Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Understanding the Complexities of Leadership and Intersectionality in Women in Tourism Research: A Conceptual AnalysisPublication . Batista, Daylin Llanes; Solís, Elizabeth Castro; Aguilar, Víctor Oliva; Gomez, Maria OrtizResearch on women in leadership within the tourism sector has spanned several decades. However, much of this inquiry has narrowly focused on the experiences of white, middle-class women, inadvertently sidelining the leadership narratives of women from diverse backgrounds. This study adopts an intersectional lens to explore the intricate dynamics of women's leadership roles in tourism. Intersectionality theory, which acknowledges the complex interplay of social identities such as race, ethnicity, gender, sexuality, and class, serves as a pivotal framework for understanding these multifaceted experiences. Through an examination of the relational dynamics within leadership constructs, this conceptual study delves into how intersecting identities shape individual experiences. The study emphasizes the need for a more expansive conceptualization of gender in leadership analysis within the tourism sector. By integrating intersectionality theory, researchers can gain deeper insights into the diverse experiences of women in leadership positions. Moreover, applying an intersectional perspective to women in leadership tourism research illuminates the unique challenges faced by women from marginalized backgrounds, thus fostering a more inclusive understanding of leadership in the tourism industry.
- Compreender a influência do customer experience na fidelização de subscritores nas plataformas de streaming: o caso OPTO, SICPublication . Pereira, Helena Sofia Abreu; Mena, RicardoAtualmente, mais de 70% dos utilizadores OPTO situam-se na faixa etária compreendida entre os 18 e os 35 anos. Jovens, nascidos na era tecnológica, onde a Internet é um conceito chave pela abrangência, rapidez e facilidade de busca e de acesso. Uma faixa etária que valoriza o poder de escolha e a possibilidade de personalização dos conteúdos que assiste, de quando assiste e da forma como assiste. Uma geração que, pelo mesmo motivo, se torna volátil e de difícil compromisso e fidelidade com a marca. Captar clientes e fideliza-los só é possível quando há uma envolvência, uma relação, uma experiência. De igual modo, as expectativas dos consumidores são moldadas de acordo com o que vivenciam com uma empresa e, assim sendo, torna-se necessário que as empresas criem, de forma constante, experiências positivas e de valor agregado aos seus clientes. Assim, e com o objetivo de responder e ser o mote de partida à resolução de um problema organizacional, o objetivo geral desta investigação é compreender a influência do customer experience na fidelização de subscritores das plataformas de streaming de forma A investigação começa por uma abordagem teórica onde são explorados vários temas que são considerados essenciais para a perceção da importância do customer experience na fidelização de subscritores de plataformas de streaming. Desta forma, destacam-se temas como o customer journey, o customer experience, a fidelização, a convergência entre televisão e os meios digitais e a contextualização do streaming ao nível nacional e internacional. Após a abordagem teórica, e de forma a responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem qualitativa, através de uma sessão de focus groups, com um total de 10 participantes, onde foi possível recolher dados que permitiram responder ao objetivo principal da investigação. Os resultados obtidos permitem concluir que a experiência do consumidor influência, de facto, a fidelização de subscritores nas plataformas de streaming.
- Plano de marketing estratégico para o lançamento da marca de luxo: Equibrillante, em Portugal 2024-2028Publication . Salgado, Inês de Oliveira Teixeira; Mena, RicardoO presente projeto profissional, tem como principal propósito desenvolver um plano de marketing para o lançamento da marca de luxo equestre Equibrillante. Para tal, foi desenvolvido um objetivo geral e quatro objetivos específicos. De forma a ser possível responder aos objetivos, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, este dividido em subtemas para que seja possível uma melhor compreensão sobre o fenómeno estudado e analisado. Assim, a revisão da literatura divide-se nos seguintes temas: no luxo, na marca, nomeadamente marcas de luxo, nas perceções de valor de luxo do consumidor e as motivações para o seu consumo, e por último, no comportamento do consumidor de luxo interligada com o comportamento do consumidor de produtos para o desporto de alta competição. De modo que este trabalho consiga atingir as metas propostas, depois da revisão da literatura, na terceira parte, será apresentada e justificada a metodologia de estudo para este tema de investigação, dando realce aos métodos e técnicas utilizados na recolha de dados. No quarto capítulo, serão analisados os dados recolhidos das entrevistas. De seguida, será estudado o meio envolvente, seguido de uma análise interna, incluindo uma análise SWOT. De forma a consolidar tudo o que foi analisado antes, será elaborado um plano de ação de estratégias de marketing, um marketing mix, um plano de ações e o modo de avaliação e controlo do mesmo. Por último, no capítulo final, serão evidenciadas as principais conclusões, as implicações e limitações, como também sugestões para futuros projetos.
- Atmosfera de loja e decisões de compra: comparação entre perfis de consumidoresPublication . Fonseca, Maria Francisca Freitas Alves Pinto da; Salomão, MiriamO objetivo deste estudo é investigar se a atmosfera de loja impacta a decisão de compra e consequentemente a intenção de recomendação, tanto da geração X, como da geração Z, mas também se impacta as pessoas que utilizam o seu próprio dinheiro, bem como que necessitam de recursos de outros para efetivarem a sua compra. Neste sentido, foram desenvolvidas 8 hipóteses para identificar os fatores pertencentes à atmosfera de loja, que conduzem à decisão de compra e, por consequência cada etapa da decisão de compra leva à intenção de recomendação. As dimensões foram estimadas com base nos dados provenientes do questionário, que gerou um total de 198 respostas válidas. Para a análise dos resultados, foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) e executada no software SmartPLS4. O programa mostrou que os resultados desta investigação foram aceites quer na confiabilidade, como na validade. Os resultados obtidos indicaram que o impacto da atmosfera de loja não é significativo na decisão de compra, mas o impacto da decisão de compra é significativo na intenção de recomendação. Ainda assim, os resultados apontam que o efeito é diferente no caso da geração Z e das compras com recursos próprios. Deste modo, o presente estudo apoiará os gestores no momento de decidir qual a melhor estratégia a adotar em função de cada tipo de cliente (idade ou tipo de recursos utilizados) e da forma como este age, projetando ambientes que os satisfaçam, fazendo com que estes implementem novas estratégias associadas a atmosfera de loja como meio para a decisão de compra e de recomendação, para que consigam aumentar a sua visibilidade e possivelmente as vendas, acrescentando valor aos produtos vendidos e serviços prestados.