Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final foi desenvolvido a partir da Prática de Ensino
Supervisionada, que decorreu entre outubro de 2015 a junho de 2016, na Academia de Artes
de Chaves.
Durante o estágio foi explorada a aplicação da metodologia centrada em duas técnicas
base - Buzzing e Respiração - para o ensino da tuba. Assim, a realização deste relatório incidiu
na avaliação continua de seis alunos quanto ao seu desenvolvimento e aproveitamento no
ensino destas técnicas em específico.
Este relatório propõe então um ajuste de exercícios técnicos de trompete e trombone
para tuba, apresentando propostas e exercícios de respiração e buzzing. A metodologia de
ensino desenvolvida foi construída para demonstrar a importância da aplicação desta técnica,
numa fase inicial do seu ensino, utilizando elementos imprescindíveis para a aprendizagem
da tuba. Tendo em conta que grande parte dos alunos não dá a devia importância a estas
técnicas como fundamento base, é importante incidir no seu ensino.
Os resultados apresentados demonstram uma evolução positiva do aproveitamento dos
alunos quanto ao ensino destas técnicas e metodologias.
Concluindo, os conselhos e exercícios leccionados possibilitam uma maior facilidade
na prática diária instrumental, favorecendo o controlo da respiração e a produção sonora
(Buzzing).
Description
Keywords
Ensino, Música Erudita, metodologia, tuba.