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- ExoBike : mechanical component developmentPublication . Santos, João Miguel Sousa; Roseiro, Luís Manuel Ferreira; Ferreira, Pedro Miguel SoaresMuitas das vezes o processo de reabilitação é monótono e desmotivador devido à repetibilidade dos exercícios e falta de feedback ou ferramentas que permitam avaliar o progresso. Assim, tendo em conta que o exercício de bicicleta é muito utilizado para a reabilitação dos membros inferiores, foi criado o projeto ExoBike. De modo a combater tais fatores, a ExoBike consiste numa bicicleta equipada com sensores de força nos principais pontos de interação entre bicicleta e paciente. Assim é possível adquirir dados importantes para avaliar o progresso do paciente, bem como estabelecer metas e ajustar os exercícios conforme as necessidades do paciente. Alem desta componente de aquisição de dados, o projeto ExoBike engloba ainda uma vertente de realidade virtual, que junta com a componente de aquisição de dados, proporciona ao paciente uma experiência mais imersiva, tornando assim a prática de exercício para reabilitação mais divertida e motivadora. Este documento foca-se no desenvolvimento dos dispositivos mecânicos instalados na bicicleta para a aquisição dos dados do paciente. Para tal foi desenvolvido um selim capaz de analisar a postura do paciente, um guiador que caracteriza a força que o paciente realiza com os membros superiores, uns pedais capazes de analisar o movimento de pedalada e uns punhos que adquirem a força de preensão que o paciente é capaz de efetuar. Sendo que as metodologias de aquisição de dados dos dispositivos se baseiam em células de carga, extensometria elétrica por resistência e inteligência artificial. Os dispositivos foram desenvolvidos e otimizados com recurso a programas de desenho computacional, analisados através de métodos numéricos e analíticos, ensaiados através de prototipagem rápida com impressão 3D e produzidos com recurso a máquinas de fabrico subtrativo com controlo numérico. De modo a garantir o correto funcionamento dos dispositivos, estes foram sujeitos a uma serie de calibrações e testes funcionais com grupos de 3, 5 e 31 voluntários para corroborar as metodologias adotadas e avaliar as capacidades das mesmas. Sendo que os dipositivos indicaram uma correlação de 0.7, entre a postura do voluntario e a sua altura, e uma correlação elevada de 0.9 entre a massa do voluntario e a força exercida pelos membros inferiores. Entre outro tipo de correlações, os dipositivos foram ainda capazes de determinar, com uma fiabilidade 95%, o efeito de recalcamento psicológico quando os voluntários foram sujeitos a uma reação de defesa induzida nos membros inferiores. Considerando assim, que as metodologias e dispositivos desenvolvidos se encontram mais do que aptos para o objetivo pretendido de avaliação e monitorização do processo de reabilitação dos membros inferiores com recurso a bicicleta estática
- O processamento sensorial e o desempenho escolarPublication . Henriques, Andreia; Reis, Helena; Silva, CláudiaO estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as notas escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = -0,301, p = 0,039) o que significa que à medida que existem mais dificuldades na sub-escala “Visão”, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.