Browsing by Issue Date, starting with "2025-10-31"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- O capital cívico da agência bancária de Carvoeira em Torres VedrasPublication . Damil, João; Moreira de Carvalho, RuiAnalisámos o capital cívico da agência bancária de Carvoeira no concelho de Torres Vedras. Trata-se de uma freguesia periférica, com cerca de 2 200 habitantes distribuídos por 20,97 km2, e que na década de 2011 a 2021 teve uma evolução demográfica negativa. Foi constatado que entre 2010 e 2024 o sistema financeiro português reduziu cerca de 60% o número de agências bancárias. E que o município de Torres Vedras reduziu em cerca de 42% o número de agências. Mas, em contraponto, o banco com sede no município, nesse período aumentou de 15 para 16 as suas agências abertas ao público. De um modo geral, os estudos académicos sugerem que o desenvolvimento financeiro local é um fator determinante do sucesso económico de um território. As comunidades procuram mecanismos de entreajuda que visem promover soluções de problemas coletivos. E desta forma o capital cívico tem um retorno económico positivo. É sugerido que o capital cívico que tem como agente mobilizador a agência bancária é perene porque oferece confiança às comunidades para as suas dimensões sociais. A evolução tecnológica desmobiliza muitos cidadãos do moderno sistema digital financeiro. E é sobre esses desligados que os originais bancos cooperativos se tendem a focar. O trabalho sugere que o banco de Torres Vedras mantém esse desiderato. O estudo evidencia que a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras é um banco eficaz, porque é centenário. Mas também é um banco eficiente. Quando em comparação com as maiores instituições financeiras sistémicas portuguesas, a CGD, o Millennium bcp, o Santander Totta e o BPI, teve a melhor evolução dos seus ativos (aumento de 96,89%) de 2010 a 2024 e tem o melhor rácio de solvabilidade (CT1 de 45,00%). Este trabalho pode servir de luz sobre os valores sociais, o capital cívico de uma sociedade que pode servir de apoio ao capital económico, e mesmo ao capital financeiro.
- Análise da história e simbologia do cor de rosa e o seu papel no design de comunicaçãoPublication . Cruz, Joana Barros; Batalha, Maria José CadarsoEsta dissertação analisa o cor de rosa enquanto fenómeno social e cultural, focando-se no seu papel na cultura visual e no design de comunicação. Ao longo da história, o cor de rosa passou por vários processos de significação, desde a infantilização feminina ao ativismo político. Deste modo, apesar da aparente simplicidade e inofensividade, a cor apresenta uma carga simbólica complexa e muitas vezes contraditória, tornando-se necessário compreendê-la profundamente. Assim, o estudo procura responder à seguinte questão: Dada a história e simbologia do cor de rosa, qual é o seu papel atual no design de comunicação? Para tal, foram investigadas as origens e as transformações de significado desta cor ao longo do tempo, bem como os estereótipos e preconceitos que lhe foram associados, em diferentes contextos e tonalidades. A dissertação recorre a uma abordagem semiótica e cultural para compreender como esta cor comunica visualmente e quais os impactos das suas utilizações na perceção pública. Através da análise de exemplos práticos relevantes, os resultados mostram que o cor de rosa é uma cor extremamente polissémica e que continua num processo de significação constante, influenciando e sendo influenciada diretamente pela cultura visual. Esta investigação defende a importância de um uso consciente desta cor, questionando as normas tradicionais e propondo abordagens mais inclusivas e livres de preconceitos. Sendo assim, esta dissertação pretende oferecer uma reflexão crítica sobre o potencial simbólico do cor de rosa e sobre o papel do designer na construção de significado.
- Campanhas de luxo sem género: A ascensão do género neutro na publicidade das marcas de luxoPublication . Almeida, Leonor Pereira da Fonseca Simão; Aleem, Aihoor KayoomEsta dissertação vais analisar a ascensão do género neutro nas campanhas publicitárias de marcas dentro do mercado de luxo, explorando de que forma é que esta abordagem reflete mudanças socioculturais, e influencia diferentes perfis de consumidores. O foco, vai incidir sobre as perceções e comportamentos de consumidores mais conservadores, avaliando se a aplicação do género neutro impacta as suas decisões de compra, bem como de que forma as marcas de luxo podem equilibrar a inovação e a tradição definidas historicamente no setor. Através de estudos de caso, análise qualitativa de campanhas e entrevistas com consumidores, esta investigação procura compreender os desafios e oportunidades desta nova tendência no mercado de luxo.
