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- Música e Ciência: IANNIS XENAKIS: A MÚSICA, O RITMO E O ESPAÇOPublication . Fernandes, Marco; Llopis, Fernando; Moital, Tomás; Cipriano, Francisco; Louro, Rafael; Rocha, Tiago; Gibson, BenoîtBrochura de sala do concerto/conferência "Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço" realizado pelo grupo Percussões da Metropolitana e conferencista Benoît Gibson a 14 de Novembro de 2022 no INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA integrado no ciclo Música e Ciência, no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto/conferência foi preenchido com obras de Iannis Xenakis. As Percussões da Metropolitana, dirigida pelo professor Marco Fernandes, juntam os alunos da Escola Profissional da Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra e evidencia como a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical tem dado frutos neste projeto inovador da Metropolitana. As Percussões da Metropolitana tocam exclusivamente com produtos da marca Yamaha e Zildjian.
- Música e Ciência: IANNIS XENAKIS: A MÚSICA, O RITMO E O ESPAÇOPublication . Fernandes, Marco; Llopis, Fernando; Moital, Tomás; Cipriano, Francisco; Louro, Rafael; Rocha, Tiago; Gibson, BenoîtBrochura de sala do concerto/conferência "Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço" realizado pelo grupo Percussões da Metropolitana e conferencista Benoît Gibson a 14 de Novembro de 2022 no COLÉGIO DOS LEÕES da UNIVERSIDADE DE ÉVORA integrado no ciclo Música e Ciência, no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto/conferência foi preenchido com obras de Iannis Xenakis. As Percussões da Metropolitana, dirigida pelo professor Marco Fernandes, juntam os alunos da Escola Profissional da Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra e evidencia como a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical tem dado frutos neste projeto inovador da Metropolitana. As Percussões da Metropolitana tocam exclusivamente com produtos da marca Yamaha e Zildjian.
- Estratégia de comunicação para aumentar a notoriedade de uma marca de joalharia em aço junto da geração Z: O caso da marca HassuPublication . Barra, Marco Rúben Vidigal; Mena, RicardoO mercado da joalharia está a crescer e a forma como comunicamos tem vindo a sofrer alterações. De forma a conseguirem manter-se relevantes e competitivas no mercado, as empresas têm de adaptar as suas estratégias de comunicação às novas gerações. Este estudo pretende ajudar a marca HASSU, uma marca de jóias em aço, a criar uma estratégia de comunicação para aumentar a notoriedade da marca junto da Geração Z. Para isso, é pertinente compreender quais os meios de comunicação mais valorizados pelos membros dessa mesma geração quando se trata de marcas de jóias em aço. A abordagem teórica incidiu sobre a marca e a Geração Z, sendo que o desenvolvimento do primeiro focou-se no conceito de marca, o seu valor e notoriedade, juntamente com a comunicação integrada de marketing. Para desenvolver o tema da Geração Z, explorou-se o conceito de geração, as características da Geração Z e o seu perfil enquanto consumidores de joalharia. Para responder ao objetivo do estudo, que consiste num estudo de caso, foi realizado um inquérito por questionário, através do qual foram recolhidas 219 respostas e foi possível concluir que os meios mais importantes para o aumento de notoriedade de uma marca de joalharia em aço junto da Geração Z são a loja física, as redes sociais e a publicidade televisiva. Também foi possível concluir que os aspetos que os membros desta geração mais valorizam nas jóias em aço são a durabilidade, a qualidade e o preço. As conclusões deste estudo permitem melhorar a comunicação da marca HASSU, bem como de outras empresas de joalharia em aço, junto dos consumidores mais jovens.
- O marketing interno como ferramenta de motivação e desempenho dos colaboradores estudo de caso da empresa Covet HousePublication . Ferracini, Amanda de Siqueira; Alves, CaetanoNum contexto em que o foco principal sempre foi o cliente externo, é de extrema importância as empresas perceberem que existe outro cliente para também se preocupar: o cliente interno. Este trabalho tem como objetivo mostrar como as ferramentas do marketing interno podem ajudar na melhoria do desempenho e na motivação do cliente interno dentro de uma empresa. O estudo apresentará ainda uma análise de colaboradores pertencentes a empresa Covet House, de forma a comprovar, ou não, se através de estratégias do marketing interno, os colaboradores podem ficar mais motivados e consequentemente melhorar o seu desempenho e trazer assim mais sucesso, produtividade e resultados positivos para a empresa.
