Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-14"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- "The Use of Space Among Neanderthals: Anthracological Spatial Taphonomy of the Charcoal Assemblage in Abric Romaní Level Ra"Publication . Iriarte, Tomás Fernandez; Allué, Ethel; Mas, BarbaraThe presented work has, as main objective, the characterisation of the formations processes of the charcoal assemblage level Ra from Abric Romaní site. This well-known Middle Paleolithic site is characterised by remarkable good preservation conditions. The assemblage was studied using the anthracological methodology including taxonomic and taphonomical observations. The data generated was compared with previous levels and studied using statistical methods, mainly descriptive analysis, correlation and clustering. Afterwards, there were applied spatial analysis to improve how assemblage formation processes interacted in the space. The results that we present are contextualised in the beginning of MIS 3, where there was an immediate environment composed mainly by Pinus sylvestris type conifers. Temperate taxa were in the nearby areas though, since we found more Prunus sp than in other levels, which could be related to the expansion of arboreal taxa occurred around 58ky BP. Taphonomical studies showed that the post-depositional processes were low or moderated, and affected discrete areas in the surface. There are two main areas that could correspond to the in and out of the dripping line areas (dripping line has not been established yet). The outer area could have slightly heavier mineralization effects, although there were not detected movements. As in other levels, the distribution of the materials seems to be mainly caused by human action. We found clear differences in the charcoal distributions of the northern and southern section of the excavation surface. In the first, the clusters of charcoal fragments were overlapped, bigger in accumulations and directly associated with hearths while the southern section has discrete clusters, with lower accumulation and not direct association to the hearths, excepting few individuals. The interpretation is that in the northern section there is more palimpsest effect with more intensive use of the area, such as in other levels. However, the southern section could be representing waste-management events. These clusters can be interpreted in different ways (primary or secondary refuse), more data from other materials is necessary. considering the location of the southern cluster it seems that the actions were related to the reuse of the hearth structures. We consider that spatial studies on charcoals can be a great insight to complement the spatial studies of other materials and shed light on the hearthrelated assemblage formation and the evolution of domestic spaces
- O impacto do material particulado no sistema imunitárioPublication . Firmo, Guilherme Arcanjo Claúdio; Moutinho, Maria GuilherminaO Mundo, desde a Revolução Industrial, vivenciou um desenvolvimento que permitiu a concretização e a descoberta de uma nova realidade: o uso de máquinas e de novas fontes de energia, tais como o carvão, a eletricidade e o petróleo. Mas este boom de desenvolvimento tecnológico/económico trouxe consequências muito graves: problemas ambientais! Entre eles, a crescente poluição atmosférica com grande impacto na saúde da população e no ambiente. O desenvolvimento económico foi proporcional ao desenvolvimento demográfico, ao surgimento de núcleos urbanos em determinados espaços que, por sua vez, aumentaram as produções industriais, diretamente responsáveis pelo agravamento dos níveis de poluição e dos riscos de saúde até aos dias de hoje. Um dos principais poluentes, e responsável pelos graves riscos para a saúde, é o Material Particulado (MP), ou seja, matéria sólida microscópica em suspensão, que é tóxico para o ser humano e cujo tamanho e concentração variam consoante a(s) sua(s) fonte(s). Esta monografia teve como objetivo o reconhecimento do MP (as suas fontes, a sua constituição e as suas diferentes dimensões) e estudar o impacto que tem no nosso organismo, mormente: ao nível do Sistema Imunitário; do Sistema Respiratório; do Sistema Cardiovascular e a abordagem das doenças que podem surgir ou agravar-se devido à exposição a estas partículas, de forma a estabelecer uma relação de causa/efeito. A resposta a este problema, passa pela prevenção, pelas medidas de controlo de libertação de MP para a atmosfera e pela importância da identificação/sensibilização dos profissionais de saúde e das populações em geral desta situação. Para a realização desta monografia foi realizada uma pesquisa bibliográfica científica com recurso a base de dados como: Pubmed, Medline, The royal society, Cochrane Library. De acordo com estudos publicados verificou-se que a exposição prolongada ao MP provoca uma resposta imunitária aumentada que se reflete no surgimento/agravamento de várias doenças. Sendo urgente a sensibilização da população para a necessidade de medidas de controlo e prevenção.
