Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-25"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Inibição de Daphnias spp. em Estações de Tratamento de Água Residual utilizando um Sistema de Lamas AtivadasPublication . Esperanço, Pedro Simão Feijó Namora; Rodrigues, Carla Margarida MarquesA gestão sustentável dos recursos hídricos depende do bom funcionamento das estações de tratamento de águas residuais. De forma a atingirem os limites impostos por lei, em Portugal, regidos pelo Decreto Lei 152/97, de 19 de junho, publicado no Diário da República nº139/1997, as ETAR têm que garantir que diversos parâmetros no descarte de águas residuais tratadas, como a Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO), a Carência Química de Oxigénio (CQO) e os sólidos em suspensão (SS) estão abaixo dos valores limite de emissão. No entanto, há ocorrências que comprometem o funcionamento do sistema de tratamento de águas residuais e consequentemente a qualidade do efluente final. No caso do presente trabalho, houve a ocorrência de um microcrustâceo nos decantadores secundários da ETAR de Fátima, que devido á sua mobilidade e grande propagação, comprometeu não só a qualidade do efluente tratado, como também dos processos a jusante do decantador. Dessa forma, pretendeu-se estudar formas de inibir a presença destes organismos no decantador. Para o desenvolvimento do trabalho instalou-se um reator biológico piloto, com o objetivo de replicar o meio de desenvolvimento das Daphnia spp. Que foi monitorizado em termos de diversos parâmetros imediatos (pH, oxigénio dissolvido, potencial oxidação-redução, temperatura, condutividade e sólidos totais dissolvidos) e parâmetros analíticos (CBO, CQO, sólidos totais e em suspensão, azoto total kjeldahl e fósforo). Após a estabilização do reator procedeu-se a ensaios de toxicidade utilizando o hipoclorito de sódio como agente tóxico nos dafniídeos, em que se utilizaram diferentes concentrações (0,76 mg/L, 1,22 mg/L, 1,95 mg/L, 3,125 mg/L e 5 mg/L) obtidas a partir da diluição do hipoclorito de sódio em clarificado e em licor misto do reator piloto e se observou a mortalidade dos indivíduos ao longo de 96h.Foi possível observar taxas de 100% de mortalidade utilizando as concentrações de 3,125 mg/L e 5 mg/L em clarificado, mas um menor sucesso no licor misto, devido a uma maior complexidade do meio como a presença de matéria orgânica e microrganismos que para além de servir como fonte de alimento dos dafniídeos reagem com o hipoclorito de sódio. Determinou-se com sucesso a DL50 para a população de Daphnia spp. em clarificado (1,795 mg/L). Conclui-se que as Daphnia spp. possuem um elevado grau de sensibilidade ao hipoclorito de sódio, mas devido a diversidade da população bem como as características do meio em que se desenvolvem, será necessário utilizar concentrações mais elevadas e uma aplicação continuada para se conseguir erradicar a população nos decantadores.
- Tornar-se enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação crítica: Um percurso de aquisição de competências do extra-hospitalar aos cuidados intensivosPublication . Rodrigues, Rúben Duarte Nóbrega; Pimenta, NoéliaO presente relatório de estágio surge no âmbito do 5º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, cuja apresentação e discussão pública visam a obtenção do título de especialista e grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O relatório evidencia o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; demonstra o desenvolvimento do pensamento crítico na abordagem à Pessoa em Situação Crítica nos diferentes contextos da prática e evidencia o desenvolvimento de competências de Mestre de acordo com o Decreto-Lei nº 65/2018. Para a consecução destes objetivos foi fundamental a realização do Ensino Clínico I – Serviço Urgência Polivalente no Hospital Dr. Nélio Mendonça; Ensino Clínico II na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça assim como o módulo I da Unidade Curricular Estágio com Relatório; módulo II (opção) no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto e em contexto extra-hospitalar no Instituto Nacional de Emergência Médica. A minha área de opção incide na abordagem à Pessoa em Situação Crítica em contexto extra-hospitalar até a assistência na sala de emergência, no sentido de desenvolver competências nestas áreas do cuidar. Assegurando um atendimento de qualidade e efetivo em contexto urgente e emergente à Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a continuidade dos cuidados prestados desde o ambiente extra-hospitalar até à sala de emergência e cuidados intensivos. Como resultados de aprendizagem evidencio o desenvolvimento de competências no cuidar da pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; no dinamizar a resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a Antimicrobianos. A metodologia utilizada é a descritiva, analítica e crítico-reflexiva, recorrendo à evidência científica atual e situações experienciadas durante o percurso efetuado ao longo dos ensinos clínicos.
