AM - TIA - CAV - Especialidade de Cavalaria
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - TIA - CAV - Especialidade de Cavalaria by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Os Comandos na Operação Siroco: Uma abordagem no âmbito das Operações PsicológicasPublication . Rosa, Miguel Nogueira; Varino, DuarteNeste trabalho de investigação irei debruçar-me sobre o tema “Os Comandos na Operação Siroco: Uma abordagem no âmbito das Operações Psicológicas”. O objetivo desta investigação é estudar a importância que a tropa especial “Comandos” teve nesta operação e de que forma a mesma afetou a situação operacional do Leste de Angola e dos países vizinhos, bem como estudar as alterações introduzidas na doutrina das Operações Psicológicas decorrentes desta operação. Hoje em dia, já existe, ao alcance de qualquer pessoa, muita informação sobre Ação Psicológica e Operações Psicológicas. Porém, para essa informação existir, teve de haver alguma entidade que começasse a utilizar este tipo de operações, e também alguém que escrevesse sobre o assunto. Podendo-se considerar um tema mais histórico, houve alguma dificuldade, ao nível da bibliografia, de conseguir relacionar as Operações Psicológicas com as operações do Agrupamento Siroco, pelo que tiveram de ser realizadas diversas entrevistas para conseguir realizar este Trabalho de Investigação Aplicada. A metodologia para este trabalho consiste na pesquisa bibliográfica sobre esta operação, sobre operações psicológicas em geral e entrevistas a quem pôde testemunhar na realidade como tudo se passou. A primeira parte deste trabalho consiste numa exaustiva revisão da literatura, em que se aferiu o começo da tropa especial em questão, os rudimentos das Operações Psicológicas e a Ação Psicológica, bem como dos Agrupamentos Siroco. A segunda parte focou-se em analisar a Metodologia utilizada, sendo esta constituída pelo Tipo de Estudo, a Amostra, os Instrumentos e os Procedimentos usados neste trabalho. A terceira fase do estudo focou-se nas entrevistas realizadas, na sua apresentação e na sua análise e discussão. Por fim, nas conclusões é dada uma resposta a todas as Perguntas Derivadas e à Pergunta de Partida, de modo a confirmar que todos os Objetivos Específicos, bem como o Objetivo Geral foram cumpridos. Assim sendo, conclui-se que as Operações Siroco, não tiveram nenhuma influência a nível formal na Doutrina que temos acerca das Operações Psicológicas, pois na altura em que estas operações foram desencadeadas já tínhamos uma doutrina bastante firme e boa, que foi sendo desenvolvida e aprimorada desde 1961 até à data.
- O conceito de Triple Hélix aplicado à Indústria de DefesaPublication . Quadros , Carlos Manuel Martins de Aguiar; Artur Manuel Vieira Saraiva, Artur Manuel VieiraA crescente complexidade tecnológica dos sistemas de defesa, torna cada vez mais inviável uma indústria de Defesa exclusivamente nacional. Neste seguimento, a cooperação e especialização em tecnologias específicas, assume-se como uma necessidade de forma a capacitar a indústria de Defesa para competir a nível nacional e estabelecer projetos e parcerias europeus. O atual contexto pós pandémico e o conflito na Ucrânia “às portas” da Europa, vem despertar os perigos desta dependência. É neste contexto que se encontram várias oportunidades sob a forma de áreas e projetos em desenvolvimento, a nível europeu e nacional. Assim, com esta investigação pretende-se compreender o conceito de Triple Hélix aplicado ao contexto da União Europeia e da Defesa Nacional, tendo em vista o seu diagnóstico, a identificação das suas políticas e das suas prioridades, em particular a identificação das capacidades ao nível da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, bem como a sua aproximação aos clusters empresariais e aos centros de investigação e desenvolvimento das Universidades. Com esta investigação, pretende-se ainda identificar oportunidades de desenvolvimento de projetos dos sistemas de Armas da Cavalaria. A metodologia utilizada segue um raciocínio indutivo, partindo de uma revisão da literatura, passando pela recolha de dados e documentos através de entrevistas profundas semiestruturadas com elementos-chave na indústria de Defesa em Portugal e no contexto europeu, na Agência Europeia de Defesa, em Bruxelas, Bélgica. Os resultados obtidos evidenciam várias oportunidades a nível europeu e nacional, enquadradas com a tipologia de sistemas de armas de Cavalaria. Foi ainda possível a identificação de lacunas na estrutura e processo nacional de aquisição/desenvolvimento de novo material. São áreas e projetos de interesse os sistemas não tripulados, o upgrade de sistemas para plataformas, os sistemas de integração, de gestão inteligente e da difusão da informação, a aquisição e partilha autónoma de alvos entre plataformas, a recolha e análise de imagens aéreas de vários espetros.
