ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão by Field of Science and Technology (FOS) "Design de Identidade Digital"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A construção de uma marca sustentável e a divulgação dos seus valores através de experiências reais e digitaisPublication . Silva, Mariana; Martins, VeraO presente relatório de estágio tem como objeto de estudo compreender a construção de uma marca sustentável e a divulgação dos seus valores, através de experiências reais e digitais, abordando um estudo de caso real de uma identidade visual corporativa desenvolvida em contexto de estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Design de Identidade Digital (DID), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre (ESTG-IPP). Realizou-se a introdução ao tema, onde foi possível entender o seu enquadramento, a justificação, escolha e pertinência do mesmo, bem como a referência ao local de estágio, durante o período de quase quatro meses. A marca de moda sustentável, inserida no projeto de investigação, procura combater os desperdícios industriais, tornando-os matéria-prima da identidade, onde o upcycling se destaca neste setor. Após a definição dos objetivos gerais, objetivos específicos e das hipóteses a serem estudadas, procuraram-se metodologias adequadas para a análise das temáticas, através de um estudo exploratório com base na observação participante ativa e numa investigação intervencionista, com recurso a inquéritos por entrevista. Recorrendo a autores das áreas em estudo, de outras dissertações, teses, livros e pesquisa online, abordaram-se três temas fulcrais: marca, design emocional e divulgação e plataformas digitais. Através de uma metodologia qualitativa, procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dados obtidos, permitindo, consequentemente, obter valores mais específicos para as conclusões do presente relatório. A investigação ajudou a compreender, mais aprofundadamente, a criação de uma marca, a construção de uma identidade visual corporativa; sentimentos, preocupações, valores, contribuições e influências da indústria de moda sustentável; importância das plataformas digitais e divulgação da identidade e valores de uma marca