Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-04"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção de Enfermagem para o Empowerment na Pessoa com Diabetes MellitusPublication . Rodrigues, Ana FilipaEnquadramento: A diabetes mellitus, impele desafios à pessoa no domínio da autogestão. O empowerment é uma ferramenta que fomenta a corresponsabilização e promove a sua autoeficácia, convergindo o trabalho de parceria essencial para a identificação dos problemas e implementação do plano terapêutico, antecipando possíveis obstáculos. Objetivo: Mapear a evidência científica disponível sobre as intervenções de enfermagem para o empowerment na pessoa com diabetes mellitus. Metodologia: A Scoping Review foi conduzida de acordo com as orientações da Joanna Briggs Institute e o PRISMA-ScR como lista de verificação complementar. Para a pesquisa de artigos foram consideradas as bases de dados CINAHL (via EBSCOhost), MEDLINE (via Pubmed), COCHRANE, Scientific Electronic Library Online (SciELO), JBI Evidence Synthesis, Scopus e como fontes de literatura cinzenta foram incluídas a DART-Europe, Open Grey (Dans Easy Archive) e Worldcat. Como critérios de inclusão foram considerados estudos qualitativos, quantitativos e mistos que abordassem intervenções de enfermagem para o empowerment na pessoa adulta com diabetes mellitus, em qualquer configuração contextual, sem limite temporal. Resultados: Catorze dos estudos preencheram os critérios de inclusão. Foram identificadas intervenções de enfermagem para o empowerment na pessoa com diabetes: programas educacionais personalizados, programas de adesão e capacitação, suporte emocional e psicológico, treino de habilidades em autogestão e tomada de decisões partilhadas. Estas intervenções foram agrupadas em três grandes categorias: apoio emocional e motivacional; educação centrada na pessoa e promoção da autonomia e tomada de decisão. Conclusão: As intervenções para o empowerment na pessoa com diabetes contribuem para a educação, o apoio à autogestão da diabetes e a prevenção de complicações. Pelas lacunas do conhecimento nesta área permitiu identificar a necessidade de se desenvolverem estudos primários, como estudos longitudinais e definir programas de intervenção para a promoção do empowerment. Assim como, explorar a integração e o impacto de tecnologias de saúde como aplicativos móveis ou telenfermagem, para promover o empowerment na pessoa com diabetes.
- Prevenção de Infeção Associada ao Cateter Urinário na Pessoa em Situação Crítica: implementação de uma Prática Baseada na EvidênciaPublication . Andrade, CarlaO presente relatório de estágio decorre no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica II incluída no Mestrado em Enfermagem Médico–Cirúrgica na área de especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tendo como enfoque o desenvolvimento de comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tal como preconizado nos Regulamentos da Ordem dos Enfermeiros, nº429/2018 e nº 140/2019.Trata-se de um documento que reporta o percurso no âmbito do estágio enquadrado nesta unidade curricular. Neste documento coloca-se em evidência o desenvolvimento de competências, a caracterização dos contextos clínicos que fizeram parte deste estágio e os seus contributos para a obtenção de grau académico de mestre (2º ciclo de estudos) e, futuramente, para a obtenção do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem MédicoCirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, nos termos definidos pela Ordem dos Enfermeiros. A estrutura do documento encontra-se dividida em caracterização dos contextos clínicos, do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica e Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção de Controlo de Infeções e de Resistência antimicrobiana (GCL-PPCIRA), a elaboração de dois estudos de caso para cada um dos contextos clínicos e por fim a reflexão dos contributos para o desenvolvimento de competências. Com este trabalho foi possível desenvolver competências relacionadas com os contextos clínicos e pelos estudos de caso, sendo os temas pessoa com sépsis e pessoa com infeção por Clostridioides difficile, bem como expandir conhecimentos e prática clínica sobre a temática da prevenção de infeção associada ao cateter urinário na Pessoa em Situação Crítica, tendo por base as competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Este relatório reflete que o desenvolvimento de competências é um processo contínuo e em permanente atualização. Este percurso foi essencial a nível académico e profissional e que permitiu a aquisição de um conjunto de ferramentas que serão fundamentais na prática de cuidados de qualidade e excelência.