- Da Polícia do ExércitoPublication . Rocha, Guilherme da Cunha Nogueira; Fontes, JoséO presente trabalho de investigação apresenta como objetivo geral verificar se a legislação em vigor é adequada à atuação da Polícia do Exército em Território Nacional através de um estudo comparativo com forças de competências semelhantes. Esta investigação representa um desafio para o Exército Português pela abordagem a uma temática relacionada com a especialidade de Polícia Militar, relativamente à qual a legislação em vigor não contempla as capacidades que poderiam ser utilizadas em Território Nacional. Desta forma, para se alcançarem os objetivos propostos pela investigação, o trabalho foi dividido em duas partes (Parte I e II). Na Parte I destaca-se o enquadramento teórico da investigação, que inclui a análise documental a nível histórico, organizacional e legislativo, subdividida em dois capítulos: um respeitante às Polícias Militares em Portugal e outro à Policía Militar do Ejército de Tierra em Espanha. A Parte II abrange o enquadramento metodológico da investigação e a descrição do trabalho de campo, incluindo a metodologia dedutiva do trabalho - que se regeu por uma abordagem qualitativa – e toda a análise documental e observação direta efetuada pelo discente, bem como a realização de inquéritos por entrevista a militares com experiência nas especialidades de Polícias Militares em Portugal. A Parte II inclui ainda a discussão dos resultados obtidos, maioritariamente sustentados pela análise documental realizada quanto às Polícias Militares portuguesas e quanto à Policía Militar em Espanha, bem como pelas entrevistas realizadas de forma a recolher os testemunhos de quem sentiu diretamente os efeitos desta legislação em vigor, experienciando os entraves e lacunas existentes na mesma para o desempenho das suas tarefas. Por fim, as conclusões retiradas da investigação são devidamente enumeradas e analisadas, expondo de que forma a legislação em vigor está ajustada às missões desempenhadas e em que medida deverá ser adaptada de forma a suportar legalmente a Polícia Militar na sua atuação em Território Nacional.
- Emprego da Simulação na Avaliação das Guarnições de Carros de Combate em Portugal e EspanhaPublication . Marques, Jorge Filipe Varela Lourenço; Teixeira, Antero de Aguiar MarquesA simulação, consiste na aplicação de modelos virtuais que permitem expor os utilizadores dos sistemas de simulação a condições muito próximas da realidade. A simulação e os seus meios relacionam-se com a avaliação na medida em que possibilitam a sua realização, eliminando despesas relacionadas com a utilização do sistema de armas real, por exemplo, e no caso concreto das guarnições de carros de combate do exército português, em termos de combustível, munições e lubrificantes. No caso português, a avaliação das guarnições de carros de combate encontra-se tipificada pela publicação de treino do exército 245-01 “Avaliação de Guarnições de Carros de Combate Leopard 2 A6”. Neste documento encontramos o modelo nacional de avaliação, as suas fases, níveis de instrução e como fazer a análise de competências de cada função dentro da guarnição. Este trabalho permitiu compreender como se processa a avaliação das guarnições em portugal e em espanha através dos seus modelos, analisar qual o papel da simulação e gerar contributos capazes de complementar o modelo de avaliação nacional. Começou-se, inicialmente, por explorar os modelos português e espanhol no que à avaliação das guarnições do carro de combate Leopard 2 diz respeito, passando depois a como está materializada a integração da simulação e dos seus sistemas nestes mesmos modelos e por fim quais os meios associados aos sistemas de simulação utilizados na avaliação, por forma a dar resposta às questões de investigação. Concluiu-se sobre o elevado grau de dependência portuguesa dos sistemas de simulação espanhóis e a carência de meios de simulação que não requeiram a utilização dos meios reais. A solução passaria pela aquisição de uma torre de simulação equiparada à existente em espanha, de modo a poder avaliar os baixos escalões em território nacional. Por outro lado, continuaríamos a utilizar os sistemas espanhóis a um escalão mais elevado, de modo a manter as relações bilaterais entre os dois países e contornar os custos avultados da aquisição desta tipologia de sistema de simulação. A metodologia adotada foi qualitativa, uma vez que esta é essencialmente indutiva e descritiva, constituindo-se o investigador como elemento principal (Santos & Lima, 2019, p. 27)
