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- Práticas educativas : ensino e aprendizagem de matemática elementar (Vol. I)Publication . Santos, Vanda; Brito, Sónia Costa; Gonçalves, Sofia; Moral-Sánchez, Sílvia-Natividad; Martins, Fernando Manuel Lourenço; MartinsO presente e-book reúne um conjunto de experiências pedagógicas e investigações desenvolvidas no contexto da Educação Básica, com enfoque particular nas áreas da Didática da Matemática, da Robótica Educativa e da Interdisciplinaridade. As produções aqui apresentadas resultam de práticas intencionais, fundamentadas e inovadoras, que refletem o compromisso de professores e investigadores com a melhoria contínua das aprendizagens e com a promoção de um ensino mais significativo, criativo e equitativo. A diversidade dos trabalhos reunidos neste volume espelha a riqueza e a vitalidade das abordagens emergentes no campo da integração das tecnologias digitais e dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática. As experiências aqui documentadas que passam pelo desenvolvimento da aritmética mental através de jogos digitais, pela utilização de artefactos tecnológicos para o cálculo mental, pela promoção do pensamento algébrico em idades precoces ou, ainda, pelo recurso à robótica educativa e a práticas interdisciplinares constituem contributos relevantes para a reflexão e a renovação das práticas pedagógicas contemporâneas. Nas últimas décadas, a investigação educacional tem evidenciado que o envolvimento ativo dos alunos, a resolução de problemas e o uso crítico e criativo das tecnologias digitais são fatores determinantes para o desenvolvimento de competências matemáticas, de pensamento crítico e de criatividade. As experiências aqui relatadas materializam esta perspetiva, ilustrando de forma concreta como a articulação entre teoria e prática pode transformar contextos educativos, nomeadamente a sala de aula, num verdadeiro laboratório de aprendizagem. Cada projeto representa, assim, uma oportunidade de observar a aprendizagem em ação, compreender os processos de raciocínio dos alunos e identificar estratégias que potenciam o seu desenvolvimento integral. O e-book apresenta um conjunto de experiências pedagógicas que ilustram práticas inovadoras e contextualizadas no ensino da Matemática, da Robótica Educativa e da Interdisciplinaridade. Ao longo do volume, evidenciam-se abordagens que promovem aprendizagens significativas desde os primeiros anos de escolaridade, incluindo o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental, a introdução precoce do pensamento algébrico, a compreensão de conceitos estatísticos e probabilísticos, bem como a exploração da geometria de forma visual. A robótica educativa e os artefactos digitais surgem como instrumentos que potenciam a experimentação, a colaboração e a descoberta, permitindo que os alunos construam conhecimento de forma ativa e autónoma. Além de apresentar resultados concretos de intervenção pedagógica, esta obra colaborativa sublinha a importância da integração curricular e da interdisciplinaridade, promovendo competências cognitivas, sociais com foco na aprendizagem ao longo da vida. Em conjunto, estas produções representam muito mais do que simples relatos de práticas: configuram exemplos de investigação pedagógica aplicada, que evidenciam a relevância da reflexão docente e do trabalho colaborativo como motores da inovação educativa. Cada experiência documentada é, simultaneamente, um contributo para a transferência de conhecimento entre contextos da escola à academia, da prática à teoria e um convite à partilha entre a formação inicial de professores e a formação contínua(professores estagiários, professores, professores cooperantes, formadores e investigadores). A publicação deste e-book assume, assim, um duplo propósito: por um lado, sistematizar e divulgar práticas que se revelaram eficazes e inspiradoras; por outro, encorajar outros agentes educativos a explorar, adaptar e recriar estas abordagens em função das suas realidades. Ao promover a circulação do conhecimento e valorizar a experimentação pedagógica, este volume reafirma a convicção de que a inovação educativa nasce do diálogo, da observação e da partilha. Que estas páginas possam, portanto, inspirar e estimular todos aqueles que acreditam que ensinar é, acima de tudo, um ato de criação e transformação - um processo em permanente construção, que se renova a cada experiência, a cada desafio e a cada descoberta.
- O Impacto da Gestão Intercultural no Bem-estar e Desempenho: o Efeito do Capital Psicológico e da LiderançaPublication . Van-Dúnem, Júlio de Jesus; Andrea, FontesCom a globalização, surge uma grande mobilidade internacional de pessoas e organizações por razões económicas ou políticas. Este fluxo crescente gera um encontro inevitável de culturas, tornando-se a diversidade cultural um tema crítico a nível organizacional. Hoje o grande problema das organizações passou de como promover a diversidade nas organizações para, como conseguir geri-la de forma eficaz de modo a evitar mal-entendidos, mal-estar, diminuição do desempenho e até o turnover. Daí o destaque da gestão intercultural como ferramenta essencial para o sucesso das organizações atuais. Este estudo procura demonstrar a relação entre gestão intercultural com o bem-estar e o desempenho, acrescentando os efeitos mediadores do capital psicológico e moderadores da liderança, respetivamente. Do ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem quantitativa, com recurso à aplicação de questionários a trabalhadores dos mercados angolano, português e brasileiro, considerando a realidade multicultural destes países e a migração triangular que os interliga. Os principais resultados evidenciam diferenças significativas entre os países analisados. O Brasil destaca-se por apresentar perceções mais elevadas relativamente à gestão da diversidade, ao bem-estar e ao desempenho, enquanto Angola e Portugal revelam padrões semelhantes entre si. Verificou-se que a gestão da diversidade exerce uma influência positiva tanto sobre o bem-estar assim como sobre o desempenho dos colaboradores, sendo o impacto mais expressivo no bem-estar. O capital psicológico revelou-se um mecanismo mediador dessas relações: com mediação parcial no caso do bem-estar e com mediação total no caso do desempenho. A liderança mostrou-se um fator moderador relevante, ao potenciar o efeito da gestão da diversidade através do capital psicológico. Em síntese, os resultados reforçam a importância de investir de forma articulada em práticas de gestão da diversidade, no desenvolvimento do capital psicológico e em estilos de liderança inclusivos. Estas três dimensões funcionam como vias complementares para promover o bem-estar, potenciar o desempenho e consolidar a sustentabilidade organizacional em contextos multiculturais.
