Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-21"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Low Cost LoRaWAN Image Acquisition System for Low Rate Internet of Things ApplicationsPublication . Frazão Correia, Pedro; Gomes, Marcela; Martins, Gabriel; Panda, RenatoThis paper proposes a low cost LoRaWAN image acquisition and transmission prototype for low rate and un-constrained delay IoT applications. Real scenario tests were performed and images, at distances up to 2.5 km from node to gateway in urban environment, were transmitted and correctly decoded. The obtained results show the effectiveness of a low-power wide-area (LPWAN) technology prototype for long distance image transmission in applications without delay constraints and where other wireless technologies are not available.
- Evaluating the effects of cannabinoids on an organoid-based model of prenatal exposurePublication . Gomes, Rita Covas; Tenreiro, Sandra; Bekman, Evguenia; Lemos, Luísa de; Quintas, AlexandreNos últimos anos, a prevalência do uso de canabinóides tem aumentado rapidamente, inclusive em mulheres grávidas. Fitocanabinóides, substâncias extraídas da Cannabis sativa, atuam principalmente pela ligação aos recetores canabinóides 1 e 2 (CB1R e CB2R), exercendo efeitos psicoativos e não psicoativos. Os canabinóides sintéticos são uma classe de Novas Substâncias Psicoativas, e apresentam altas afinidades de ligação aos CB1/2R. Visto que o sistema endocanabinóide é altamente relevante para o desenvolvimento embrionário, temos como hipótese que o consumo de canabinóides durante a gravidez pode causar defeitos no neurodesenvolvimento. Assim, foi utilizado um modelo tridimensional que recapitula os passos iniciais do neurodesenvolvimento. Organoides corticais com 46 dias foram gerados e expostos aos fitocanabinóides Δ9-tetrahidrocanabinol (Δ9-THC) e canabidiol (CBD), e aos canabinóides sintéticos THJ-018 e EG-018 por 9 dias, mimetizando a exposição pré-natal aos mesmos. Estes foram também administrados na presença de um antagonista dos CB1R, para determinar se os seus efeitos são mediados por estes recetores. Análises de imunofluorescência, RNA e Western Blot foram realizadas para avaliar alterações em marcadores de diferenciação neuronal, e na expressão dos recetores canabinóides. Foi efetuado single-cell calcium imaging para avaliar a funcionalidade celular. Embora preliminares, estes resultados sugerem que o Δ9-THC pode retardar a diferenciação neuronal e afetar a funcionalidade celular por mecanismos mediados pelos CB1R. O CBD induziu mínimas alterações nestes parâmetros, mas evidenciou a interação complexa entre CB1R e CB2R. Os canabinóides sintéticos THJ-018 e EG-018 apresentaram um impacto mais negativo comparativamente aos fitocanabinóides. Estes induziram uma redução de progenitores neurais e neurónios maduros, e um aumento da apoptose, sugerindo efeitos neurotóxicos. Algumas destas alterações não foram revertidas pelo antagonista dos CB1R, indicando a interação com outros recetores. No entanto, os nossos resultados não obtiveram significância estatística, evidenciando a necessidade de validação adicional. Contudo, este projeto demonstra o potencial dos canabinóides para impactar o neurodesenvolvimento embrionário, evidenciando a importância da investigação científica sobre exposição pré-natal a canabinóides.
- Influência dos genes dos sistemas dopaminérgico e serotoninérgico no comportamento agressivo numa população universitáriaPublication . Roso, Filipa Alexandra Alfredo Saraiva; Ribeiro, Ana Clara; Costa, Joana Couceiro daVários estudos têm demonstrado que fatores genéticos e ambientais, cerca de 50% está relacionado com influências genéticas e os restantes 50% explicados por fatores ambientais não compartilhados com nenhum membro da família, influenciam uma grande variedade dos comportamentos humanos, incluindo o comportamento agressivo. A genética comportamental têm tentado correlacionar e compreender a base da genética da agressividade. Genes relacionados com serotonina (5-HT) e dopamina (DA) são os mais relacionados com a agressividade. Este trabalho está inserido num projeto que visa a estudar a ‘’Influência dos genes no comportamento agressivo numa população universitária’’, assim tivemos apenas como objetivo a caracterização genotípica de apenas dois genes (MAO-A e SLC6A4) de entre outros genes todos eles descritos na literatura como associados à agressão humana. A amostra para a caracterização genotípica inclui trinta e três jovens estudantes universitários com idades entre 17 e 31 anos. Os polimorfismos a estudar foram: VNTR 30pb do gene MAO-A e 5-HTTLPR e rs25531 do gene SLC6A4. Os genótipos dos indivíduos amostrados foram identificados por PCR ou PCR-RFLP. Relativamente ao polimorfismo VNTR 30pb do gene MAO-A, revelou-se nove indivíduos homozigóticos para o alelo 4 (4R), treze indivíduos heterozigóticos para os alelos 4 (4R) e 3 (3R), dois indivíduos heterozigótico para os alelos 3 (3R) e 5 (5R), três indivíduos homozigóticos para o alelo 3 (3R) e três indivíduos homozigóticos para o alelo 5 (5R). Observamos mais indivíduos com alelos MAO-A-H do que para os alelos MAO-A-L, pois segundo a literatura os alelos com 3(3R) e 4(4R) repetições são os mais comuns na espécie humana. Em relação ao polimorfismo 5-HTTLPR do gene SLC6A4 revelou-se a presença de seis indivíduos heterozigóticos (L/S), um indivíduo homozigótico (S/S) e quatro indivíduos homozigóticos (L/L). O polimorfismo rs25531 do gene SLC6A4 apenas conseguiu-se genotipar apenas quatro indivíduo: Um indivíduo homozigótico para o alelo SS, dois indivíduos heterozigóticos para o alelo LaS e um individuo homozigótico LaLa.