- O emprego de forças blindadas médias no Teatro de Operações da República Centro-AfricanaPublication . Alegria, Francisco Duarte Leal Gonçalves; Ferreira, Pedro Nuno Antunes; Cabral, Pedro Miguel TavaresO Exército Português tem projetado forças para a República Centro-Africana desde janeiro de 2017, quando, ao abrigo da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana, foi projetada a 1ª Força Nacional Destacada. Devido às necessidades operacionais e lições identificadas, revelou-se fundamental o incremento de forças de apoio de combate no teatro, materializando-se no incremento de uma força blindada de tipologia média, que se efetivou com o envio do Módulo Pandur, durante a 4ª Força Nacional Destacada. Este trabalho encontra-se subordinado ao tema “O emprego de forças blindadas médias no Teatro de Operações da República Centro-Africana” e pretende estudar o emprego do Módulo Pandur e que implicações devem ser consideradas relativamente ao emprego da Viatura Blindada de Rodas Pandur II 8x8 nesse Teatro de Operações. A metodologia empregue foi a de uma abordagem qualitativa, assente num método que foi o de um estudo de caso e a interpretação dos dados recolhidos fez-se através de uma análise de conteúdo. A recolha de dados foi materializada através da realização de onze inquéritos por entrevista semiestruturada, análise de documentos e observação direta. Os resultados obtidos gravitam em torno da conclusão de que o emprego do Módulo Pandur na República Centro-Africana foi, na generalidade, adequado às exigências do Teatro de Operações, pese embora, no ponto de vista dos entrevistados, existam algumas limitações que derivam maioritariamente de constrangimentos ao nível de recursos humanos, materiais, temporais durante o processo de aprontamento, aspetos técnicos da viatura ou à insuficiência de recursos humanos condizentes com os recursos materiais existentes no teatro. É de salientar, no entanto, a mais-valia que o Módulo Pandur constitui sempre que foi empenhado na República Centro-Africana, sendo essa uma premissa universal a todos os entrevistados. É fundamental salientar a necessidade do acompanhamento permanente, por parte da força em processo de aprontamento, da atividade operacional da força em missão no teatro, bem como o rentabilizar das experiências dos militares das missões antecedentes no aprontamento das missões seguintes.
- Estudo comparativo da organização e doutrina das Unidades de Carros de Combate nos países da OTANPublication . Vieira, Tiago Paulo Dias; Ferreira, Pedro Nuno Antunes; Fazenda, Tiago Alexandre GomesA mudança da principal ameaça na OTAN, o emprego tático dos Carros de Combate demonstrado no Ambiente Operacional na atualidade, no qual os Carros de Combate da Rússia têm sido massacrados pelas armas anticarro e pelos UAV´s ucranianos devido à fraca tática dos comandantes do exército russo, e a mudança do AO na guerra, caracterizada pela evolução tecnológica dos sistemas de armas, são elementos de uma enorme valência, a fim de executar uma investigação relativa ao emprego dos Carros de Combate no AO na atualidade. Desta forma, este trabalho de investigação pretende avaliar as opções relativas aos Carros de Combate em Portugal, no que concerne à doutrina e à organização, estabelecendo uma comparação com o emprego dos CC nos EUA e na Suécia, encontrando-se subordinado ao tema do estudo “Estudo comparativo da organização e doutrina das Unidades de Carros de Combate nos países da OTAN”. A metodologia da investigação foi de uma abordagem qualitativa, traduzida num estudo não experimental descritivo, sendo o desenho de pesquisa um estudo de caso, no qual foram realizados o cruzamento de dados entre entrevistas realizadas e a análise de documentação. A investigação foi assente num método indutivo, no qual o método “parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de recolha de dados particulares” (Gil, 2008, p. 10). Os resultados obtidos revelam a importância das Armas Combinadas no Ambiente Operacional na atualidade, como também a importância Carros de Combate nas unidades de Armas Combinadas, na atualidade e no futuro dos conflitos. A investigação também demonstra uma possibilidade de organização para os pelotões de Carros de Combate em Portugal, garantindo o cumprimento dos requisitos da OTAN, os Bi-SC CAPABILITY CODES AND CAPABILITY STATEMENTS de 22 de janeiro de 2020