- O desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa em situação neurocrítica: Da sala de emergência aos cuidados intensivosPublication . Pereira, Ana Sofia Fernandes; Santos, Maria LuísaO presente relatório surge no âmbito do 5º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, no ano letivo 2021-2022 e a sua elaboração e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Tendo pressuposto a análise e reflexão fundamentada das experiências e atividades vivenciadas ao longo dos ensinos clínicos, demonstra o percurso para o desenvolvimento e consolidação de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica, assim como as competências de mestre emergentes, com especial enfoque no cuidar da pessoa em situação neurocrítica. Enfatiza assim os processos de ensino aprendizagem associados ao Ensino Clínico I, que decorreu no Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça, ao Ensino Clínico II e Estágio com Relatório, Módulo 1, realizados na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça, bem como, ao Módulo 2 do Estágio com Relatório - Opção Clínica, ocorrido na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Universitário do Porto. O processo reflexivo sobre a prática de enfermagem na abordagem da pessoa em situação neurocrítica, insurge-se pela necessidade de criação de linhas de pensamento e sistematização para a profissão com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada na evidência científica que incorpora as melhores práticas e os referenciais da profissão. Organizado em três capítulos, enfatiza, no primeiro e segundo capítulos, o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista nos seus quatro domínios de intervenção (Regulamento nº140/2019), competências específicas no cuidar da pessoa em situação crítica (Regulamento nº429/2018) em particular, o cuidado da pessoa, família a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência neurocrítia. No terceiro capítulo, o cuidado especializado face à complexidade da situação e à necessidade de respostas adequadas em tempo útil das pessoas a vivenciar situações de afeção neurocrítia, de um modo sistematizado serve de mote para a demonstração das competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica adquiridas neste percurso formativo.
- Exercício físico no doente renal crónico em hemodiálisePublication . Castro, Stephanie Morais; Cristóvão, António Filipe Amaral de JesusA doença renal crónica tornou-se num problema de saúde pública em todo o mundo, afetando cerca de 10% da população, morrendo milhões de pessoas todos os anos. É importante a sua deteção precoce com o objetivo de se aumentar a esperança média de vida com base nas opções terapêuticas existentes. A evolução da doença é lenta e muitas vezes não se manifesta e por vezes os sintomas surgem nos últimos estagios da doença. A doença renal crónica é descrita como as alterações na estrutura ou função renal durante no mínimo três meses. Existe uma perda progressiva e irreversível da função renal em que se inicia uma observação da diminuição da taxa filtração glomerular de 60 ml/min/1,73m2 e/ou uma presença de albumina-creatinina na urina superior ou igual a 30mg/g. Nos primeiros quatro estágios procede-se a um tratamento conservador que visa retardar a progressão da doença e no último estágio, o doente inicia terapia da substituição da função renal com o objetivo de se obter as condições para a sobrevivência do doente. Em Portugal, os dados da SPN de 2021 publicados em 2022 revelam uma prevalência de 2064 pmp, correspondendo a 21357 doentes (doentes em HD, DP, TR e TMC). A maioria dos doentes são sedentários, pela idade avançada, com comorbilidades, pela realização do tratamento, originando um catabolismo acrescido e verificando-se uma deterioração do sistema músculo-esquelético resultando em dificuldades na mobilidade. Estes doentes também apresentam alterações nutricionais que originam perda de massa muscular e fraqueza. Todos estes problemas provocam alterações nas atividades de vida diária dos doentes como consequência existe uma diminuição da sua independência, afetando tanto a sua vida pessoal como profissional. A realização do exercício físico pelo doente renal crónico acarreta imensos benefícios, tais como redução da atrofia muscular, melhoraria da capacidade aeróbia e com isso melhora a tolerância ao esforço. Nestes doentes evidencia-se, uma melhoria nos níveis de pressão arterial, no controlo da diabetes, da saúde mental (verifica-se menos ansiedade e stress), menor risco de desequilíbrio e de quedas e uma melhoria na eficácia dialítica. O desenvolvimento deste relatório teve como objetivo a menção das atividades desenvolvidas para aquisição das competências de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ao longo do 3º semestre curricular do 13º Curso de Pós-Licenciatura e Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, área de intervenção de Enfermagem Nefrológica. Foram relatadas as atividades 5 desenvolvidas no contexto de estágio no cuidado ao doente renal crónico em terapia de substituição da função renal e a pesquisa por Revisão Scoping com o tema: Exercício físico no doente renal crónico em hemodiálise - intervenções de enfermagem, com o seguimento das normas de Joanna Briggs Institute, com o objetivo de se desenvolver uma intervenção de enfermagem na promoção da saúde do doente.