- Planeamento e gestão de ferramentas de apoio à produçãoPublication . Agostinho, Patrícia Oliveira; Farinha, José Manuel TorresO presente projeto visou realizar uma análise à gestão das ferramentas de equipamentos CNC e apresentar sugestões de melhoria às diversas partes envolvidas no processo de gestão de ferramentas. O projeto iniciou-se com a apresentação do departamento de produção da empresa DRT, descrevendo as diferentes fases de produção do molde. De seguida foi feito o enquadramento teórico sobre os moldes de injeção de plástico, sendo apresentadas algumas ferramentas de gestão de stocks. São ainda abordados conceitos referentes às ferramentas de corte usadas na fabricação CNC. Este aspeto tem um papel relevante, pois o domínio destes conceitos permite implementar medidas para prolongar a vida útil das ferramentas, o que resulta numa poupança para a empresa e no incremento dos tempos produtivos. De seguida é apresentada uma abordagem que visa implementar sugestões de melhoria a toda a cadeia de reposição e utilização das ferramentas de corte. São utilizadas as análises ABC e do custo da ferramenta, e as taxas de cobertura e de rotação. Estes indicadores são a chave para o ponto seguinte, que consiste na apresentação de sugestões de melhoria, as quais passam por aplicar uma política de gestão de stocks suportada no cálculo periódico dos indicadores atrás referidos.
- TILS : um método de engenharia de features baseado em algoritmos de pesquisa localPublication . Sousa, João Filipe Pereira de; Pereira, Francisco José BatistaEngenharia de features é o termo utilizado para definir um conjunto de técnicas utilizado na criação e manipulação de features, tendo como objetivo melhorar o resultado dos algoritmos de machine learning. É um dos passos mais importantes na construção de um modelo. Contudo a engenharia de features não se trata de apenas selecionar as melhores features para um modelo, é um processo que abrange a transformação das features de forma a extrair o maior potencial possível bem como a criação de novas features. Neste trabalho é realizado um estudo sobre métodos de engenharia de features e é desenvolvido um novo método de engenharia de features (TILS) baseado em algoritmos de pesquisa local como o trepa colinas e o ILS – Iterated Local Search. O método desenvolvido é comparado com alguns métodos de engenharia de features existentes e testado com um dataset biológico real. O método desenvolvido tem como objetivo a seleção e criação de novas features para qualquer problema de forma a retirar o melhor proveito possível do dataset. A aplicação do TILS em comparação com os métodos de engenharia de features acabou por ser benéfica e resultou num resultado superior face aos métodos de comparação selecionados.
- Manutenção de equipamento ferroviário circulante : estágio na CP – Comboios de Portugal, E.P.E.Publication . Duarte, Tomás Costa; Teixeira, Carlos Jorge CoelhoO presente relatório descreve as funções desempenhadas e projetos desenvolvidos durante o estágio na CP – Comboios de Portugal, E.P.E., em Contumil, no Gabinete Técnico do Norte (GTN) da Manutenção Porto (ME-MP). Atualmente, a CP atravessa uma crise na gestão da frota de material circulante devido ao envelhecimento e degradação de material que circula há mais de 50 anos. Uma forma eficaz de aumentar a capacidade de resposta, face às necessidades da empresa e à procura pós-pandémica, consiste no plano de recuperação de material circulante. Neste contexto, surgem ideias e projetos de modernização para dar vida às unidades encostadas pelo país e assegurar a capacidade de resposta e melhorar a qualidade de serviço prestado. A primeira fase do estágio envolveu maioritariamente a vertente técnica, na qual se procedeu ao desenvolvimento e planeamento dos projetos de “Implementação de câmaras retrovisoras nos comboios” e “Modificação do sistema de controlo de portas”. Numa segunda fase, foi possível implementar e proceder a diversos testes estáticos e dinâmicos no âmbito dos protótipos desenvolvidos no material circulante. No decorrer do estágio foram ainda elaborados documentos, propostas e fichas técnicas em concordância com as normas ferroviárias em vigor, para aquisição de material e apoio à sua implementação. Foram analisadas em detalhe as unidades circulantes abrangidas pelos respetivos projetos e efetuadas análises técnicas, tais como: levantamento de medições para gestão do espaço interior e exterior de cada veículo; identificação dos pontos de ligação para adaptação de cablagem/componentes; dimensionamento de equipamentos; ensaios estáticos e ensaios de linha na fase final de protótipo.