- O Banco de Alenquer como dinamizador de Capital CívicoPublication . Maçarico Lourenço, Ana Maria; Moreira de Carvalho, RuiO banco de Alenquer foi fundado em 1920. A vila de Alenquer tem cerca de 45 mil habitantes. Os seus gestores e colaboradores, na sua maioria nasceram e vivem em Alenquer. Este trabalho analisa o papel da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) de Alenquer como agente promotor de capital cívico e desenvolvimento sustentável no concelho de Alenquer. Inserida no contexto da banca cooperativa, a investigação procura compreender de que forma esta instituição contribui para a inclusão social, a retenção de talento qualificado, e o incentivo a iniciativas de natureza cultural, social e económica. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo evidencia a importância da proximidade territorial, da governação democrática e da responsabilidade social como pilares estratégicos da atuação do banco de Alenquer. A análise demonstra que o banco de Alenquer tem vindo a reforçar a sua presença no território, não apenas através da manutenção da sua rede de agências e de colaboradores, aumento do negócio e da capacidade de financiamento do investimento e do consumo, mas também pelo envolvimento ativo em projetos comunitários e pela adoção de práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A sua atuação revela-se determinante na promoção da coesão social e económica, ou seja, reforçando o contrato social com a comunidade e aumentando o seu capital cívico, contribuindo para o fortalecimento do tecido socioeconómico local. Apesar do reforço significado dos ativos líquidos, do financiamento ao investimento e do número de clientes, também é notório a diminuição do ritmo de angariação de novos membros, visível na diminuição do rácio população/membro (proprietários). Conclui-se que a banca cooperativa, ao incorporar princípios de solidariedade, com um forte reconhecimento da proximidade, participação e compromisso com a sustentabilidade, configura-se como uma alternativa complementar eficiente e eficaz à banca de teor acionista, exercendo um impacto positivo na qualidade de vida das suas comunidades.
- As Causas e Consequências da Criminalidade no Brasil: a Educação como um Direito Fundamental e as Políticas PúblicasPublication . Rocha, Mateus Silva; Videira, SusanaEsta tese investiga as causas e consequências da criminalidade no Brasil, com foco na relação entre a precariedade da educação básica e os altos índices de crimes violentos, desigualdade social e problemas de estruturação das políticas públicas de educação e criminais. Nesta perceção, o direito a educação de qualidade e igualitária é essencial a pessoa humana, e está protegido pela Constituição Federal de 1988. O presente estudo analisa dados socioeconómicos, políticas públicas educacionais e marcadores da educação, sobretudo, analisa os indicadores de segurança pública para compreender os efeitos da criminalidade e de como as periferias e sociedades mais vulneráveis são destratadas pelo Estado; a ausência de investimentos em educação e incentivos ao trabalho e remuneração condena a população a viver sempre as margens da desigualdade social e da criminalidade. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental, desde a autores renomados e conhecido no âmbito jurídico-brasileiro e outros nomes internacional, e diplomas legais. Conclui-se que a educação básica quando fortalecida e as políticas de segurança pública ampliadas e efetivadas, torna-se o diferencial na redução das taxas de criminalidade, minimização das desigualdades sociais e uma sociedade mais justa e democrática. Por fim, este projeto buscou elencar o contexto social do perfil de crimes no Brasil e sua relação com as políticas públicas, e como elas podem ser benéficas a sociedade quando criadas com seriedade e compromisso social.
- A avaliação do potencial terapêutico dos probióticos no tratamento de doenças intestinais : uma análise comparativa de formulações medicinais e nutracêuticasPublication . Vira, Neuza Patrícia Bernardo; Taveira, Nuno; Caneiras, CátiaA avaliação do potencial terapêutico dos probióticos no tratamento de doenças inflamatórias intestinais (DII) tem recebido crescente destaque nos últimos anos. Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, podem beneficiar a saúde do hospedeiro, sobretudo pelo impacto positivo no microbioma intestinal. Existem dois tipos principais de formulações: medicinais e nutracêuticas. As formulações medicinais, devido ao rigoroso controlo de qualidade, apresentam maior potencial de segurança no tratamento das DII, enquanto as nutracêuticas são mais acessíveis e, por isso, mais conhecidas. Contudo, a evidência clínica sobre o impacto dos probióticos nas DII permanece limitada em ambas as formulações. O objetivo principal deste trabalho foi contribuir para clarificar o papel dos probióticos no tratamento e prevenção das DII. Os objetivos específicos foram: 1) analisar o papel dos probióticos na prevenção e tratamento das DII; e 2) avaliar o impacto das formulações medicinais e nutracêuticas, no contexto terapêutico e preventivo destas doenças. Para a elaboração desta revisão narrativa, foram analisados cerca de 111 artigos publicados entre 2019 e 2025, consultados nas bases de dados PubMed, ScienceDirect, NCBI, Cochrane Library e nas guidelines da WGO. Os resultados mostraram que os probióticos em formulações medicinais apresentam potencial terapêutico relevante, mas a sua eficácia depende de fatores como a estirpe utilizada e o perfil individual do doente. Já as formulações nutracêuticas mostraram limitações relacionadas à padronização e ao rigor científico. Em geral, a literatura apresenta resultados contraditórios: alguns estudos reportam benefícios na regulação da microbiota, redução da inflamação e melhoria dos sintomas, enquanto outros não confirmam vantagens significativas, apontando respostas variáveis entre indivíduos e limitações metodológicas. Conclui-se que os probióticos apresentam potencial terapêutico promissor, mas a sua utilização deve ser avaliada de forma critica e personalizada. Torna-se essencial a realização de ensaios clínicos multicêntricos e padronizados que clarifiquem o seu papel no tratamento e prevenção das DII.
