Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Transformação Digital no Ensino Superior Privado Português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de M-G - Ana Carolina Pereira.pdf637.79 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Atualmente, a tecnologia é ubíqua e parte habitual na vida cotidiana. Tem havido um grande avanço tecnológico por parte das organizações, levando à Transformação Digital a ser um catalisador da necessidade de a sociedade se adaptar a novas tecnologias. Embora a TD tenha como objetivos aumentar a produtividade, criar valor e promover o bem-estar social, é importante considerar se ela pode ter um impacto distinto, em função das necessidades da sociedade. Embora a TD apresente desafios, ela também oferece grandes oportunidades para as instituições de ensino superior, em particular as universidades privadas. A adoção de tecnologias digitais permite às instituições melhorar a qualidade da educação, aumentar a eficiência e reduzir os custos. O estudo visa perceber o impacto da TD no ensino superior privado de forma a percecionar de que modo a TD tem impacto na vida académica e em que medida. Procedeu-se à metodologia de análise utilizada é quantitativa e fundamenta-se na aplicação de um questionário a uma amostra de 405 alunos em três Instituições do ensino superior privado português. Considerando os resultados da pesquisa sugerem que a TD é uma abordagem promissora para a educação, mas é importante considerar as diferentes perceções dos alunos em relação a este tipo de ensino. O estudo concluiu que os alunos que têm uma perceção mais positiva sobre a TD têm uma melhor perspetiva como cliente da instituição de ensino. Surpreendentemente, concluímos que existe uma maior aproximação à TD dos alunos com idades compreendidas entre os 35 aos 54 face os alunos dos 25 aos 34 anos. Desta forma, as instituições de ensino superior devem focar-se na adaptação do ensino, tendo em vista a satisfação das necessidades dos alunos consequentemente, a sua retenção contribuirá para o aumento do desempenho individual e para o sucesso da instituição.
Currently, technology is ubiquitous and an integral part of everyday life. There has been a major technological advancement by organizations, leading to Digital Transformation being a catalyst for the need for society to adapt to new technologies. Although TD aims to increase productivity, create value, and promote social well-being, it is important to consider whether it can have a distinct impact, depending on the needs of society. Although TD presents challenges, it also offers great opportunities for higher education institutions, particularly private universities. The adoption of digital technologies allows institutions to improve the quality of education, increase efficiency, and reduce costs. The study aims to understand the impact of TD on private higher education in order to perceive how TD impacts academic life and to what extent. The methodology of analysis used is quantitative and is based on the application of a questionnaire to a sample of 405 students in three Portuguese private higher education institutions. Considering the research results suggest that TD is a promising approach to education, but it is important to consider the different perceptions of students in relation to this type of education. The study concluded that students who have a more positive perception of TD have a better perspective as a customer of the educational institution. Surprisingly, we concluded that there is a greater approach to TD of students aged 35 to 54 compared to students aged 25 to 34. In this way, higher education institutions should focus on adapting teaching, with a view to meeting the needs of students. Consequently, their retention will contribute to the improvement of individual performance and the success of the institution.

Description

Keywords

Transformação digital Tecnologia Digitalização Ensino Superior Privado

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License