- Reativações das infeções por vírus JC e BK em doentes transplantados renaisPublication . Fernandes, Duarte Filipe Antão; Gomes, PerpétuaOs vírus John Cunningham (JC) e BK são poliomavírus geneticamente similares, que se encontram presentes em grande parte da população, embora latentes em diversos tecidos. Em situações de imunodepressão, como é o caso dos transplantados renais, estes vírus podem reativar e causar inúmeras complicações no paciente, especialmente a nível dos rins. Uma dessas complicações é a Nefropatia Crónica do Enxerto Associada a Poliomavírus (NAPV), que consiste num grave comprometimento em transplantes renais, já que poderá provocar uma reação imunológica exacerbada e subsequente rejeição e perda da funcionalidade do rim transplantado. Uma vez que um dos focos destes vírus são os rins, “ponte” entre o sistema circulatório e o urinário, os vírus JC e BK podem ser detetados e quantificados em amostras de sangue e urina. Como o risco que estes vírus representam para os transplantes se correlaciona com a sua carga viral, é de grande importância o conhecimento do valor a partir do qual o risco de comprometimento a nível do órgão transplantado é iminente, assim como a sua deteção precoce. Outro fator a ter em conta é que estes vírus possuem variantes genéticas, com diferentes impactos a nível imunológico, pelo que é pertinente o conhecimento destas diferenças e a possibilidade de diferentes abordagens aquando de infeção por elas. Desde a descoberta destes vírus, os métodos de deteção e quantificação têm sido alvo de grande desenvolvimento, em que se destacam a genotipagem, o PCR e o qPCR. tornando possível determinar quais as variantes que infetam os pacientes, monitorizar a replicação viral e criar medidas de prevenção e combate às possíveis complicações que comprometem o sucesso dos transplantes.
- Profilaxia medicamentosa da enxaqueca : estado da artePublication . Rodrigues, Margarida Teixeira; Costa, Isabel MargaridaA enxaqueca é uma doença neurológica crónica, bastante prevalente a nível mundial, que afeta todas as faixas etárias. Pode ser classificada, de acordo com a frequência com que se apresenta, em enxaqueca episódica ou enxaqueca crónica. O seu sintoma mais comum é a cefaleia, mas surge geralmente acompanhada de outros sintomas, inerentes à sua fisiopatologia. Os critérios de diagnóstico preconizados na 3ª edição da Classificação Internacional de Cefaleias permitem ainda distinguir diversos subtipos da enxaqueca. O diagnóstico tem também como base a história clínica do doente, sendo as doenças do foro psiquiátrico e as doenças cardiovasculares as comorbilidades mais associadas à enxaqueca. Apesar de não ter cura, a enxaqueca pode ser controlada com a ajuda de terapêutica profilática ou terapêutica aguda. O objetivo desta monografia passa por apresentar as várias opções medicamentosas utilizadas na profilaxia da enxaqueca. O tratamento profilático da enxaqueca pretende reduzir a frequência das crises e pode ser farmacológico ou não farmacológico. A nível farmacológico destacam-se: fármacos β-bloqueadores; fármacos bloqueadores dos canais de cálcio; fármacos antidepressivos; fármacos antiepiléticos/anticonvulsivantes; toxina botulínica tipo A; anticorpos monoclonais anti-CGRP/anti-recetor de CGRP, sendo estes últimos a única classe desenvolvida especificamente para atuar na prevenção da enxaqueca. A terapêutica não farmacológica deve passar por modificações do estilo de vida e intervenções alternativas, ideais para doentes que apresentem contraindicações a alguns medicamentos. A enxaqueca pode impactar negativamente a vida do doente em vários níveis, não só ao nível dos sintomas debilitantes que apresenta, mas também pelas consequências a nível da vida pessoal, social e profissional. O farmacêutico pode desempenhar aqui um importante papel, fornecendo o aconselhamento, acompanhamento e educação do doente, vitais para assegurar a adesão ao tratamento.