- O Banco de Oliveira do Hospital – 1985 a 2023Publication . Fidalgo, André; Moreira de Carvalho, RuiEste trabalho procura pistas sobre o processo de fusão do banco Caixa Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira de Hospital com a Caixa de Crédito Agrícola Serra da Estrela, em 2023, com sede em Seia. Através de análise documental é feita uma comparação de eficiência com outros bancos. Uma das dimensões examina seis instituições financeiras de teor cooperativo que atuam na vizinhança de Oliveira do Hospital, designadamente, as CCAM da Bairrada e Aguieira, da Beira Centro, de Beira Douro e Lafões, de Coimbra e da Serra da Estrela. E os resultados evidenciam que, em 2022, o banco de Oliveira do Hospital era o que promovia mais emprego local, e o que tinha o maior rácio de crédito, volume de ativos e número de agências por habitantes. Destaca-se igualmente pela sua solidez. Em 2022, apresentou o segundo melhor rácio de solvabilidade (Core Tier 1) entre as seis CCAM anteriormente referidas, bem como quando comparado com as principais instituições financeiras com sede em Portugal, nomeadamente a CGD, o BCP, o Santander Totta, o BPI e o Novo Banco. Adicionalmente, não são conhecidas recomendações restritivas emitidas pelo respetivo supervisor, o Banco de Portugal. A instituição evidenciava, assim, níveis assinaláveis de resiliência, sustentados por uma gestão rigorosa e por colaboradores considerados idóneos. Foi encontrada evidencia de que a comunidade de Oliveira do Hospital tem condições para suportar um banco local de teor cooperativo. A marca “CCAM Oliveira do Hospital” induzia a valor identitário da comunidade com o banco. A comunidade era o âmbito do seu negócio. A fusão entre bancos impõe a integração de diferentes sistemas e processos o que tende a promover falhas operacionais, perda de identidade e a diminuição da proximidade com entre colaboradores e com os clientes. E tem consequências ao nível da concorrência. O trabalho sugere que, para alguns, um banco cooperativo tende a ser integrado por ser pequeno, ou inconveniente. Mas também identifica bancos de teor cooperativos pequenos, resilientes e competitivos com mais de um século. São eficazes e eficientes, e têm vida. Página 3 de 71 A consistência dos indicadores da CCAM de Oliveira do Hospital, Crl, em outubro de 2023, leva-nos a concluir pela viabilidade económico-financeira de uma eventual “reconstituição” da mesma, por exemplo, no quadro de um processo de cisão, caso os associados assim o desejem.
