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- Interdisciplinaridade:Publication . Martinho, Beatriz; Nogueira, ClementinaO presente Relatório Final apresentado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma breve caracterização da Prática de Ensino Supervisionada (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico), tendo-se desenvolvido dois Projetos de Intervenção. Da Prática de Ensino Supervisionada surge a problemática do estudo realizado, apresentando a componente de investigação do Relatório Final. Esta consiste na análise da prática pedagógica de uma docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, representando, por isso, um estudo de caso. Face ao exposto, o objetivo do estudo é compreender os efeitos de práticas interdisciplinares nas aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para esse fim, a investigação visou reconhecer e dar a conhecer os contributos e mais-valias do emprego de práticas interdisciplinares na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia utilizada assumiu-se de natureza qualitativa, empregando-se o paradigma humanista-interpretativo, tendo sido privilegiado a aplicação de três escalas de caracterização, um inquérito por entrevista semiestruturada, planificações de aula da docente participante e o diário de campo, como instrumentos de recolha de dados. Neste estudo colaborou um sujeito, titular de turma de um grupo de 1.º ano, com 18 anos de serviço, colocando em prática diversas estratégias e princípios característicos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. O entendimento sobre o fenómeno em estudo sugeriu que a efetivação de práticas interdisciplinares possui um efeito positivo na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do contexto em estudo. Com efeito, o sujeito em estudo demonstrou conceder bastante valor à interdisciplinaridade, pois aquando da sua implementação, as aprendizagens dos alunos revelaram ser mais significativas.
- Transformação Digital no Ensino Superior Privado PortuguêsPublication . Pereira, Ana Carolina Seabra; Silva, José Morais daAtualmente, a tecnologia é ubíqua e parte habitual na vida cotidiana. Tem havido um grande avanço tecnológico por parte das organizações, levando à Transformação Digital a ser um catalisador da necessidade de a sociedade se adaptar a novas tecnologias. Embora a TD tenha como objetivos aumentar a produtividade, criar valor e promover o bem-estar social, é importante considerar se ela pode ter um impacto distinto, em função das necessidades da sociedade. Embora a TD apresente desafios, ela também oferece grandes oportunidades para as instituições de ensino superior, em particular as universidades privadas. A adoção de tecnologias digitais permite às instituições melhorar a qualidade da educação, aumentar a eficiência e reduzir os custos. O estudo visa perceber o impacto da TD no ensino superior privado de forma a percecionar de que modo a TD tem impacto na vida académica e em que medida. Procedeu-se à metodologia de análise utilizada é quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um questionário a uma amostra de 405 alunos em três Instituições do ensino superior privado português. Considerando os resultados da pesquisa sugerem que a TD é uma abordagem promissora para a educação, mas é importante considerar as diferentes perceções dos alunos em relação a este tipo de ensino. O estudo concluiu que os alunos que têm uma perceção mais positiva sobre a TD têm uma melhor perspetiva como cliente da instituição de ensino. Surpreendentemente, concluímos que existe uma maior aproximação à TD dos alunos com idades compreendidas entre os 35 aos 54 face os alunos dos 25 aos 34 anos. Desta forma, as instituições de ensino superior devem focar-se na adaptação do ensino, tendo em vista a satisfação das necessidades dos alunos consequentemente, a sua retenção contribuirá para o aumento do desempenho individual e para o sucesso da instituição.
- Papel da liderança como impulsionador da transformação digital e da eficiência organizacionalPublication . Lopes, Luís André Vicente; Matos, José PedroNo mercado global, tecnológico e competitivo em que vivemos atualmente, é fundamental acompanhar o desenvolvimento, a inovação e estar na vanguarda da transição digital, uma vez que, numa realidade de trabalho atual totalmente distinta, a flexibilização das relações entre líder e liderado, impõe novos desafios, em que o acompanhamento presencial foi substituído pela gestão de equipas através dos meios virtuais, em que a pandemia Covid-19 obrigou a profundas mudanças, e a um forte aceleramento da transformação digital e uma maior agilidade organizacional. O presente estudo tem como principal objetivo compreender o papel da liderança enquanto impulsionador da transformação digital de uma empresa, bem como o seu impacto na eficiência organizacional. Fornecendo insights para apoiar os líderes, os resultados indicam que a liderança digital tem uma influência positiva na transformação digital, agilidade organizacional, desempenho profissional e na satisfação no trabalho. O estudo sugere que é possível percecionar em detalhe as alterações substanciais notadas no processo de liderança digital, tendo os resultados permitido estabelecer relações entre quais são as características de liderança mais marcantes para a transformação digital, sobretudo do ponto de vista da eficiência e da satisfação dos colaboradores.