Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.93 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho foi elaborado no âmbito da realização de um estágio curricular na
empresa InvestBraga, integrado no plano de estudos do Mestrado em Gestão de
Empresas, ministrado no Instituto Superior de Administração e Gestão, que
proporcionou uma experiência de integração no mercado de trabalho, bem como a
aplicação dos conteúdos aprendidos.
Este Relatório de Estágio, destaca a importância do Marketing Territorial para a atração
de investimento. O principal objetivo desta pesquisa, foi perceber como é que a cidade
de Braga implementou o Marketing Territorial e de que forma este influenciou a atração
de investimento para a cidade.
Como ponto de partida, foi feito um enquadramento teórico e científico sobre as várias
temáticas envolvidas neste estudo. Segue-se a caracterização da empresa e a
exposição da problemática em investigação. A abordagem metodológica centrou-se
num método qualitativo e a recolha de dados foi feita através da realização de
entrevistas.
Com base nos resultados obtidos, verifica-se que, de facto, o marketing territorial tem
um papel fundamental para atrair investimentos para Braga. Reconhece-se que, apesar
de não existir uma estratégia clara e formal, existem boas práticas e são, também,
implementadas ações de marketing territorial em Braga. Destaca-se ainda que este é
um processo que necessita de melhorias contínuas e de inovação para continuar a
fortalecer o posicionamento de Braga como um destino atrativo para negócios e
investimentos.
No final da pesquisa são apresentadas algumas contribuições e recomendações para
melhorar a estratégia de marketing territorial em Braga.
Description
Keywords
Marketing Territorial; Atração de Investimento; City Branding; Braga