- A Atividade Marítima - Portuária no Comércio Internacional na Região SADCPublication . Carvalho, Victor; Moreira de Carvalho, RuiEste trabalho foca-se no estudo da importância da atividade marítimo-portuária e logística e no papel crucial que estas atividades desempenham no desenvolvimento económico e social na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Esta relevância é analisada sob várias perspetivas, com base na importância estratégica do transporte marítimo, na eficiência portuária e nos desafios logísticos enfrentados pela região. A atividade marítimo-portuária e logística é vital para o comércio internacional na SADC, e para as relações de força geopolíticas regionais, e globais, sustentando a exportação de mercadorias, a geração de empregos e a integração global. No entanto, desafios como infraestrutura limitada, burocracia e sustentabilidade exigem investimentos em modernização, intermodalidade e capacitação. Com iniciativas estratégicas, a SADC pode consolidar seus portos como hubs (ponto focal que conecta diferentes partes da cadeia logística) logísticos regionais, fortalecendo sua posição global. Em um ambiente de cadeia de abastecimentos, as organizações muitas vezes procuram formar parcerias com outras organizações. Essas parcerias são a base para alcançar eficiências dentro da cadeia de valor de uma empresa e a chave para a construção de processos eficazes em todas as empresas. Utilizando a cooperação e a comunicação, as parcerias podem melhorar a eficiência das operações da cadeia de abastecimento. Os pontos fracos e os pontos fortes, as ameaças, as oportunidades, os desafios económicos e políticos, foram analisados. Decidir sobre a implementação de políticas económicas, bem concebidas para ultrapassar os desafios, apostar na facilitação do comércio, no investimento em infraestruturas, na industrialização da região, nas novas tecnologias, nos recursos humanos e na promoção do emprego, são segmentos que uma vez postos em prática, contribuirão significativamente para a projeção das trocas comerciais entre os países da região e entre a região e outras regiões do mundo. No entanto, é fundamental que os governos dos países da SADC não se demitam da sua responsabilidade pela estabilidade política da região, tendo em conta os conflitos armados, encetando ações fortes e sérias, no sentido de se eliminar ou pelo menos reduzir ao mínimo as rebeliões armadas e os grupos terroristas.
- Capacidades Dinâmicas da Inovação na FravizelPublication . Correia, Andreia; Moreira de Carvalho, RuiAs “Capacidades Dinâmicas da Inovação na Fravizel” é uma abordagem que combina as capacidades dinâmicas das alianças num contexto de cluster industrial com a aptidão para a inovação suportada na identificação, valorização de difusão de talento num contexto de responsabilidade social. Compreender os resultados da investigação pode influenciar o desempenho de muitas empresas em matéria de inovação que decidirem seguir o caminho pela responsabilidade social como modelo estratégico para as suas decisões. Através de métodos de investigação dedutivos e indutivos que estiveram na base da investigação, é proposto um quadro teórico de "responsabilidade social – capacidade de absorção – desempenho de inovação da empresa" estruturado em torno da pergunta “A responsabilidade social influência o desempenho da inovação?” Este estudo estabelece um modelo conceptual para uma responsabilidade social dinâmica promotora de inovação de processos, procedimentos e produtos. As principais conclusões deste estudo sugerem que a responsabilidade social influência de modo positivo o desempenho inovador das empresas. A capacidade de ajustar o modelo de alianças com a aptidão para absorção, processamento, descodificação e difusão do talento é relevante. O apoio das políticas governamentais modera significativamente esta relação. A capacidade da empresa Fravizel desenvolver a gestão da inovação passa por um processo de aprendizagem que consiste na criação, integração e difusão de comportamentos chave em rotinas eficazes consumada através de experiência partilhada, introdução de novos conceitos, novas ideias acerca de ferramentas e técnicas, experimentação e reflexão estruturada. Comparativamente a estudos anteriores esta investigação aprofunda e reforça a relevância da abordagem interdisciplinar entre alianças, educação, inovação, responsabilidade social e gestão.
- Impactos toxicológicos do bisfenol A no sistema reprodutivo, metabolismo e no desenvolvimento humanoPublication . Blanchard, Tom Pablo Julien; Torres, Maria Edite da Silva OliveiraO Bisfenol A (BPA) é um monómero amplamente utilizado na produção de policarbonatos e resinas epóxi presentes em embalagens e utensílios de uso diário. Esta dissertação baseia-se numa revisão narrativa da literatura (2018–2024), conduzida em PubMed, ScienceDirect, Google Scholar e SciELO Brasil, centrada nos impactos toxicológicos do BPA no sistema reprodutivo, no desenvolvimento humano e no metabolismo. Particular ênfase foi dada ao eixo hipotálamo-hipófise-gonadal e à testosterona (função das células de Leydig), bem como a potenciais mecanismos de ação (atividade estrogénica/antiandrogénica, stress oxidativo, inflamação e alterações epigenéticas). Foram incluídos estudos epidemiológicos, experimentais in vivo e in vitro, bem como revisões sistemáticas e narrativas, privilegiando trabalhos recentes e metodologicamente robustos. A revisão evidencia associações entre a exposição ao BPA e disfunções reprodutivas em homens e mulheres, alterações no desenvolvimento fetal e infantil (incluindo neurodesenvolvimento), e maior risco cardiometabólico (obesidade e diabetes tipo 2). Foram também compilados dados sobre substitutos estruturais (BPS/BPF), cuja toxicidade tem sido reportada, sendo identificadas lacunas de conhecimento, limitações metodológicas e prioridades para investigação futura e saúde pública. Este trabalho corresponde a uma revisão bibliográfica e não envolveu recolha direta de dados em humanos ou animais.
