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O presente trabalho tem como tema principal o ensino da guitarra e consiste num estudo de caso, envolvendo duas instituições de ensino, o Conservatório Regional de Música de Viseu e a Academia de Música de Vilar Paraíso, objetivando saber quais as competências (motoras, técnicas expressivas e de leitura) que os alunos necessitam de ter para finalizar o 2.º ciclo do ensino da guitarra. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, com enfoque transversal, com aplicação de um questionário a 9 professores de guitarra clássica.
Os resultados revelam que, a nível das competências motoras, os professores de ambas as escolas referiram a colocação da mão esquerda na IIª e IIIª posição, estando em conformidade com o programa. Quanto às competências técnicas, nenhum professor do Conservatório Regional de Música de Viseu fez referência aos harmónicos naturais, sendo esta uma competência integrada no programa da escola; 2 professores da Academia de Música de Vilar Paraíso consideram que esta é uma competência técnica que os alunos devem possuir, apesar de não constar do programa da escola; 2 professores do Conservatório Regional de Música de Viseu indicaram o uso da barra, bem como 1 professor da Academia de Música de Vilar Paraíso, ainda que esta competência não faça parte do programa. No que se refere às competências expressivas, na globalidade, há uma homogeneidade de respostas por parte dos professores de ambas as escolas.
Concluiu-se que o que os professores põem em prática para finalização do 2.º ciclo de guitarra nem sempre está em conformidade com os programas de ambas as escolas, sugerindo que os programas são orientações guias não fórmulas rígidas que tenham de ser seguidas.
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Keywords
Prática pedagógica; Ensino Especializado da Musica; Ensino da guitarra.