Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.59 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A simulação, consiste na aplicação de modelos virtuais que permitem expor os
utilizadores dos sistemas de simulação a condições muito próximas da realidade. A
simulação e os seus meios relacionam-se com a avaliação na medida em que possibilitam a
sua realização, eliminando despesas relacionadas com a utilização do sistema de armas real,
por exemplo, e no caso concreto das guarnições de carros de combate do exército português,
em termos de combustível, munições e lubrificantes.
No caso português, a avaliação das guarnições de carros de combate encontra-se
tipificada pela publicação de treino do exército 245-01 “Avaliação de Guarnições de Carros
de Combate Leopard 2 A6”. Neste documento encontramos o modelo nacional de avaliação,
as suas fases, níveis de instrução e como fazer a análise de competências de cada função
dentro da guarnição.
Este trabalho permitiu compreender como se processa a avaliação das guarnições em
portugal e em espanha através dos seus modelos, analisar qual o papel da simulação e gerar
contributos capazes de complementar o modelo de avaliação nacional.
Começou-se, inicialmente, por explorar os modelos português e espanhol no que à
avaliação das guarnições do carro de combate Leopard 2 diz respeito, passando depois a
como está materializada a integração da simulação e dos seus sistemas nestes mesmos
modelos e por fim quais os meios associados aos sistemas de simulação utilizados na
avaliação, por forma a dar resposta às questões de investigação.
Concluiu-se sobre o elevado grau de dependência portuguesa dos sistemas de
simulação espanhóis e a carência de meios de simulação que não requeiram a utilização dos
meios reais. A solução passaria pela aquisição de uma torre de simulação equiparada à
existente em espanha, de modo a poder avaliar os baixos escalões em território nacional. Por
outro lado, continuaríamos a utilizar os sistemas espanhóis a um escalão mais elevado, de
modo a manter as relações bilaterais entre os dois países e contornar os custos avultados da
aquisição desta tipologia de sistema de simulação.
A metodologia adotada foi qualitativa, uma vez que esta é essencialmente indutiva e
descritiva, constituindo-se o investigador como elemento principal (Santos & Lima, 2019,
p. 27)
Description
Keywords
Simulação Publicação de Treino do Exército 245-01.