- Uncertainty and Risk in the Cryptocurrency MarketPublication . Almeida, Dora; Dionísio, Andreia; Vieira, Isabel; Ferreira, PauloCryptocurrency investments are often perceived as uncertain and risky. In this study, we assessed if this is indeed the case, using a sample of seven cryptocurrencies and considered a period that encompassed the first real global shock in the life of these relatively new financial assets, the COVID-19 pandemic. Uncertainty was evaluated using Shannon’s symbolic entropy. To measure risk, we use value-at-risk and conditional value-at-risk. The results indicate that, except for Tether, the analyzed cryptocurrencies’ returns exhibited similar patterns of uncertainty and risk. Levels of uncertainty were close to the maximum values, but high uncertainty is not always associated with high risk. During the pandemic crisis, uncertainty increased while risk decreased, suggesting that the considered assets may have safe haven properties.
- Marketing de influência: Micro-influenciadores no InstagramPublication . Barros, Mário Gabriel Sousa; Alves, CaetanoO marketing de influência é visto como uma das tendências do marketing digital e nos últimos anos os micro-influenciadores têm ganho cada vez mais importância. Sendo possível perceber que as pessoas tendem a acreditar na opinião de outras pessoas aparentemente comuns em detrimento das próprias marcas, os micro-influenciadores tornam-se numa ótima aposta para as marcas, devido a autenticidade e eficácia em chegar ao seu público, independentemente do número reduzido de seguidores comparativamente a macroinfluenciadores. Posto isto, o objetivo principal desta investigação é compreender o funcionamento do marketing de influência no Instagram, na perspetiva dos profissionais de marketing em agências. Deste modo, recorreu-se à metodologia qualitativa, realizando-se entrevistas a profissionais de marketing que exercem funções relacionadas com o marketing de influência em agências de marketing. Esta investigação permitiu concluir que os micro-influenciadores possuem uma grande importância no marketing de influência, bem como no Instagram, que é a plataforma de eleição para a realização de campanhas de marketing de influência. Para além disso, concluiu-se que existem inúmeras vantagens associadas à utilização dos microinfluenciadores em comparação aos macro-influenciadores no que diz respeito à transmissão da mensagem pretendida e intenção de compra por parte dos seguidores.
- O impacto dos estímulos do Instagram na tendência para comprar por impulso online pela geração Z: Setor da modaPublication . Rosa, Carolina Cardoso; Alves, CaetanoAtualmente, vivemos numa era digital, em que as redes sociais são parte integrante da rotina e dia-a-dia das relações, do trabalho, do consumo e dos jovens que pertencem à geração Z. Para fazer face à aceleração das novas tecnologias e às exigências dos consumidores e das suas preferências, as marcas revelam estar em desafios constantes, mudanças e adaptações para continuar a crescer. Sendo a geração Z a mais digitalizada, e que, segundo estudos, a que mais compra por impulso, surge uma questão pertinente: Será que quando a geração Z é exposta a certos estímulos no Instagram desencadear-se-á numa tendência para fazer compras por impulso de produtos de moda? E essa tendência para comprar por impulso poderá levar a um comportamento de compra por impulso? Para responder a estas questões é necessário conhecer melhor a Geração Z, perceber a diferença entre processo de decisão de compra e o processo de decisão de compra por impulso, conhecer os estímulos das compras por impulso, e ainda, saber mais sobre a tendência e o comportamento de compra por impulso. Nesta investigação os estímulos que serão analisados estão direcionados à rede social do Instagram, e são: os anúncios publicitários, influenciadores digitais e promoções. Para esta investigação procedeu-se ao lançamento de um questionário realizado através do Google Forms, onde se obteve um total de 203 respostas válidas. Os resultados manifestaram que as variáveis dos anúncios publicitários, os influenciadores digitais e promoções impactavam positivamente a tendência para comprar por impulso online pela Geração Z, mais especificamente no setor da moda. Além disso, que a tendência para comprar por impulso leva igualmente ao comportamento de compra por impulso.
- Para uma Educação Inclusiva: perceções de alunos sobre o conhecimento e o cumprimento dos seus direitosPublication . Fernanda Maria Sereno Dos Santos