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- Voltar e VoltarPublication . Benck, Júlio Brito; Araújo, Nelson; Vieira de Campos, LuísEste relatório narra o trabalho de realização e produção da curta-metragem Voltar e Voltar, do qual fui argumentista, produtor e realizador. De início, descrevo a gênese do argumento, dos personagens e de onde inspirei-me para dar vida a esta história. Avançando, trato de explicar o mais pormenorizadamente como organizei a pré-produção, assim como a seleção dos locais, dos atores e a escolha dos planos em função da repérage. Também descrevo como lidei com as despesas envolvidas nesta produção. Já na parte da produção, conto que técnicas, estratégias e soluções defini para dirigir os atores, bem como a participação de cada um dos membros da equipa técnica, nomeadamente a direção de fotografia e de som, além da maquilhagem (essencial para esta produção) e guarda roupa. Também descrevo como participei na fase da pós-produção, com especial atenção à montagem, mixagem e correção de cor. Voltar e Voltar é fruto de um grande esforço coletivo, como tem que ser em uma produção audiovisual. Embora eu tenha sido o idealizador, no final sou apenas mais uma peça nesta grande engrenagem que é a produção de um filme, dando vida a uma obra de ficção em que contamos as desventuras de um jovem alcoólico que vaga de porta em porta, buscando uma casa para morar. Ao longo da trajetória, as coisas vão ficando cada vez piores, até que ele chega a um ponto em que precisa tomar uma decisão em relação ao seu problema com a bebida. Mostrarei aqui como desenvolvi o projeto nas três fases principais que compõem a realização de um filme: pré-produção, produção, e pós-produção, contando o quefoi feito em cada uma delas, dando a conhecer o processo que levou a história escrita a passar para o ecrã.
- Tomada de decisão no âmbito da reabilitação da criança com infeção respiratória aguda: perspetiva do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Rosa, Sofia Brandão Melo; Ribeiro, Catarina; Marques, GoretiA Infeção Respiratória Aguda retrata a doença respiratória infantil mais comum e uma das principais causas de morte evitáveis (United Nations Internacional Children’s Emergency Fund, 2022). Pelas particularidades anatómico-fisiológicas, associadas aos sintomas da doença, a criança apresenta propensão para um rápido agravamento do estado geral, com impacto funcional e estrutural, na criança e na família (Mameli et al., 2022; Pinto et al., 2017).. A reabilitação respiratória objetiva a minimização da sintomatologia, a prevenção de complicações e a maximização da capacidade da pessoa, promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida (Ordem dos Enfermeiros, 2018). A sua implementação parece relevante na Infeção Respiratória Aguda infantil, no entanto, a evidência científica é escassa, tornando-se pertinente o desenvolvimento de investigação que minimize este gap. Os objetivos deste estudo consistem em descrever e analisar o Processo de Tomada de Decisão de Enfermagem de Reabilitação, no contexto da criança internada com Infeção Respiratória Aguda, segundo a perspetiva de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação peritos na área. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com recurso a focus group para recolha de dados. Foi desenvolvida uma análise de conteúdo categorial (Bardin, 2016), que permitiu a descrição do conteúdo da mensagem dos 9 participantes. A investigação resultou na compreensão do conceito de Processo de Tomada de Decisão, nos fatores que o influenciam e na fundamentação das etapas do Processo de Tomada de Decisão em Enfermagem de Reabilitação no contexto da criança com Infeção Respiratória Aguda, tendo sido desenvolvida uma proposta de linhas orientadoras para a prática de Enfermagem de Reabilitação nesse contexto. Considera-se essencial a investigação futura direcionada à criança com dificuldade respiratória grave e a exploração dos diferentes contextos individualmente, assim como estudos focados não só na intervenção técnica, como na experiência de profissionais peritos e na sua intervenção holística.
- Nível de atividade física e aptidão física em jovens escolares, de 15 a 17 anos, da cidade de SetúbalPublication . Branco, Carla; Willig, RenataO presente documento constitui um relatório final, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e onde se insere a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. Esta unidade curricular proporciona aos seus alunos a possibilidade de se integrar no meio escolar e poder aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao nível da Educação Física escolar. Este documento pretende relatar o meu percurso neste processo ao longo do ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Sebastião da Gama em Setúbal. O presente relatório é constituído em torno das quatro áreas do Perfil de Desempenho Docente, nomeadamente (I) a Dimensão Profissional, Social e Ética; (II) Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; (III) Participação na escola e relação com a comunidade; e (IV) Desenvolvimento profissional ao longo da vida. As três primeiras dimensões relatam não só como foi a minha prática docente através de situações reais da atividade letiva através dos processos e atividades realizados de forma sistemática, as experiências e as vivências adquiridas ao longo do ano letivo de 2021/2022, nas suas dimensões pedagógica, didática e científica, mas também do meu envolvimento na vida da comunidade educativa onde realizei esta prática. E a quarta dimensão teve como objetivo a realização de um estudo científico que será apresentada por meio do artigo intitulado Nível de atividade física e de aptidão física em jovens escolares, de 15 a 17 anos, da cidade de Setúbal, o qual tem como objetivo comparar a aptidão física e o nível de atividade física dos alunos que praticavam e não praticavam atividade física estruturada fora da escola.
- The use and impact of European Testing Week regional awareness campaigns to increase HIV and viral hepatitis testing coveragePublication . Raben, Dorthe; Kahama, C. B.; Combs, L.; Stengaard, Annemarie; Rockstroh, J. K.; Simões, Daniel; Collins, BenIntroduction Since 2013, the European Testing Week (ETW) awareness campaign has become a key regional event influencing testing efforts for HIV, viral hepatitis, and sexually transmitted infections (STIs) through participation of 720 organizations. Here, we report on a survey from May to June 2022 aimed at assessing the participant-reported impact of the campaign. Methods All past and current participating organizations were asked to complete an online questionnaire between 12 May and 17 June 2022. Multiple choice and open-text questions included organization information, usage of ETW to engage in local testing-related activities, and the effect of a regional campaign to reach a wider audience and generate impact. Results Of the 52 respondents, 34 (65%) stated first participating in ETW 5–10 years ago. ETW was used for awareness raising by 40 respondents (83%), new testing activities by 37 (77%), advocacy initiatives by 15 (31%), and training/capacity building by 18 (38%). For awareness raising, 95% used ETW to highlight the importance of and to encourage testing; for new testing activities, 74% used ETW to reach new groups. In total, 44 (85%) reported added benefits of a Europe-wide campaign compared with national/local campaigns, particularly the increased visibility and collaboration opportunities. Impact at the local level was observed by 24 (51%), and impact at a national level was observed by 20 (43%). A total of 28 (79%) reported increases in the number of tests performed and 25 (75%) reported increases in clients accessing services. Conclusions Regional awareness campaigns reach wider audiences, boost local and national efforts to increase testing, and sensitize key populations about the critical value of testing compared with local/national campaigns.