Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Family Control and Corporate Social ResponsibilityPublication . Molaeb, Ghina; Awad, GhenaCorporate Social Responsibility adoption among organizations continues across different sects. This research explores the extent of Corporate Social Responsibility performance by family firms. Second, the researchers examined the extent of non-family firms' Corporate Social Responsibility performance. The adoption of Corporate Social Responsibility among organizations has continued to take pace. Corporate Social Responsibility involves activities that go beyond a business's everyday operations to focus on achieving social good. For instance, in order to show how companies, place much importance on Corporate Social Responsibility, the findings expressed in different studies show that Corporate Social Responsibility contributes towards increased stock returns, increased access to financing, creates an opportunity for companies to merge, and creates an avenue for firms to reduce on the cost of their capital. However, only a few studies have shown that Corporate Social Responsibility depends on a few determinants such as regulations, characteristics of chief executive officers, political affiliations, and national institutions. The research adopted questionnaire instruments to collect primary data through a survey approach from respondents from family and non-family-controlled companies. The findings showed that family firms recorded lower Corporate Social Responsibility performance than non-family-controlled firms.
- Educar para a autonomia: a sua importância no desenvolvimento da criançaPublication . Santos, Sara Rodrigues; Ferreira, Isabel Silva; Correia, Rosalina Maria Cordeiro Marchão MendesO presente relatório apresenta a reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação que foi desenvolvido nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A temática em estudo nestes contextos educativos, centrou-se na promoção da autonomia da criança e na compreensão do desenvolvimento moral de acordo com a teoria psicogenética de Jean Piaget, procurou-se criar momentos de exploração, para facilitar a independência da criança e a sua autonomia, a todos os níveis. A intervenção em Creche envolveu a participação das crianças em diversas atividades significativas, numa perspetiva exploratória sensorial, usando elementos da natureza e promovendo o brincar no espaço exterior. Em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e os jogos focaram-se na cooperação e no desenvolvimento da autonomia da criança. As regras de funcionamento na sala e o cuidado com o peixe, foram apontadas como essenciais para aquisição gradual da responsabilidade e do desenvolvimento moral.
- A importância das redes sociais nas empresas do sector de eventosPublication . Jesus, Débora Rita Teixeira de; Almeida, António Miguel Fernandes Lopes deO presente trabalho enquadra-se no plano de estudos do Mestrado em Direção Comercial e Marketing ministrado no Instituto Superior de Administração e Gestão. O Estágio realizado na BTRUST – Unipessoal Lda., para além de complementar a formação académica da estagiária, também proporcionou uma experiência de integração no mercado de trabalho e de aplicação de conteúdos lecionados ao longo do seu percurso. Este Relatório de Estágio, destaca a importância das Redes Sociais nas empresas de Organização de Eventos e, o principal objetivo desta pesquisa, diz respeito ao papel das mesmas nas empresas nomeadamente na fidelização de clientes, ou seja, de que forma potenciam o crescimento da marca, a venda do serviço, a chegada de novos clientes e a sua fidelização. As Redes Sociais representam uma excelente oportunidade para as empresas estabelecerem ligações com os seus clientes de forma fácil e o desenvolvimento da imagem e da comunicação da marca permite um melhor posicionamento e notoriedade no mercado em que se insere. Como ponto de partida, foi feito um enquadramento teórico e científico sobre as várias temáticas envolvidas no estágio. Segue-se a caracterização da empresa e apresentação do tema de investigação e, para a realização da mesma, foi adotada uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que, de facto, as Redes Sociais são uma mais-valia para as empresas, no entanto, no que diz respeito à fidelização de clientes, não foi possível obter uma conclusão precisa, devido à discrepância de respostas. No final da pesquisa, são apresentadas algumas contribuições e recomendações.
- Storytype: o papel da escrita na construção de mundos fictíciosPublication . Ribeiro, RitaDesde a introdução da comunicação audiovisual que a escrita se destacou pelo seu papel importante como método de transmissão de informação, não apenas através do conteúdo, mas também pela sua forma. Uma das técnicas que têm sido mais usada nos últimos anos para retratar culturas fictícias é a criação de línguas e sistemas de escrita fictícios. Desta forma, é possível criar a sensação de um universo realista e independente da nossa realidade, no qual as personagens podem comunicar entre elas de forma única e personalizada às suas necessidades, identidade ou valores. O presente projeto combina as áreas de estudo da tipografia e da escrita com metodologias de organização de informação e de análise. A criação de um arquivo digital, onde os vários exemplos são categorizados de acordo com os valores que pretendem transmitir, permite criar uma associação entre particularidades caligráficas e tipográficas e conceitos de espaços geográficos ou temporais. Neste sentido, as conclusões retiradas através das associações presentes no arquivo demonstram que o uso de certas formas tipográficas na ficção, hoje em dia consideradas estereótipos, pode ser explicado através da semiótica.
- Ensemble: Investigação em publicação e mediaPublication . Soares, Francisco; Raposo, AnaO projeto resulta de uma vontade de explorar ideias de tradução de meios na relação com práticas editoriais. Propõe-se um exercício experimental em torno dos campos do desenho editorial, publicação, tecnologia e novos media. Aliado a estas vontades surgem questões de caráter pragmático que se relacionam, não só com a disciplina do design, mas que se enquadram na contemporaneidade, relacionadas com democratização do acesso à informação; sustentabilidade (impressa e digital); e práticas colaborativas. Neste contexto propõe-se a prototipagem de um modelo de publicação editorial crossmedia cujas decisões formais se regem com base num eixo de valores éticos definidos pelas questões pragmáticas referidas. Este modelo desdobra-se em quatro suportes (um digital; três impressos): um website para consumo digital de conteúdos; um suporte impresso de caráter prático e imediato; um suporte impresso que visa dimensão participativa de auto-edição e produção; uma publicação em torno de práticas colaborativas na edição e curadoria. Pretende-se com este projeto questionar de que forma se pode, através de práticas editoriais crossmedia, responder às necessidades atuais relacionadas com os temas previamente estabelecidos.