- Forças de Reconhecimento e contributo para os conflitos modernosPublication . Narciso, Luís Carlos Camolas; Silva, Pedro Álvaro Flores daCom este trabalho de investigação pretendeu-se identificar com que meios as Forças de Reconhecimento portuguesas devem ser dotadas para a realização de operações de reconhecimento no campo de batalha moderno. Com este objetivo em mente, a investigação foi delimitada espacialmente e temporalmente. De forma a atingir o objetivo da investigação, a investigação foi conduzida através de um raciocínio indutivo utilizando o método qualitativo, onde foram realizadas entrevistas a diversas entidades com conhecimento sobre o objeto em estudo. De forma a atingir este objetivo, foram inicialmente identificadas as principais caraterísticas do campo de batalha moderno, verificando-se que este é volátil, cada vez mais digitalizado e que se carateriza por ambientes cada vez mais urbanos. De seguida, foram identificados os principais meios que as Forças de Reconhecimento portuguesas empregam nas operações de reconhecimento verificando-se que embora exista uma alta flexibilidade e adaptabilidade da força consoante a operação e o campo de batalha, os meios de transmissão rádio são precários, as plataformas de algumas das Brigadas estão desatualizadas e os meios de observação são reduzidos ou obsoletos. Por fim, foram comparadas em termos de organização e de meios as Forças de Reconhecimento portuguesas com as Forças de Reconhecimento dos Estados Unidos da América, verificou se um avanço tecnológico de todos os meios de observação e das plataformas das forças norte-americanas relativamente às forças portuguesas, a padronização das plataformas dentro de cada uma das brigadas modulares norte-americanas e a utilização de secções de morteiros pesados em todos os esquadrões reconhecimento americanos. Por fim, concluiu-se que as forças portuguesas para a realização de operações de reconhecimento no campo de batalha moderno, devem fazer uma atualização dos seus meios de comunicação rádio, atualização das plataformas das Brigadas Mecanizada e de Reação Rápida, bem como analisar a possibilidade de reforçar os esquadrões com mais veículos aéreos não tripulados, sendo necessário também rever os meios de observação atuais e atualizar os mesmos face às características do campo de batalha moderno
- Influência das características de liderança de um Oficial Subalterno de Cavalaria nos seus subordinadosPublication . Castro, André Tiago Carvalho; Santos, Renato Emanuel Carvalho Pessoa dos; Cunha, Sandrina CostaAtualmente, o Exército Português enfrenta um enorme desafio no que diz respeito aos seus recursos humanos, principalmente na categoria de Praças. Saber como lidar e gerir os subordinados é de extrema importância, sendo que é aqui que surge a temática liderança. A presente investigação visa compreender quais as características que podem influenciar os subordinados. Foi aplicado um questionário a 101 militares da categoria de Praças, de quatro unidades de Cavalaria. Este permitiu medir as suas perceções relativamente às competências de liderança do Comandante de Pelotão, as competências de liderança de um líder ideal e caracterizar a liderança do Comandante de Pelotão. Desta investigação concluiu-se que existem características que os subordinados evidenciam com maior ênfase, tanto no que diz respeito ao Comandante de Pelotão como em relação ao que os subordinados consideram ser um líder ideal, e são estas a sinceridade, lealdade e confiança. No que concerne às características que apresentam uma maior relação com o estilo Liderança Transformacional, as mais apontadas são o facto do Comandante de Pelotão ser agradável, incentivador, apoiador e animado.