- CRIANÇAS LÁ FORA: Perceções e receios das familias e técnicos quanto aos riscos associados ao contexto outdoor, em idade pré-escolarPublication . Alves, Carina; Santos, JoanaEste trabalho insere-se no âmbito da Unidade Curricular do Relatório Final, pertencente ao plano de estudos do Mestrado de Qualificação para a docência em Educação Pré-escolar e é destinado à obtenção do grau de Mestre do mesmo. O presente estudo enquadra-se na temática do contexto outdoor, propondo-se a explorar e compreender as perceções e receios das famílias e técnicos face aos riscos presentes no referido contexto. Reconhecendo a importância da colaboração entre pais e educadores, o trabalho explorou as diferentes perspetivas entre técnicos e familiares, a forma como estes perspetivam os riscos e benefícios dos mesmos associados às atividades ao ar livre. Para a realização deste trabalho, desenvolveu-se uma investigação qualitativa descritiva, onde foram realizadas cinco entrevistas, três entrevistas a familiares e duas entrevistas a técnicas. Através dos resultados obtidos, foi possível perceber as diferentes visões e preocupações, das famílias e técnicas, assim como verificar o reconhecimento por parte dos mesmos sobre a importância das atividades ao ar livre e o contributo para o desenvolvimento infantil. Os resultados mostram ainda, por parte dos cuidadores e familiares, a vontade de promover uma abordagem equilibrada e holística para a educação ao ar livre. As diferentes abordagens obtidas ao longo das entrevistas realizadas às técnicas e às famílias, mostram-nos os seus pontos de concordância, mas também os seus pontos de divergência, onde foi possível verificar que as técnicas demonstram uma visão mais confiante e permissiva no uso de elementos naturais na natureza, mas que ao contrário das famílias que encaram estes elementos como naturais do dia-a-dia da criança, as técnicas tendem a reconhecer e identificar mais os seus riscos.
- Estratégias de Gestão das Empresas Aéreas durante a Pandemia Covid-19: As soluções da Gol Linhas AéreasPublication . Almeida, Bruna; Quadros, RuiEstá é um estudo com abordagem qualitativa da companhia aérea brasileira Gol Linhas Aéreas (GOL) durante março de 2020 até março de 2021, período de crise marcado pelas duas ondas da pandemia, restrições para viajar, início da vacinação e retomada da demanda. O estudo engloba a análise documental da pandemia covid-19 no setor aviação mundial e no Brasil, e dos relatórios operacionais trimestrais da GOL. A análise documental tem como objetivo captar os dados mais relevantes para encontrar os resultados operacionais e financeiros da companhia aérea durante a crise devido pandemia covid-19, fator externo que fez com que a companhia inovasse quanto as estratégias e modelo de negócio por não haver plano de contingência para tal evento. Os resultados e conclusão são descritos conforme resultados operacionais e financeiros, os quais demonstraram queda imensa nas duas ondas de pandemia e após recuperação gradativa conforme início da vacinação e imunização. Logo, conforme resultados foi possível concluir que o modelo de negócio da GOL de baixo custo é o mais ideal no cenário atual, que as estratégias a curto prazo foram efetivas, mas planejamento de estratégias a longo prazo são impossibilitadas devido incerteza e uma pandemia inacabada.
- Processos psíquicos do racismo:Publication . Ruiz, Pâmela; Roberto, SandraEste estudo se concentra na análise da complexidade do racismo através de uma lente psicanalítica, examinando suas raízes históricas e persistentes que transcendem as épocas. Além disso, explora como o racismo vai além de atitudes negativas, envolvendo relações de dominação e a atribuição de inferioridade a grupos racializados. A interseção entre racismo, gênero e psicanálise lança luz sobre as complexas dinâmicas que moldam a subjetividade das mulheres negras, cujas vozes muitas vezes foram negligenciadas. Além disso, o estudo aborda a transgeracionalidade do racismo, que permeia o inconsciente coletivo e individual, influenciando a psique ao longo das gerações. O estudo busca compreender como as formas de racismo afetam os processos psíquicos das mulheres negras e imigrantes em Portugal, contribuindo para um entendimento mais profundo das interseções entre a psicanálise e o racismo. Este estudo tem implicações tanto para a prática clínica quanto para a promoção da saúde mental em uma sociedade cada vez mais diversificada e multicultural.
- Nomofobia e relação com variáveis psicológicas, sociodemográficas e tempo na internetPublication . Esteves, António José de Azevedo e Silva; Ferreira, Inês Saraiva; Rando Calvo, Maria BelénA nomofobia, descrita como o medo excessivo e ansiedade de ficar sem acesso ao telemóvel, tem aumentado a sua incidência de forma exponencial nos últimos anos, o que tem despertado um maior interesse pelo estudo deste fenómeno. O objetivo desta investigação foi efetuar uma descrição da nomofobia, considerando variáveis relacionadas na literatura, designadamente variáveis psicológicas (como autoestima, solidão, satisfação com a vida, phubbing), sociodemográficas e o tempo de navegação na internet. Adicionalmente este estudo teve o propósito de identificar, entre as anteriores, as variáveis explicativas da nomofobia e de cada fator de nomofobia (1 - não poder comunicar, 2 - perder a conexão, 3 - não poder aceder à informação, 4 - abdicar da conveniência do smartphone). Com essa finalidade, foi recolhida informação através de um questionário online numa amostra de 306 pessoas, com idade entre os 18 e os 79 anos (M = 38.0, SD = 16.3), incluindo 210 mulheres (68.6%) e 96 homens (31.4%), a residir em Portugal, com conhecimento da língua portuguesa e utilizadores de smartphone. Com recurso à análise de regressão linear múltipla, os resultados permitiram identificar um modelo parcimonioso constituído pelas variáveis phubbing e sexo como preditoras da nomofobia, bem como do primeiro e quarto fatores. No caso do segundo e terceiro fatores de nomofobia, o phubbing apresentou-se como única variável explicativa. Apesar de estudos terem mostrado que construtos psicológicos como autoestima, solidão e satisfação com a vida estão relacionados com a nomofobia, o phubbing revelou maior poder explicativo no conjunto das variáveis. Assim, a presente investigação contribui para uma melhor compreensão deste fenómeno.
