Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Diástase abdominal e distância inter-retos. Efeito cumulativo do exercício na morfologia da parede abdominal femininaPublication . Santos, Ana Rita; Pascoal, Augusto GilIntrodução: A diástase dos retos abdominais (DRA) está associada a problemas como instabilidade postural e dor lombar. Exercícios abdominais são recomendados para reduzir a DRA, especialmente após o parto, mas há falta de consenso sobre os protocolos mais eficazes e poucos estudos analisam o impacto cumulativo do exercício na morfologia da parede abdominal. Objetivo: Comparar a distância inter-retos (DIR) em repouso e contração abdominal em mulheres nulíparas com diferentes níveis de atividade física (atletas, ativas e sedentárias), avaliando o efeito cumulativo do exercício na morfologia da linha alba. Metodologia: Estudo observacional transversal com amostra de conveniência, composta por mulheres nulíparas saudáveis, divididas em três grupos com diferentes níveis de intensidade de treino (BodyBuilder, n=15; Fitness, n=15; Controlo, n=15). A distância inter-retos (DIR) foi medida por ultrassonografia em duas localizações (2 cm, DIR-AB2; 5 cm, DIR-AB5) e em duas condições (repouso e contração abdominal, posição final do exercício curl-up). Os dados de DIR (AB2 e AB5) foram analisados separadamente por meio de ANCOVA de dois fatores para medidas repetidas, com a condição (repouso vs. contração) como fator intra-sujeito e o grupo (BodyBuilders, Fitness e Controle) como fator inter-sujeito. As covariáveis idade e IMC foram incluídas para controlar suas influências nos resultados, garantindo maior precisão na análise. Resultados: A análise de ANCOVA revelou que a variável condição (repouso vs. contração abdominal) não teve efeitos significativos na DIR em ambas as localizações. No entanto, os níveis de treino mostraram diferenças significativas na DIR em DIR-AB2 (p = 0,001) e DIR-AB5 (p < 0,001). O grupo BodyBuilders apresentou menor DIR em comparação com os outros grupos, com diferenças médias significativas em ambas as localizações de medição. Conclusões: Os resultados indicam que o treino de alta intensidade, característico do grupo BodyBuilders, está associado a menores valores de DIR nas duas localizações analisadas. Isso sugere maior coesão da parede abdominal em comparação com os outros grupos, destacando o potencial do treino intenso no fortalecimento da musculatura abdominal e redução da distância inter-retos.
- Rastreabilidade de dispositivos médicos no bloco operatório: Perceção dos enfermeiros perioperatóriosPublication . Bento, CarlaO presente relatório final de estágio enquadra-se no ciclo de estudos do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, área de especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, da Escola Superior Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, e tem como objetivo descrever a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e das competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. Na componente de estágio, desenvolvido numa Unidade de Cirurgia de Ambulatório, descreveu-se o percurso formativo e de aquisição de competências, com base numa análise crítico-reflexiva das experiências vividas, no sentido da prática avançada de enfermagem. Na componente de investigação, abordou-se a rastreabilidade de dispositivos médicos no bloco operatório. A investigação desenvolveu-se em duas fases. Na primeira, procedeu-se ao estudo metodológico de construção e validação (de conteúdo e semântica) de um questionário, realizada através de painel Delphi. Numa segunda fase, desenvolveu-se um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, recorrendo à aplicação do questionário desenvolvido, a enfermeiros perioperatórios. A análise de dados foi realizada com recurso ao programa informático Statistical Package for the Social Sciences recorrendo à análise estatística descritiva e inferencial. A versão inicial do questionário ficou constituída por 17 questões. Foram realizadas três rondas no painel Delphi, tendo resultado uma versão com 19 questões, as quais foram agrupadas em duas dimensões teóricas: conhecimento sobre rastreabilidade (11 itens) e perceção sobre as práticas de rastreabilidade (8 itens). Verificou-se robustez nos conhecimentos e nas práticas efetivas de rastreabilidade, traduzido num score global elevado do instrumento de medida.
- Gestão de conflitos na Educação pré-escolar - Um estudo com Educadoras de InfânciaPublication . Gago, Matilde; Ferreira, MarcoO estudo em questão foi desenvolvido como parte do relatório final de Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como objetivo investigar os métodos e estratégias utilizadas pelos educadores de infância na gestão de conflitos. O estudo visa identificar as melhores práticas para ajudar as crianças a resolver conflitos de forma autónoma. Além disso, explora-se o conceito de conflito, suas origens e as formas de mediação no contexto da educação infantil, destacando a importância do desenvolvimento socioemocional das crianças, essencial para a regulação de emoções. Optou-se por uma investigação do âmbito qualitativo onde o instrumento de recolha de dados foi uma entrevista semiestruturada realizada a dez educadoras de infância. Foi realizada uma análise temática dos dados apurados, sendo a informação organizada em quatro temas principais: 1. Ação da criança e da educadora; 2. Perceções sobre conflitos; 3. Métodos e estratégias de resolução de conflitos; 4. Aprendizagem socioemocional e desenvolvimento profissional. O estudo permitiu constatar a importância do diálogo e da relação pedagógica entre a educadora e as crianças como promotora de uma boa gestão de conflitos, bem como a necessidade de formação e desenvolvimento profissional nesta temática por parte das educadoras.