- Instalações técnicas de sistemas AVACPublication . Capitolino, Miguel João Chumbo; Vaz, Gilberto CordeiroPara a conclusão do Mestrado em Engenharia Mecânica na área de Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos, no segundo ano, cabe ao aluno selecionar uma das três hipóteses como trabalho final: Dissertação, Projeto ou Estágio. De modo a obter contacto com o mundo do trabalho a escolha passou pelo Estágio na empresa Airking, Instalações Técnicas, Lda. Iniciando o seu percurso no departamento de compras, passando pelo acompanhamento da direção de obra e da produção, vários trabalhos foram propostos de maneira a satisfazer as necessidades da empresa. O aluno teve a oportunidade de participar em várias formações na área da instalação AVAC, desde sistemas solares térmicos a bombas de calor, passando por equipamentos terminais como ventiloconvectores e pavimento radiante.O aluno participou em diversas etapas no processo de análise execução de projetos de instalações térmicas, hidráulicas e de ventilação, tais como: levantamento de dados, dimensionamento, cálculo, desenho e acompanhamento na obra permitindo alargar os seus conhecimentos e colocá-los em prática. Neste relatório apresenta-se mais detalhadamente um projeto conceção/construção que o aluno teve oportunidade de acompanhar durante o período de estágio. Para a climatização de um espaço de refeitório e balneário de um edifício localizado no sul do país, bem como o projeto de um sistema de produção de águas quente sanitárias (AQS) o qual abastece zona de balneários e pontos de água na cozinha.
- Piómetra na Cadela e na GataPublication . Maia, Sara Inês MendonçaA piómetra é uma patologia uterina de grande relevância na medicina veterinária, sendo uma das principais causas de intervenção cirúrgica em cadelas e gatas não esterilizadas. Caracteriza-se pelo acúmulo de conteúdo purulento no útero, resultando de alterações hormonais e infeções bacterianas, com potencial para causar sépsis e falência orgânica se não tratada atempadamente. O diagnóstico precoce é essencial e baseia-se na anamnese, exame físico e exames complementares, como análises sanguíneas laboratoriais e exames imagiológicos, que são fundamentais para a confirmação e diferenciação de outras patologias uterinas. O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular do curso de Enfermagem Veterinária da Escola Superior de Biociências de Elvas. O estágio foi realizado na Clínica Veterinária de Boliqueime, no Algarve, com a duração de cinco meses. Durante este período, foram acompanhadas diversas atividades relacionadas com a prática clínica, com destaque para o acompanhamento de três casos clínicos de piómetra: piómetra fechada em cadela, piómetra fechada em gata e piómetra aberta em cadela. A aluna participou em atividades como monitorização anestésica, interpretação de exames complementares e assistência cirúrgica em ovariohisterectomias, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos. O estágio permitiu consolidar competências técnicas e identificar áreas de melhoria, como a necessidade de formações adicionais em anestesia e monitorização de pacientes críticos. Além disso, foram observadas oportunidades de melhoria no processo clínico, como a gestão de insumos essenciais e a criação de espaços para isolamento de animais com patologias infetocontagiosas. O estágio possibilitou que a aluna se tornasse mais autónoma e confiante na execução de técnicas essenciais à prática do enfermeiro veterinário, consolidando o seu perfil profissional.