- O PAPEL DOS VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS NA MODERNIZAÇÃO DO EXÉRCITO PORTUGUÊSPublication . Nunes, André Axel Gama de Oliveira; Dias, Anselmo MeloA presente investigação, na forma de Relatório Científico Final do Trabalho de Investigação Aplicado, com o título “O papel dos Veículos Aéreos Não Tripulados na modernização do Exército Português”, apresenta uma análise sobre as potencialidades de Sistemas e Veículos Aéreos Não Tripulados na edificação de novas capacidades. Após parte pré-textual, o trabalho apresenta a metodologia seguida para a elaboração da presente monografia, que permitiu deduzir as possibilidades de emprego dos Veículos Aéreos Não Tripulados. O trabalho baseia-se numa análise documental sobre a importância de ter um Sistema Aéreo Não Tripulado no Exército Português e qual o seu papel na modernização da instituição. Desenvolve-se com uma revisão de literatura direcionada para a tipologia de Veículos Aéreos Não Tripulados adquiridos nos últimos anos, através de uma descrição sumária, de um sistema no geral bem como o conceito de Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento. Posteriormente, foi feito um seguimento do processo de aquisição do Sistema Aéreo Não Tripulado que equipa as unidades do Exército bem como a sua implementação com base em atividade recente. Os resultados obtidos, apresentados nas conclusões, materializam-se em respostas às questões de investigação, que pautaram a orientação e permitiram manter uma coerência ao trabalho. A informação é uma ferramenta poderosa para obter vantagem sobre o inimigo, pois permite prever as suas intenções e ações, bem como detetar tentativas do inimigo de surpreender as nossas forças. A preocupação em edificar sistemas e capacidades ligadas às Informações faz com que se iniciasse diligências para reformar esta área. No seio da modernização dos equipamentos encontram-se os Sistemas Aéreos Não Tripulados que tornam algumas tarefas de alta perigosidade em tarefas muito mais seguras e de risco controlado para as nossas forças. Em adição, são sistemas bastante versáteis e, no âmbito de operações de Informações, Vigilância e Reconhecimento, oferecem muitas opções com baixo risco.
- Os Sistemas de Identificação de Forças no campo de batalha como um método de prevenção de fratricídioPublication . Gomes, Vitor João Pires; Silva, Rui Miguel PinhoO fratricídio em operações militares é um tema que tem vindo a ser debatido por diversos autores, sempre com a finalidade de diminuir a taxa deste acontecimento. Quando este surge em combate, as suas consequências são várias, tanto a nível tático como estratégico, levando a um aumento de medidas restritivas e consequentemente ao aumento de mortes por fogo inimigo. Uma das formas de mitigar o risco de fratricídio em operações militares é a implementação de sistemas de identificação de forças, passando estes por três pilares essenciais: o conhecimento da situação operacional (situacional awareness), identificação de alvos (Target Identification) e técnicas, táticas e procedimentos, vulgo TTPs (Tactics, Techniques, and Procedures). De modo a compreender a real importância destes sistemas na mitigação do risco de fratricídio, decidimos basear-nos no estudo de caso da Quick Reaction Force Portuguesa presente no teatro de operações da República Centro Africana, seguindo uma estratégia qualitativa e um raciocínio dedutivo, usando a entrevista como método de recolha de dados. Foram entrevistados militares que, desde 2017 até maio de 2021, estiveram neste teatro de operações a desempenhar funções de Comandante, 2º Comandante, Oficial de Informações, Oficial de Operações, Adjunto de Oficial de Operações, Oficial de Ligação, Comandante de Companhia de Manobra, Comandante de Grupo de Combate, Comandante de Módulo Pandur e ainda Tactical Air Control Party, contando com um total de 34 militares entrevistados. Os resultados deste estudo demonstram que as medidas de mitigação do risco de fratricídio adotadas pela Quick Reaction Force Portuguesa, no Teatro de Operações da República Centro Africana, têm assente essencialmente nos três elementos do sistema de identificação de forças, dos quais se destacam os sistemas de identificação de alvos, garantindo que este risco seja considerado aceitável pelo comandante. É ainda relevante referir o aumento da preocupação das FND em relação à identificação de forças, sendo notável o incremento de sistemas mais capazes de fazer face ao risco de fratricídio, combatendo sempre as necessidades sentidas por forças anteriores