ESSA - Departamento de Terapia Ocupacional
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Browsing ESSA - Departamento de Terapia Ocupacional by Field of Science and Technology (FOS) "Integração sensorial"
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- Competências matemáticas e processamento sensorialPublication . Gonçalves, Maria Inês; Pinto, Élia
- Comportamento e competências sociais em crianças dos 3 aos 5 anos: relação com o processamento sensorialPublication . Oliveira, Margarida; Reis, HelenaAs crianças com dificuldade de regulação sensorial demonstram dificuldades em muitos domínios, incluindo problemas de comportamento exteriorizados e interiorizados. Metodologia: Este estudo pretendeu determinar as implicações do processamento sensorial no comportamento e nas competências sociais em 100 crianças, entre os 3 e os 5 anos, com desenvolvimento típico, através da Medida do Processamento Sensorial e da Escala de Comportamento para a Idade Pré-escolar. Resultados:Verificaram-se associações significativas entre as dificuldades de processamento sensorial e os problemas de comportamento. O estudo mostrou uma elevada prevalência de alterações de processamento sensorial, tanto no contexto casa como no jardim-de-infância em crianças sem diagnóstico, com impacto em vários sistemas sensoriais. Nas crianças com disfunção do processamento sensorial foi possível detetar que as crianças hiporresponsivas apresentam maiores problemas ao nível da autonomia e os hiperresponsivos apesentam maiores dificuldades na regulação do comportamento. Conclusão: Podemos concluir que quanto maiores as dificuldades de processamento sensorial existentes nas crianças, maiores os problemas de comportamento evidenciados.
- Contributo para a adaptação cultural e linguística da screening assessment of sensory integration (SASI): research ed. v.2.2Publication . Costa, Raquel; Ferreira, Isabel
- Contributo para a validação da Screening Assessment of Sensory Integration: research ed. 2.2.Publication . Marques, Sónia; Ferreira, IsabelObjetivo: Contribuir para a validação da Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) – Research Ed. v.2.2., através da análise de algumas propriedades psicométricas: fidedignidade (consistência interna e concordância interobservadores) e validade (de construto e discriminante). Metodologia: Neste estudo metodológico foi utilizada uma amostra probabilística de conveniência, composta por 42 crianças, com desenvolvimento típico e idades compreendidas entre os quatro e sete anos e 11 meses. Para a fidedignidade foram estudadas a consistência interna, através do alpha de Cronbach e a concordância interobservadores, com a utilização do coeficiente de correlações interclasses (ICC) e a correlação de Pearson. A análise da validade incidiu na validade discriminante e na validade de construto. Para se determinar a validade discriminante constituíram-se dois grupos: um com crianças de quatro e cinco anos (N=27) e o outro com crianças de seis e sete anos (N=15). Primeiro averiguou-se a normalidade através do teste de Shapiro, seguindo-se a comparação entre os dois grupos, no domínio VII (Modulação Sensorial) através do teste de Man-Whiteney e os restantes domínios (I, II, III, IV, V e VI) utilizando o T de Student. A validade de construto foi verificada com a realização da análise fatorial confirmatória (AFC), em que as medidas de ajustamento foram as seguintes: χ2/df = 1,222, CFI = 0,989, TLI = 0,959 e RMSEA = 0,074. Assim, podemos comprovar que os seis domínios medem de forma consistente o total da SASI. Resultados: O alfa de Cronbach total da SASI foi de 0,84, revelando uma consistência interna muito boa. A análise dos resultados mostrou uma excelente concordância interobservadores: correlações de Pearson com variações entre 0,951 e 1,0 e o ICC com variações de 0,974 e 1,00. Na validade discriminativa os testes inferenciais revelaram diferenças significativas entre os dois grupos etários na cotação total da SASI e em todos os domínios, com exceção do domínio VII (não faz parte da cotação total da SASI). Quanto à validade de construto revelou que os seis domínios medem de forma consistente a cotação total da SASI e que este total pode ser utilizado para a população portuguesa. Conclusões: Tudo aponta para que a SASI possa ser usada como ferramenta de triagem e/ ou avaliação para detetar padrões conhecidos de perturbações do processamento sensorial. No entanto, para que seja um instrumento de avaliação válido para a população portuguesa é necessário a continuação dos estudos.
- Funcionamento sensorial de crianças com perturbação do espetro do autismo nos contextos casa e sala de aulaPublication . Henriques, Ana Rita; Ferreira, Maria Manuela
- A hipoterapia em crianças com disfunção do processamento vestíbulo-propriocetivo: estudo de casoPublication . Pires, Adriana; Ferreira, Isabel
- Perfil sensorial e alimentação: elos de ligação em crianças com perturbação do espectro do autismo, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anosPublication . Pinheiro, Sara; Ferreira, IsabelAo longo da literatura é afirmado que as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) revelam muitos dos sintomas de pobre processamento sensorial que têm implicações consideravelmente negativas não só ao nível do envolvimento em ocupações significativas e satisfatórias, como na participação familiar, nomeadamente na hora da refeição. Este estudo tem como objetivo geral verificar como o processamento sensorial influencia a alimentação em crianças com PEA, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. A amostra foi constituída por cuidadores de 33 crianças com PEA com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos, no distrito de Lisboa. A sua participação neste estudo foi feita através do preenchimento de dois questionários distintos: Perfil Sensorial e Escala de Alimentação do Hospital Pediátrico de Montreal (EAHPM). No final foi efetuada a análise descritiva de frequências e a correlação de Pearson para relacionar o total da escala da alimentação (EAHPM) e os scores do perfil sensorial tanto a nível fatorial como de secção. É possível constatar correlações significativas entre diversos fatores e secções do perfil sensorial e a existência de problemas na alimentação, considerando-se assim preditores, sendo que muitos deles se auto relacionam na explicação da existência de problemas.
- Problemas de sono e processamento sensorial: estudo exploratório com grupo de crianças de 5 e 6 anosPublication . Sousa, Ana Rita; Vieira da Silva, Cristina
- Processamento sensorial e a participação ocupacional em pessoas cegas adultasPublication . Ferreira, Ângela; Ferreira, Isabel
- O processamento sensorial e o desempenho escolarPublication . Henriques, Andreia; Reis, Helena; Silva, CláudiaO estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as notas escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = -0,301, p = 0,039) o que significa que à medida que existem mais dificuldades na sub-escala “Visão”, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.