 professor da Academia de Música de Vilar Paraíso, ainda que esta competência não faça parte do programa. No que se refere às competências expressivas, na globalidade, há uma homogeneidade de respostas por parte dos professores de ambas as escolas. Concluiu-se que o que os professores põem em prática para finalização do 2.º ciclo de guitarra nem sempre está em conformidade com os programas de ambas as escolas, sugerindo que os programas são orientações guias não fórmulas rígidas que tenham de ser seguidas.
- A importância da técnica Buzzing e Respiração no ensino da tuba: um caso de estudoPublication . Simões, Mauro André Ferreira; Andrade, Alexandre Aberto da SilvaO presente Relatório Final foi desenvolvido a partir da Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu entre outubro de 2015 a junho de 2016, na Academia de Artes de Chaves. Durante o estágio foi explorada a aplicação da metodologia centrada em duas técnicas base - Buzzing e Respiração - para o ensino da tuba. Assim, a realização deste relatório incidiu na avaliação continua de seis alunos quanto ao seu desenvolvimento e aproveitamento no ensino destas técnicas em específico. Este relatório propõe então um ajuste de exercícios técnicos de trompete e trombone para tuba, apresentando propostas e exercícios de respiração e buzzing. A metodologia de ensino desenvolvida foi construída para demonstrar a importância da aplicação desta técnica, numa fase inicial do seu ensino, utilizando elementos imprescindíveis para a aprendizagem da tuba. Tendo em conta que grande parte dos alunos não dá a devia importância a estas técnicas como fundamento base, é importante incidir no seu ensino. Os resultados apresentados demonstram uma evolução positiva do aproveitamento dos alunos quanto ao ensino destas técnicas e metodologias. Concluindo, os conselhos e exercícios leccionados possibilitam uma maior facilidade na prática diária instrumental, favorecendo o controlo da respiração e a produção sonora (Buzzing).
- Metodologias Motivacionais no Ensino da GuitarraPublication . Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo; Andrade, Alexandre Alberto da SilvaO presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes.