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- Investigation Of The Mechanism Displacement Of The 3rd Phalanx And Orthopaedic Treatments For LaminitisPublication . Schackis, Agathe Valentine; Carolino, Renato Nuno PimentelA laminite permanece como uma das patologias mais enigmáticas e prevalentes em cavalos, exacerbada pela anatomia intrincada do casco e pelas inúmeras forças a que é submetido. O deslocamento da falange distal dentro do casco manifesta-se como rotação dorsal, deslocamento distal simétrico e deslocamento distal assimétrico. Apesar de anos de estudo sobre sua fisiopatologia, os investigadores continuam a deparar-se com descobertas contraditórias. Embora tenham sido utilizados vários modelos de indução, a compreensão dos mecanismos exatos continua a ser um desafio. No entanto, surgiu um consenso em torno de três modelos principais: laminite relacionada à sepsis (SRL), laminite dos membros de suporte (SLL) e laminite endocrinopática (EL), sendo esta última a mais prevalente. A radiografia desempenha um papel fundamental no diagnóstico, com avanços nas tradicionais vistas latero-mediais e passando também a incluir vistas horizontais dorsopalmares e dorsais obliques palmorodistais proximais a 45°. A relação entre veterinários e ferradores é crucial no contexto da laminite, o tratamento individual de cada paciente é um dos pontos-chave. Nos últimos anos, assistiu-se a um aumento da investigação sobre tratamentos mecânicos, que gradualmente suplantaram as modalidades mais antigas, enquanto os métodos de aparagem permaneceram praticamente inalterados. Os novos modelos de ferraduras, como as de carril oscilante, de biqueira enrolada, de apoio com sola de espuma (também conhecida como ferraduras “ultimate”) e moduláveis, termoplásticos, colados, com suporte de rã, oferecem promissoras oportunidades de intervenção.
- Vírus Do Nilo Ocidental No Oeste Da Europa E O Seu Impacto Nos EquídeosPublication . Bouniol, Salomé Camille; Carolino, Renato Nuno PimentelEsta revisão bibliográfica centra-se no impacto do vírus do Nilo Ocidental (VNO) nos países europeus, com especial destaque para Europa do Este. O VNO, transmitido por mosquitos, emergiu como uma ameaça crescente para a saúde pública nessas regiões. Este estudo permite reunir informações sobre a etiologia do VNO, os padrões epidemiológicos do vírus, os fatores ambientais que favorecem a sua propagação, as técnicas de diagnostico, bem como as consequências médicas e socioeconómicas das epidemias recorrentes. É realizada uma análise comparativa das abordagens nacionais de vigilância, prevenção e controlo do VNO para avaliar a eficácia das estratégias adotadas pela Europa. Em termos de prevenção e controlo, diversas abordagens foram discutidas, como a vacinação, disponível apenas para cavalos, o que contribuiu para o aprofundamento de outras metodologias de prevenção não vacinais, tais como o controlo de vetores, a vigilância epidemiológica e a sensibilização do público. No entanto, a implementação bem-sucedida destas estratégias enfrenta diversos desafios, nomeadamente a resistência aos inseticidas e a complexidade dos ecossistemas envolvidos no ciclo de transmissão. Por fim, esta revisão sublinhou a importância crucial de compreender e gerir o VNO, tendo em conta os seus aspetos epidemiológicos, patogénicos, ecológicos e sociais. Esforços coordenados a nível mundial são necessários para enfrentar os desafios colocados pelo VNO.
- Projeto e construção de centrais térmicas a biomassaPublication . Agante, Nelson Ferreira; Vaz, Gilberto CordeiroO presente relatório consiste num documento final de curso, no qual é exposto não só todo o tipo de atividades desenvolvidas como todos os conhecimentos adquiridos na empresa Ambitermo. Este mesmo estágio é apresentado no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, área de especialização em Projeto, Instalação e Manutenção de sistemas Térmicos, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, para obtenção do grau de Mestre nesta área.Ao longo de todo o estágio, o aluno participou em diversas atividades da empresa e passou por vários departamentos, destacando-se os departamentos de projeto, de assistência técnica e de orçamentação.O aluno teve oportunidade de participar em todos os estágios de conceção de um gerador de vapor a biomassa, nos quais se destacam a proposta e orçamentação, dimensionamento térmico e de fluidos, dimensionamento mecânico e comissionamento, com especial relevância na escolha de válvulas e instrumentação. A experiência e conhecimentos adquiridos no projeto e construção deste tipo de geradores de vapor serão expostos no presente relatório.
