Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- AI workflows in educationPublication . Allessi, Jeroen; Alves Lopes, António; Valero, Pedro
- O compromisso social das organizações culturais na educação dos jovens e o potencial das práticas artísticas participativasPublication . Rocha, Sheila Ferreira; Dias, Nelson Manuel dos SantosEste estudo analisa o compromisso social de 6 (seis) organizações culturais em Portugal na educação de jovens através das suas atividades artísticas. Ele investiga como essas organizações, localizadas em áreas urbanas e periféricas, implementam práticas participativas para promover um (des)envolvimento crítico-criativo da juventude. A pesquisa, utilizando uma abordagem qualitativa de estudos de caso, baseia-se em entrevistas com coordenadores e mediadores culturais, e análise de documentos institucionais. Os resultados revelam que, embora as organizações reconheçam a importância do compromisso social, a implementação de práticas participativas que podem contribuir para este objetivo enfrenta desafios. Um elemento essencial identificado é a relação entre mediadores, artistas profissionais e artistas não-profissionais (membros da comunidade) no processo artístico. Essa sinergia entre diferentes agentes é essencial para assegurar que as práticas sejam culturalmente relevantes e efetivas na construção da cidadania e da fruição criativa. O estudo conclui que a qualificação dos mediadores, a qualidade da participação e a monitorização do impacto social são elementos cruciais garantir a promoção de habilidades sociais no indivíduo e, posteriormente, na dimensão comunitária. A pesquisa contribui para o debate sobre a importância das organizações culturais na educação não formal e enfatiza a necessidade de adaptar as práticas artísticas às mudanças culturais, promovendo uma conexão mais profunda com o público jovem através de experiências criativas colaborativas, com linguagens transdisciplinares. Conclui-se que a cocrioação é essencial para fortalecer a vitalidade cultural e envolver comunidades de forma significativa
- Vigilância eletrónica no contexto da violência doméstica : perspetiva das vítimasPublication . Chagas, Cléopatra Ribeiro; Neves, Ana Cristina Sabino PestanaA violência doméstica é um fenómeno que transcende barreiras culturais e sociais, afetando as vítimas em várias dimensões, desde a segurança física até ao bem-estar emocional. A vigilância eletrónica apresenta-se como uma medida relevante para promover a proteção e reduzir o contacto com os agressores. Esta investigação tem como objetivo analisar a experiência, perceção e satisfação das vítimas de violência doméstica que estiveram sujeitas à medida de proibição de contactos com recurso à vigilância eletrónica. Os objetivos específicos incluem avaliar o grau de envolvimento e colaboração das vítimas na implementação desta medida, explorar a relação entre a experiência de violência sofrida e a sensação de segurança percecionada, e comparar as mudanças no quotidiano, bem-estar e qualidade de vida das vítimas. A amostra incluiu dados relativos a 795 vítimas de violência doméstica, cujos agressores estiveram em cumprimento de medida com vigilância eletrónica, entre os anos 2016-2022. Os dados foram recolhidos através do Questionário de Avaliação da Perspetiva da Vítima de Violência Doméstica, desenvolvido no âmbito do Projeto
- Sentimentos, preocupações e perspetivas de futuro das famílias com filhos/as com perturbação do desenvolvimento - histórias de vidaPublication . Baptista, Ana Rita dos Santos Lopes; Rosário, Carlos do; Mendes, ElisabeteEnquanto profissionais de educação, os professores convivem diariamente com famílias que vivem bem de perto a realidade das dificuldades de aprendizagem e também, em muitos casos, das perturbações do desenvolvimento. O contexto educativo é conhecido pelos professores enquanto agentes educadores, mas não está ao seu alcance o conhecimento de toda a realidade, que rodeia a perturbação do desenvolvimento no seio familiar. Parecem ser ainda desconhecidos alguns dos sentimentos, pensamentos, medos e reais necessidades que fazem parte destas famílias, que uma vez conhecidos, poderiam constituir meios facilitadores, em ambiente escolar, do processo de intervenção junto delas. Com a realização desta investigação pretendeu-se contribuir com testemunhos genuínos, as histórias de vida de quem vivencia a problemática da perturbação do desenvolvimento diariamente, para a compreensão dos sentimentos, preocupações, estratégias de adaptação e capacidade de resiliência dos pais, face a um acontecimento inesperado e possivelmente traumático, gerador de stress, angústia e ansiedade, que coloca a família em situação de vulnerabilidade e risco, exigindo reajustamentos individuais, familiares e sociais. O interesse científico deste estudo prende-se com a compreensão da experiência vivenciada pelas famílias de crianças com perturbação do desenvolvimento, conhecendo, em discurso direto, os seus sentimentos, as suas preocupações do presente e do futuro, as necessidades sentidas e as perspetivas das famílias com crianças com perturbações do desenvolvimento. Neste estudo participaram quatro famílias com uma característica em comum, a existência de um/a filho/a com perturbação do desenvolvimento, tendo sido elaborado um guião de entrevista e cada família foi convidada a contar a sua história de vida. Podemos concluir que na generalidade as famílias apresentam preocupações e perspetivas de futuro muito idênticas, embora cada uma delas tenha formas diferentes de reagir perante a perturbação do desenvolvimento que afeta o/a seu/sua filho/a.