Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-15"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da Norma IFS Food no controlo da qualidade do processo produtivo de uma unidade de engarrafamento de águaPublication . Fernandes, Sandrine; Dias, Maria João Mendes Cardoso BarrocaNo âmbito da Unidade Curricular de Estágio/Dissertação/Tese do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra, foi realizado na empresa Água das Caldas de Penacova um estágio curricular de janeiro de 2023 a julho de 2023, do qual resultou o presente relatório.A realização deste estágio teve como principais objetivos a melhoria de técnicas e aquisição de conhecimentos a nível laboratorial, o acompanhamento do processo produtivo de engarrafamento de água mineral natural, bem como as análises feitas no laboratório da fábrica e ainda a aplicação dos requisitos da Norma IFS Food.Ao longo dos seis meses de estágio tive a oportunidade de passar por várias áreas da fábrica, nomeadamente laboratório, produção de embalagem e enchimento, mas a maior parte do tempo foi passado no Departamento de Qualidade e Segurança Alimentar (DQSA) e no laboratório. No laboratório executei análises microbiológicas à água para determinação de: microrganismos a 37 e 22oC, Coliformes totais e E.coli, Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus e Esporos de bactérias anaeróbias sulfito-redutoras. Por outro lado, foram-me ainda facultados referentes normativos, legislação e métodos de pesquisa de microrganismos segundo a ISO (International Organization for Standardization).Após a realização do estágio, concluí que a empresa segue e aplica a legislação vigente referente às águas minerais naturais, bem como os métodos laboratoriais segundo a ISO e cumpre com todos os requisitos da norma IFS Food.
- The world of Anwin : reinforcement learning in role-playing gamesPublication . Gomes, Gabriel Quintas; Pereira, Francisco José Batista; Rocha, Teresa Raquel Corga Teixeira daThe video game industry is vast and fast expanding, generating more revenue than the film and music industries combined. Likewise, the capabilities of machine learning algorithms keep improving and broadening, allowing them to recognize and understand increasingly complex patterns and, in some cases, respond accordingly. With this versatility and the prevalence of both areas, it is interesting to study different implementations of these algorithms and apply the findings to a new custom-built video game, specially made for this purpose. In this project, using the Unreal Engine 5, a video game was created with the goal of implementing a Reinforcement Learning model. The game will be a light Role-Playing Game with a story that can guide the player on a short journey. Many new tools were learned, and systems built to create an environment where the game could be built, all from the perspective of a novice video game developer. The combat system has a prominent role, with its agents all powered by the Reinforcement Learning that will be responsible for all decision the agent will make. The least developed side of current games being published is their Artificial Intelligence implementation, with this possibly being a viable alternative. In the end, it is important to achieve a good symbiosis between the game and the model built, to prove that an idea like this could be implemented on more mainstream games.
- OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO CANAL OFFLINE: O CASO FOREOPublication . Costa, Ana; Lopes, JorgeNo contexto competitivo em que as empresas atualmente se inserem, impulsionado principalmente pela transformação digital e pela crescente exigência do consumidor, torna-se essencial uma mudança de paradigma e estratégia com o intuito de atrair o consumidor e proporcionar-lhe uma experiência mais satisfatória. O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da obtenção do grau de mestre em Direção Comercial e Marketing, pelo Instituto Superior de Administração e Gestão no Porto. O estágio foi realizado na empresa FOREO, uma empresa de beauty-tech que pretende desenvolver dispositivos inovadores para cuidados faciais. O relatório foi elaborado com o objetivo de compreender os desafios e oportunidades enfrentados pelo canal offline no período pós-pandemia, utilizando como estudo de caso a empresa FOREO. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo, por meio de entrevistas realizadas com colaboradoras da FOREO, a fim de obter informações mais precisas sobre a marca e a temática da pesquisa. Após a coleta das respostas, procedeu-se à análise das mesmas, resultando em conclusões relevantes para a investigação. Como resultado, foi possível verificar que o canal offline é altamente valorizado pelo consumidor português devido à oportunidade de vivenciar uma experiência diferenciada em comparação ao canal online. Além disso, o canal offline proporciona a interação com os colaboradores, o que não seria possível por meio de uma compra online. Diante dessas constatações, é recomendado que sejam adotadas estratégias de marketing que potencializem a experiência em loja, com o intuito de captar a atenção e o interesse do consumidor português.
- A IMPORTÂNCIA DO MARKETING TERRITORIAL NA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO: O CASO DA CIDADE DE BRAGAPublication . Silva, Diana; Vieira, Elvira; Lopes, JorgeO presente trabalho foi elaborado no âmbito da realização de um estágio curricular na empresa InvestBraga, integrado no plano de estudos do Mestrado em Gestão de Empresas, ministrado no Instituto Superior de Administração e Gestão, que proporcionou uma experiência de integração no mercado de trabalho, bem como a aplicação dos conteúdos aprendidos. Este Relatório de Estágio, destaca a importância do Marketing Territorial para a atração de investimento. O principal objetivo desta pesquisa, foi perceber como é que a cidade de Braga implementou o Marketing Territorial e de que forma este influenciou a atração de investimento para a cidade. Como ponto de partida, foi feito um enquadramento teórico e científico sobre as várias temáticas envolvidas neste estudo. Segue-se a caracterização da empresa e a exposição da problemática em investigação. A abordagem metodológica centrou-se num método qualitativo e a recolha de dados foi feita através da realização de entrevistas. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que, de facto, o marketing territorial tem um papel fundamental para atrair investimentos para Braga. Reconhece-se que, apesar de não existir uma estratégia clara e formal, existem boas práticas e são, também, implementadas ações de marketing territorial em Braga. Destaca-se ainda que este é um processo que necessita de melhorias contínuas e de inovação para continuar a fortalecer o posicionamento de Braga como um destino atrativo para negócios e investimentos. No final da pesquisa são apresentadas algumas contribuições e recomendações para melhorar a estratégia de marketing territorial em Braga.