IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
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Browsing IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Marca"
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- Jardins secretsPublication . Oliveira, Ana de; Reis, JoaquimComo criar uma nova marca? Tal é a questão abordada nesta tese. Partiu tudo de uma proposta inicial: criar uma marca de chás que acompanhasse uma marca de produtos de dermocosmética profissional – a Gernétic –, de quem seria um complemento terapêutico e, simultaneamente, uma mais-‐valia em termos estéticos e de life-style de qualidade. Abordou-‐se a questão apoiando-‐nos na literatura existente, procurando nela encontrar pistas para a criação de um produto que gerasse o tipo de valor intangível que caracteriza as marcas de sucesso. Procedeu-‐se à análise dos mercados do chá e da estética, já que o produto se inclui em ambos – sendo por isso pioneiro em Portugal. Também se desenvolveu uma série de instrumentos de pesquisa – entrevistas, inquéritos e um focus group –, para avaliar o potencial de aceitação do conceito. Partindo destas bases, desenvolveu-‐se todo o processo de criação, começando pela definição dos benefícios terapêuticos e emocionais da linha, a ser composta de quatro tipos diferentes de chás, aplicáveis a situações de tratamento diversas. Encontrou-‐se um nome que pareceu adequado e imaginativo – Jardins Secrets – e, consequentemente, estudou-‐se a personalidade da marca. Criou-‐se o respectivo logótipo e definiu-‐se o lettering. Determinaram-‐se as diferentes apresentações dos chás – em folha solta para o mercado B2B, em saqueta para o B2C – e o tipo de embalagens a utilizar em ambas as circunstâncias. Desenvolveu-‐se ainda uma embalagem com capacidade para duas saquetas, em quatro modalidades e cores, coleccionável. Fez-‐se um anteprojecto gráfico das embalagens. Finalmente apresentaram-‐se uma série de sugestões para o melhor aproveitamento da marca, desde a escolha de um produtor nacional até às vantagens de dar formação específica às técnicas de estética sobre o modo de fazer chá, potenciando a qualidade da bebida a servir e reforçando o bonding entre a empresa AC Bio Cosmética e as suas clientes B2B.