Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Preparação de membranas eletrofiadas para regeneração da pelePublication . Lemos, João Pedro Rama; Moura, Maria José Capelas deO objetivo principal do presente estudo prende-se com a preparação e caracterização de membranas fibrosas, poliméricas, produzidas por electrospinning, para aplicação em regeneração da pele.Mais especificamente, foram produzidos três tipos de membranas poliméricas: membranas produzidas apenas com policaprolactona, designadas Tipo I, membranas compósitas, produzidas com uma mistura de policaprolactona e acetato de celulose (percentagem mássica de policaprolactona de 78%), designadas Tipo II, e membranas assimétricas, com uma camada base constituída apenas por policaprolactona e a segunda camada pela mistura policaprolactona e acetato de celulose previamente referida, designadas Tipo III.Estas matrizes destinam-se não só a proteger a ferida, mas também devem favorecer a regeneração da pele, bem como evitar processos de infeção bacteriana por via da libertação de um fármaco antimicrobiano – o diacetato de clorexidina, incorporado nas membranas assimétricas (Tipo III).Depois de preparadas, as matrizes foram caraterizadas a nível físico-químico, morfológico, térmico e biológico. Para tal foram usadas técnicas como a Espetroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier com Reflexão Total Atenuada (FTIR-ATR), a Análise Termogravimétrica (TGA), e foram realizados estudos de medição de ângulos de contacto dinâmicos, de determinação da capacidade de absorção de água (swelling), de degradação em meio aquoso e por fim estudos de libertação do diacetato de clorexidina. No que respeita a estudos de carácter biológico, foi também avaliada a citocompatibilidade das matrizes poliméricas bem como a sua atividade antimicrobiana com recurso a duas estirpes distintas de bactérias (E. coli e S. aureus).A análise de FTIR-ATR comprovou a presença dos polímeros e as suas bandas características. Na análise termogravimétrica verificou-se que as membranas são termicamente estáveis. Os testes de ângulo de contacto indicaram um perfil hidrofóbico de todas as membranas. A avaliação da capacidade de absorção indicou que o volume das membranas não variou significativamente. Os estudos de perda de massa indicaram que as membranas são estáveis e não sofrem grandes perdas de material. Os estudos de atividade antimicrobiana mostraram, como esperado, que o fármaco inibiu a colonização das bactérias E. coli e S. aureus. Os testes de biocompatibilidade indicaram que as membranas são biocompatíveis. Por fim, nos estudos de libertação verificou-se que é possível libertar quase a totalidade de fármaco incorporado na membrana e existe uma predominância desta libertação nas primeiras 48 horas. O presente estudo demonstrou que as membranas produzidas pelo processo de electrospinning possuem as propriedades adequadas para serem aplicadas em feridas cutâneas
- Relatório sobre o programa, os conteúdos e os métodos de ensino da Unidade Curricular Auditoria Financeira e SupervisãoPublication . Pinho, Carlos Pedro Ramos dos SantosO presente documento desenvolve o plano curricular de uma Unidade Curricular (UC) na área da Gestão denominada Auditoria Financeira e Supervisão, apresentado na Universidade Europeia, com vista à obtenção do título académico de Agregado em Gestão, de acordo a alínea b) do número 2, do artigo 8º do Decreto-Lei nº 239/2007, de 19 de junho, e cumprindo o disposto no ponto 2.1., do artigo 4º, do Regulamento Reg-O17 /V00, Regulamento e Procedimentos das Provas de Agregação da Universidade Europeia, de 18 de março de 2019. Este relatório visa apresentar os (i) objetivos de aprendizagem, os (ii) conteúdos programáticos, as (iii) metodologias de ensino, o (iv) processo de avaliação de competências e (v) a bibliografia principal e demais recursos da UC Auditoria Financeira e Supervisão, como disciplina optativa a criar no âmbito do Mestrado em Gestão – Online, lecionada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A potencial criação desta UC optativa que se insere no ramo das Finanças Empresariais, alargaria o leque de empregabilidade dos alunos, na medida em que introduz e desenvolve o papel da auditoria financeira no âmbito das Ciências de Gestão Empresarial. A UC optativa agora proposta, alargando o leque das matérias em gestão empresarial do Mestrado em Gestão – Online, permitirá aos alunos adquirir sólidos conhecimentos e competências em matérias relacionadas com a Auditoria Financeira, o contexto em que a mesma se desenvolve, as principais técnicas associadas ao processo de auditoria e, bem assim, o sistema regulatório e de supervisão que vigora na atualidade, com o objetivo final de reforçar a credibilidade dos utilizadores de informação financeira e não financeira prestada pelas Entidades.
- Planear o pós-parto para uma experiência positivaPublication . Sendas, Mónica Alexandra Juvandes Vaz; Freitas, Maria João Baptista dos SantosO presente Relatório pretende refletir o percurso de aprendizagem para o desenvolvimento e aquisição das competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. O período pós-parto é um período crítico e desafiante, que implica adaptação ao novo papel maternal e às alterações físicas e psicológicas que ocorrem na mulher. Os cuidados neste período, centram-se no recém-nascido e não na puérpera, dificultando a aquisição desse papel. Assume especial relevância preparar melhor as famílias para uma experiência positiva do pós-parto. Para promover uma experiência de pós-parto positiva é necessário antecipar necessidades e dificuldades, planeando estratégias e soluções para lidar com as mesmas. Assim, desenvolveu-se um estudo Investigação-ação que englobou as fases: Planeamento, Ação, Monitorização e Avaliação. No Planeamento, efetuou-se a revisão da literatura com recurso à scoping review, segundo as orientações do The Joanna Briggs Institute (2020), mapeando a evidência científica existente sobre as necessidades da mulher no período pós-parto para construir o instrumento “Plano de Pós-parto” (PPP), assim como três instrumentos de colheita de dados. Na Ação, 30 participantes aceitaram participar no estudo e utilizaram o PPP para planearem o seu pós-parto. Na Monitorização, aplicando um questionário, supervisionou-se a implementação do PPP e na Avaliação colheram-se dados para caraterizar a experiência de pós-parto, avaliar os contributos do PPP para a experiência de pós-parto e recolher contributos para aprimorar o PPP. Os resultados obtidos evidenciam que o PPP possibilita o acesso à informação necessária sobre o período pós-parto, promove a reflexão e identificação de estratégias para a resolução de possíveis problemas e a nomeação de uma rede de suporte eficaz. O PPP revelou-se um instrumento adequado para responder às necessidades da mulher neste período, nomeadamente cuidados, suporte, partilha e preparar o período pósparto, contribuindo para a satisfação com a experiência de pós-parto e para uma experiência positiva.