- Beyond Perception: an interaction between graphic design and anamorphosisPublication . Duarte Ferreira, Miguel Ângelo; Raposo, AnaEste relatório mostra uma nova forma para, os designers e criadores de conteúdos, apresentarem o seu trabalho e interagirem com o público. Centra-se na criação do efeito anamórfico criado através de software de modelação 3D. O efeito anamórfico é conseguido através da utilização de meios bidimensionais para simular um resultado tridimensional que só pode ser percepcionado de um ponto de vista. Este processo criativo é descrito passo a passo para ajudar outros criativos conseguir esta ilusão, tendo em conta que este relatório se centra apenas na forma de obter o resultado para criar o efeito anamórfico. Outros pontos-chave e terminologia serão mencionados para dar um relatório mais abrangente. Esta ilusão digital pode ser apresentada de várias formas, mas a nossa atenção centrou-se na exploração da sua iteração com um projetor. A este meio de apresentação estão associadas características importantes, tais como: a capacidade de adaptar as imagens a qualquer superfície, a boa mobilidade e o baixo custo. Isto permitiu que as maquetas criadas fossem apresentadas não numa, mas em duas superfícies, o que ajudou este relatório a ser mais exponencial e permitiu uma exploração mais complexa desta técnica do ponto de vista do designer para desenvolver e mostrar exemplos do que poderia ser feito no design de comunicação. Para além destas simulações, são analisados outros exemplos de aplicações reais para demonstrar o que foi feito e o que pode ser alcançado quando existe colaboração entre diferentes áreas que utilizam esta técnica para criar o fator “uau” que a maioria dos criadores de conteúdos e nós, designers, procuramos sempre.
- Amor entre ecrãs: o sexo e a idade moderam a relação entre partner phubbing e a satisfação no relacionamento amoroso?Publication . Xavier, Inês Sofia Batista; Ferreira, Inês Saraiva; Rando Calvo, Maria BelénA era digital ocasionou um fenómeno desafiante nos relacionamentos amorosos, o partner phubbing, que compreende o ato de um indivíduo se distrair com o seu smartphone, durante a comunicação face a face, quando está com o seu parceiro amoroso (Roberts & David, 2016). Assim, o presente estudo teve como objetivo descrever o comportamento de partner phubbing e a satisfação no relacionamento amoroso numa amostra de indivíduos residentes em Portugal, assim como analisar se a relação entre o partner phubbing e a satisfação no relacionamento é moderada pelo sexo e idade, quando a duração da relação é controlada. Para o alcance destes objetivos, foi utilizada uma abordagem quantitativa, tendo sido analisados os dados de um questionário online aplicado a uma amostra de 206 adultos com um relacionamento amoroso, e idades entre os 19 e os 78 anos (M = 39, DP = 15.3), incluindo 133 do sexo feminino e 73 do sexo masculino. De seguida, procedeu-se à realização de análises descritivas e de regressão. Os resultados da análise descritiva revelaram que o partner phubbing foi moderado, sendo globalmente consistente entre sexos e idades. Para além disso, ambos os sexos identificaram os seus relacionamentos como altamente satisfatórios, embora o sexo feminino tenha apresentado pontuações ligeiramente superiores, assim como participantes mais jovens, reduzindo a satisfação com o evoluir da idade. Já os resultados da análise de regressão mostraram que o aumento de partner phubbing se associa negativamente com a satisfação no relacionamento e que também existe uma relação inversa entre esta última e a idade. No entanto, não foi identificada moderação significativa do sexo e da idade nesta associação. Estes resultados fornecem evidências relevantes sobre os efeitos negativos da prática de phubbing num relacionamento amoroso.