Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção psicoeducacional na adesão terapêutica da pessoa com sintomatologia depressiva: Desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem de saúde mental e psiquiátricaPublication . Ezequiel Armando Oliveira Domingos; Gonçalves, Maria LuísaAs perturbações depressivas e de ansiedade constituíram, em 2019, uma das principais causas de encargos globais em saúde, sendo a não adesão à terapêutica farmacológica um dos maiores obstáculos no tratamento das perturbações depressivas. Neste contexto, a psicoeducação consolidou-se como uma abordagem psicoterapêutica orientada para a promoção da literacia em saúde e otimização da adesão terapêutica. O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, teve como objetivo apresentar o percurso formativo realizado e evidenciar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria; bem como ilustrar a aquisição de competências de mestre, através da análise crítica e reflexiva da prática profissional. Os diferentes Ensinos Clínicos proporcionaram experiências que permitiram a aquisição e o desenvolvimento de competências fundamentais. Embora todas as competências previstas tenham sido trabalhadas, a promoção da adesão terapêutica, o reforço do autocuidado e a gestão dos efeitos adversos dos tratamentos foram objeto de maior desenvolvimento, por se articularem diretamente com o projeto de autoformação e por conseguinte com título deste relatório. A realização do mesmo, no âmbito do Módulo III, assinalou o culminar deste percurso académico cuja elaboração, recorreu a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, sustentada na evidência científica e nos referenciais normativos da profissão, nomeadamente o Regulamento nº 515/2018 da Ordem dos Enfermeiros e o referencial teórico de Hildegard Peplau. As intervenções realizadas promoveram o autoconhecimento, o desenvolvimento do juízo critico, a capacidade de tomada de decisão e otimizaram as competências técnicas e científicas, possibilitando a consolidação de uma prática baseada na evidência. Essas intervenções evidenciaram a aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto académico na prática clínica, contribuindo para a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem em saúde mental.
- Um estudo qualitativo para explorar tópicos sensíveis: Racismo e xenofobia sob a perspetiva dos polícias da PSPPublication . Lima, André Neves; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia; Guerra, LuísO presente estudo aborda a perceção dos polícias da Polícia de Segurança Pública (PSP) sobre os fenómenos do racismo e da xenofobia, bem como as suas opiniões sobre as abordagens institucionais para lidar com estas temáticas. Adotou-se uma metodologia qualitativa, com recurso à técnica de entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos junto de 14 polícias foram tratados através de análise de conteúdo, permitindo identificar categorias e indicadores que refletem as perceções, experiências e críticas dos participantes. Embora não se descrevam sistematicamente práticas discriminatórias diretas, as falas revelam a existência de uma consciência parcial, mas significativa, sobre manifestações de racismo e xenofobia na prática policial, sobretudo ao nível simbólico e relacional. Os resultados também apontam lacunas importantes na formação, nomeadamente quanto à falta de conteúdos práticos e desenvolvimento de competências pessoais, como a gestão emocional e relacional. Observa-se ainda uma disposição para o debate crítico e a valorização de propostas que promovam uma atuação mais alinhada com os Direitos Humanos. Apesar de a PSP não ser percebida como particularmente racista ou xenófoba, os polícias reconhecem que estes fenómenos existem na sociedade e que a sua intervenção exige um posicionamento exemplar. A investigação identifica a necessidade de reforçar o investimento em formação prática e crítica, promover uma cultura institucional mais reflexiva e incluir mecanismos que favoreçam o reconhecimento e o controlo dos próprios estereótipos.
- As novas substâncias psicoativas: Impacto social e atuação da PSPPublication . Calaça, Carlota Maria dos Santos; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia; Pimentel, António LourençoAs novas substâncias psicoativas (NSP), a sua circulação ilícita e os efeitos que provocam após consumo na saúde física e psicológica das pessoas, constitui atualmente uma realidade alvo de constante estudo, atualização e monitorização por parte de várias entidades europeias e internacionais com competência nestas matérias. Em Portugal o primeiro local onde se verificou um elevado consumo e consequentes efeitos nefastos destas substâncias foi a Região Autónoma da Madeira (RAM). A presente investigação pretendeu perceber de que forma é que a crescente presença do fenómeno impacta o sentimento de insegurança das pessoas na RAM, bem como, se constitui uma preocupação para as entidades que lidam diretamente com os efeitos do mesmo, onde se inclui a Polícia de Segurança Pública. Através de um estudo qualitativo realizaram-se 25 entrevistas semiestruturadas a quatro grupos profissionais, bombeiros, comerciantes, profissionais de saúde afetos ao serviço de urgência hospitalar e polícias. Os resultados indicam que o sentimento de insegurança aumentou na RAM devido ao aumento do consumo e tráfico de NSP, e que o fenómeno impacta fortemente o quotidiano dos grupos profissionais, que constantemente necessitam de adequar a sua forma de intervenção aos novos contextos que se impõem.