- A experiência do cliente em hotéis pet friendly: fatores que influenciam na sua satisfaçãoPublication . Penso, Inês Caseiro; Borges, Ana PaulaA domesticação dos animais tem experienciado um aumento contínuo ao longo dos anos, assumindo novas proporções no meio familiar. Atualmente, os animais não são apenas animais de companhia ou utilizados para fins de caça, estes assumem um papel vital nas famílias, integrando-as por completo. Como o setor do turismo e da hotelaria estão em constante evolução, surgem novos conceitos que revitalizam a área, como é o caso do pet friendly. Com a presente dissertação, pretende-se a abordar o conceito pet friendly na vertente hoteleira, procurando identificar os fatores que mais contribuem para a satisfação dos clientes, nomeadamente os donos dos animais de estimação, quando estes se hospedam em hotéis que aceitam animais de estimação, conhecidos como os hotéis pet friendly. Para esta investigação recorreu-se a uma metodologia qualitativa que, através das entrevistas em profundidade, permitiu perceber como os fatores do preço, do design do serviço, das evidências físicas e o apoio ao cliente contribuem para a satisfação do cliente, promovendo uma melhor experiência. Através deste estudo, é possível identificar que o conforto e qualidade dos serviços são essenciais para que os donos dos animais de estimação se sintam satisfeitos, promovendo uma melhor experiência durante a sua hospedagem. A isenção de taxas e a livre circulação são fatores determinantes na satisfação dos clientes. Assim, estamos perante um segmento recente que exige, por parte do setor hoteleiro pet friendly, um elevado rigor e conhecimento deste conceito, de modo a promover uma experiência o mais satisfatória possível para o cliente.
- Desafios na implementação de estratégias de marketing digital por pequenas e médias empresas: um olhar sobre a TOP UP LDAPublication . Gopalgy, Fáyad Cassamo; Borges, Ana PaulaEsta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas (PMEs) na implementação de estratégias de marketing digital, com foco na Top Up Lda. A motivação para este estudo surgiu a partir da observação da queda da visibilidade da marca Top Up Lda no mercado, especialmente após a entrada de um novo concorrente, a Recarga Aki. Para alcançar os objetivos propostos, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com três colaboradores da Top Up Lda. A análise de conteúdo, baseada em Bardin (2016) e outros autores, foi utilizada para interpretar os dados coletados. Os resultados revelam que a Top Up Lda enfrenta desafios significativos na implementação de estratégias de marketing digital, incluindo restrições financeiras, falta de expertise em marketing digital e resistência à mudança organizacional. Além disso, a empresa não possui um departamento de marketing dedicado, o que limita sua capacidade de desenvolver e executar estratégias eficazes de marketing digital. As conclusões desta pesquisa sugerem a necessidade urgente da Top Up Lda de criar um departamento de marketing, contratar profissionais qualificados e aprimorar sua presença online. Recomenda-se a melhoria do website da empresa e a criação de páginas corporativas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, para se comunicar melhor com o público-alvo e impulsionar as iniciativas de promoção e vendas. Esta pesquisa não só beneficia a Top Up Lda, mas também outras PMEs, fornecendo um modelo de análise e estratégias que podem ser adaptados a diferentes contextos empresariais, promovendo assim um melhor desempenho no ambiente digital.
