| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.72 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente e-book reúne um conjunto de experiências pedagógicas e investigações desenvolvidas no contexto da Educação Básica, com enfoque particular nas áreas da Didática da Matemática, da Robótica Educativa e da Interdisciplinaridade. As produções aqui apresentadas resultam de práticas intencionais, fundamentadas e inovadoras, que refletem o compromisso de professores e investigadores com a melhoria contínua das aprendizagens e com a promoção de um ensino mais significativo, criativo e equitativo.
A diversidade dos trabalhos reunidos neste volume espelha a riqueza e a vitalidade das abordagens emergentes no campo da integração das tecnologias digitais e dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática. As experiências aqui documentadas que passam pelo desenvolvimento da aritmética mental através de jogos digitais, pela utilização de artefactos tecnológicos para o cálculo mental, pela promoção do pensamento algébrico em idades precoces ou, ainda, pelo recurso à robótica educativa e a práticas interdisciplinares constituem contributos relevantes para a reflexão e a renovação das práticas pedagógicas contemporâneas.
Nas últimas décadas, a investigação educacional tem evidenciado que o envolvimento ativo dos alunos, a resolução de problemas e o uso crítico e criativo das tecnologias digitais são fatores determinantes para o desenvolvimento de competências matemáticas, de pensamento crítico e de criatividade. As experiências aqui relatadas materializam esta perspetiva, ilustrando de forma concreta como a articulação entre teoria e prática pode transformar contextos educativos, nomeadamente a sala de aula, num verdadeiro laboratório de aprendizagem. Cada projeto representa, assim, uma oportunidade de observar a aprendizagem em ação, compreender os processos de raciocínio dos alunos e identificar estratégias que potenciam o seu desenvolvimento integral.
O e-book apresenta um conjunto de experiências pedagógicas que ilustram práticas inovadoras e contextualizadas no ensino da Matemática, da Robótica Educativa e da Interdisciplinaridade.
Ao longo do volume, evidenciam-se abordagens que promovem aprendizagens significativas desde os primeiros anos de escolaridade, incluindo o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental, a introdução precoce do pensamento algébrico, a compreensão de conceitos estatísticos e probabilísticos, bem como a exploração da geometria de forma visual. A robótica educativa e os artefactos digitais surgem como instrumentos que potenciam a experimentação, a colaboração e a descoberta, permitindo que os alunos construam conhecimento de forma ativa e autónoma.
Além de apresentar resultados concretos de intervenção pedagógica, esta obra colaborativa sublinha a importância da integração curricular e da interdisciplinaridade, promovendo competências cognitivas, sociais com foco na aprendizagem ao longo da vida.
Em conjunto, estas produções representam muito mais do que simples relatos de práticas: configuram exemplos de investigação pedagógica aplicada, que evidenciam a relevância da reflexão docente e do trabalho colaborativo como motores da inovação educativa. Cada experiência documentada é, simultaneamente, um contributo para a transferência de conhecimento entre contextos da escola à academia, da prática à teoria e um convite à partilha entre a formação inicial de professores e a formação contínua(professores estagiários, professores, professores cooperantes, formadores e investigadores).
A publicação deste e-book assume, assim, um duplo propósito: por um lado, sistematizar e divulgar práticas que se revelaram eficazes e inspiradoras; por outro, encorajar outros agentes educativos a explorar, adaptar e recriar estas abordagens em função das suas realidades. Ao promover a circulação do conhecimento e valorizar a experimentação pedagógica, este volume reafirma a convicção de que a inovação educativa nasce do diálogo, da observação e da partilha.
Que estas páginas possam, portanto, inspirar e estimular todos aqueles que acreditam que ensinar é, acima de tudo, um ato de criação e transformação - um processo em permanente construção, que se renova a cada experiência, a cada desafio e a cada descoberta.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Santos, V., Brito-Costa, S., Gonçalves, S., Moral-Sánchez, S.-N., & Martins, F. (2025).Práticas Educativas: Ensino e Aprendizagem de Matemática Elementar (Vol. I). (1.ª ed.)InED - Centro de Investigação & Inovação em Educação. ISBN: 987-989-36572-1-8
Publisher
InED - Centro de Investigação & Inovação em Educação.
