Browsing by Issue Date, starting with "2025-11-21"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A influência da gamificação na experiência publicitária digital da geração ZPublication . Drago, Joana Mourão Celorico; Sabino, André Miguel Guedelha; Ferreira, Hélder Filipe Santos BarbosaEsta investigação procurou compreender como a Geração Z perceciona e interpreta a publicidade digital que recorre à gamificação, explorando os significados atribuídos a diferentes elementos de design de jogo. O estudo adotou uma abordagem qualitativa assente em três versões de um anúncio publicitário: uma versão tradicional e duas versões gamificadas, sendo a última ajustada após a realização de sete entrevistas com especialistas. A recolha de dados envolveu dezasseis participantes da Geração Z, distribuídos por três focus groups. A análise temática permitiu identificar que a publicidade gamificada é descrita como mais memorável, apelativa e interativa, associada a experiências de maior atenção, interesse e predisposição para partilha quando comparada com formatos publicitários tradicionais. Elementos como progressão, recompensas simbólicas, estética interativa e narrativas dinâmicas emergiram como dimensões valorizadas pelos participantes na sua experiência de envolvimento com a publicidade gamificada. O estudo evidenciou ainda quatro riscos associados à utilização de anúncios gamificados: a saturação de estímulos, a perceção de artificialidade, a dispersão da atenção e a perda de autenticidade da marca. Os resultados contribuem para a literatura ao aprofundar a compreensão da relação entre gamificação e publicidade digital, bem como ao fornecer implicações práticas para profissionais de marketing e publicidade na criação de experiências específicas para a Geração Z.
- Oliveira Martins e a “Revista Ocidental”Publication . Martins, Guilherme d' Oliveira; Academia das Ciências de Lisboa