- Identificação de dano em veículos autónomos por medição de vibraçõesPublication . Ceia, Diogo Martins ; Sampaio, Rui Pedro Chegas; Policarpo, Hugo Filipe DinizA deteção de dano em estruturas tem sido tema de estudo para a comunidade científica nos últimos anos, e a identificação de dano com base em vibrações tornou-se um aspeto fundamental da manutenção preditiva e condicionada. A crescente complexidade das operações militares levou os países de todo o mundo a desenvolverem veículos não tripulados como uma solução estratégica para reduzir o risco humano, introduzindo necessidades ao nível da manutenção dos mesmos. A deteção de problemas numa fase inicial optimiza as reparações e reduz o tempo de inatividade, assegurando que este tipo de equipamento pode funcionar em condições severas. Esta dissertação tem como objetivo implementar vários métodos de deteção e localização de dano (desenvolvidos por diferentes autores) e avaliar a sua sensibilidade ao dano, utilizando dados obtidos numérica e experimentalmente. Recorrendo ao método dos elementos finitos, é modelada numericamente uma viga onde o dano é simulado pela redução parcial da espessura, permitindo obter a resposta dinâmica no domínio da frequência. Experimentalmente, são utilizados dados provenientes de trabalhos de outros autores (no caso da viga) e realizados ensaios com um LEO ROVER, com o objetivo de comprar os resultados obtidos para a viga e confirmar a sua aplicabilidade noutro tipo de estruturas.
- INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL, CONFIANÇA E DESEMPENHO PARA A EFICÁCIA DAS EQUIPAS DE TRABALHOPublication . Barros, Patrícia; Lopes , JoãoO presente estudo analisa a influência da cultura organizacional, da confiança grupal e do desempenho na eficácia das equipas de trabalho, considerando também, o papel das variáveis sociodemográficas. A cultura organizacional, entendida como o conjunto de valores, normas e práticas que orientam o comportamento nas organizações, é analisada com base no modelo dos valores contrastantes de Quinn (1983), que identifica quatro tipologias: apoio, inovação, regras e objetivos. A confiança grupal, definida como a crença na competência e no interesse positivo dos colegas, assume um papel mediador entre a cultura e o desempenho grupal, promovendo ambientes colaborativos. O objetivo geral do estudo visa analisar a influência da tipologia da cultura organizacional, da confiança grupal e do desempenho na eficácia das equipas de trabalho, em função de variáveis sociodemográficas. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as relações entre as diferentes tipologias culturais e os níveis de confiança grupal, bem como o impacto desta na qualidade, eficiência e coesão do desempenho. A amostra é composta por 150 participantes, dos quais 66 do sexo masculino e 84 do sexo feminino, com a média de idades em ambos os sexos de 37,4 anos. Para a recolha de dados foi utilizado um protocolo composto por: Questionário Sociodemográfico, FOCUS – First Organizational Climate and Culture Unified Survey (Ancona & Caldwell, 1992) e a Escala de Avaliação do Desempenho Grupal – Formas 1 e Forma 2 (adaptação portuguesa de Dimas, 2007). Escala Confiança nas equipas Measuring Trust in temans (Costa, A.C.,& Anderson, N.(2011) (Escala de confiança nas equipas Adaptação Portuguesa: Pais ,S.R. (2013) . A análise estatística foi realizada com o IBM SPSS Statistics (versão 28.01.10), recorrendo a estatística descritiva e inferencial. Os resultados sugerem que, as culturas orientadas para o apoio e inovação estão associadas a maiores níveis de confiança e melhor desempenho grupal. As variáveis sociodemográficas apresentaram efeitos moderadores nestas relações. Estes achados destacam a importância de promover culturas inclusivas e estratégias que favoreçam ambientes de confiança. Entre as limitações do estudo salientam-se a dimensão da amostra e as dificuldades na recolha de dados. Propõem-se futuras investigações: ampliar a amostra a diferentes setores de atividade; realizar estudos longitudinais para acompanhar a evolução das variáveis; incluir o estilo de liderança como possível moderador ou mediador.