- Geração Z: comportamento de compra do turista na escolha do destino, hospedagem e atividades a realizarPublication . Inglês Martins Pedro, Margarida; Borges, Ana PaulaCom o aumento das deslocações turísticas pós período pandémico, não só a nível nacional, mas também a nível internacional, é de elevada importância a compreensão dos diferentes componentes que constituem uma viagem e como cada uma delas é importante. A geração Z, devido aos seus hábitos de consumo e às especificidades do ambiente onde cresceram, apresentam um comportamento diferenciado em muitas áreas, sendo o turismo uma dessas áreas. A problemática de estudo passa pela compreensão do comportamento da geração Z aplicada ao turismo, neste caso, por entender como é que a mesma geração se comporta na escolha do destino, da hospedagem e das atividades e como é que os seus valores e comportamentos como turistas influencia cada uma das escolhas nestes momentos. No decorrer da presente dissertação, serão abordados os variados conceitos que se relacionam com a problemática em estudo, sendo as mesmas: comportamento de compra, seguido de um conceito sobre turismo, assim como tendências do turismo observadas no ano de 2023 e 2024 e por fim, a caracterização da Geração Z e as suas motivações para viajar e a sua forma de escolher as temáticas anteriormente mencionadas. Através da metodologia de investigação e recolha de dados primários por via de questionário e entrevistas, foi possível aferir que cada vez mais é possível observar um aumento da tendência desta geração para se conectarem e conhecerem a cultura local dos destinos onde viajam, valorizando a gastronomia e a segurança, assim como atividades relacionadas com história e cultura.
- Os paradoxos da personalização do marketing digital: uma análise comparativa entre geraçõesPublication . Santos, Bárbara; Borges, AnaEsta dissertação de mestrado analisa o crescente recurso a bloqueadores de anúncios e navegadores privados por parte dos consumidores de diferentes gerações, investigando o impacto da teoria do cálculo da privacidade. Pretende preencher lacunas na literatura ao integrar a dimensão do envolvimento da marca pelo cliente no modelo de McKee et al. (2023), e avalia os comportamentos dos consumidores em relação ao marketing digital personalizado e não personalizado, tendo em conta dois paradoxos da personalização: privacidade-benefícios e prevenção-aborrecimento. A metodologia incluiu a recolha de dados através de fontes secundárias e de um questionário online, com 406 respostas válidas. A análise quantitativa utilizou estatística descritiva, análise fatorial exploratória e confirmatória, revelando uma predominância masculina na amostra, com a maioria pertencente à geração Z. As análises demonstraram que as preocupações com privacidade variam entre gerações, com a geração Y mostrando maior preocupação, enquanto os benefícios percebidos da personalização não diferem significativamente. Não foram encontradas diferenças significativas em termos de aborrecimento causado pelas marcas, nem no marketing não personalizado e na prevenção associada às marcas. No entanto, o envolvimento do cliente com a marca variou, sendo mais elevado na geração Z. A discussão destaca a importância de estratégias de marketing sensíveis à privacidade e personalizadas, tendo em conta as diferenças entre as gerações. Reconhecem-se as limitações do estudo, como a amostra restrita e a natureza exclusivamente online da pesquisa, sugerindo-se para futuras investigações amostras mais amplas e métodos de recolha de dados complementares.
- Práticas seguras na utilização da medicação em enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Balancho, Patrícia Isabel Serrano; Cruz, Maria Dulce Damas daAs boas práticas e a segurança do doente são um tema que tem suscitado interesse por parte de várias organizações em todo o mundo. Em Portugal, a Direção Geral de Saúde desenvolveu o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020. Uma das consequências das más práticas na utilização da medicação é o erro terapêutico, que é mais grave e mais frequente em Pediatria. Foi desenvolvido um projeto de estágio, utilizando a metodologia de trabalho de projeto, que foi aplicado em todos os locais de estágio, desde os cuidados de saúde primários até aos cuidados hospitalares, cujo objetivo foi aumentar a segurança na utilização da medicação em Pediatria. Através da elaboração do projeto procurou-se sensibilizar tanto as equipas de enfermagem bem como os pais/cuidadores da população em idade pediátrica para adquirirem e desenvolverem boas práticas na utilização segura da medicação em pediatria.