Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio efetuado na cadeia H10 Hotels no departamento de recursos humanos: proposta do impacto do Employer Branding na intenção de TurnoverPublication . Sobreira, Ana Carolina Marques; Andrade, LuísA indústria hoteleira tem vindo cada vez mais a ter dificuldades no que diz respeito ao recrutamento. Neste sentido, e uma vez que o turismo se encontra em fase de crescimento, seria de esperar que esta fosse uma área mais procurada. No entanto, são cada vez mais aqueles que procuram sair da hotelaria. O presente relatório, efetuado com base num estágio curricular no departamento de recursos humanos da cadeia hoteleira H10 Hotels, procura perceber as razões pelas quais o turnover é cada vez maior e qual o impacto do Employer branding no mesmo. Para tal foi efetuado um inquérito aos colaboradores do hotel H10 Duque de Loulé, assim como entrevistas a três colaboradores de modo a compreender melhor esta questão. Neste sentido, para que haja uma redução da intenção de saída, foi realizado um plano de melhoria com algumas propostas no sentido de melhorar os pontos fracos existentes na organização.
- Clean Energy ETFS: a new sustainable trendPublication . Gomes, João Filipe Rodrigues Ferrão; Rodrigues, Maria AlbertinaSustainability is becoming a very important topic, which reflects the collective awareness to not degrade even more our dear planet. Finance is also becoming more democratic and people can now invest in the stock market for as little as 10 Euros. Additionally, the sustainability issue has been impacting the finance industry through environmental, social, and governance initiatives (ESG). This master thesis analyzes the future performance of a selected group of clean energy Exchange-Traded Funds (ETFs) and compare them to a representative benchmark that is the MSCI World Index. This study tries to formulate if it is better to invest in a fund that represents the majority of the companies in developed countries, in a broad ESG fund that encompasses some environmental categories, or whether is it better to support the different environmental categories individually. To do so, past performances are analyzed - from January 1st, 2010 to December 31st, 2021 - and by the use of the geometric mean and standard deviation, we analyze the expected future valuations. The methodology used to create the future ETFs’ price is the Geometric Brownian Motion (GBM), which is retested several times with the help of a Monte Carlo Simulation. The key findings of this thesis are that an investment in Invesco Water Resources and in World Index can provide a positive and steady return over the period studied. Furthermore, if we invested in Invesco Solar and in iShares Global Clean Energy, it can constitute a poor investment decision since both underperform the broad market. This work contributes to the existing literature regarding sustainable finance and investing in a specific World Index and in some selected exchange-traded funds that are exposed to the broad clean energy environment and in some specific categories, such as solar, wind, water, and lithium. The results provided help those who wish to have a degree of exposure to clean energy funds in their portfolio, only regarding the past performance of these funds and through multiple simulations, project the outcome into the future.
- Processo de Monitorização Integrada do Risco no Sistema de Gestão da QualidadePublication . Silvério, Jorge Manuel Nobre Fazenda da Conceição; Pestana, GabrielContexto: A transformação digital tem conduzido a uma maior competitividade do mercado, permitindo às organizações disporem de vantagens competitivas face a grandes players instalados. Todavia, levou a uma maior exposição das organizações a novas ameaças, o que veio reforçar a necessidade de efetuarem uma monitorização integrada do risco com maior cuidado e rigor. Esta abordagem é particularmente relevante quando a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) pela norma ISO 9001:2015 requer a integração da Gestão do Risco (GR) nos processos de negócio da organização. Esta Tese analisa e demonstra empiricamente que o tecido empresarial em Portugal não aplica a abordagem de gestão integrada do risco no SGQ com o rigor que deveria. A Tese apresenta o Modelo de Monitorização Integrada do Risco (MMIR), desenvolvido de acordo com a norma ISO 31000 de GR, dispondo de mecanismo de alerta sobre os riscos na organização. Metodologia: Para estudar a problemática de investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do método Systematic Literature Review (SLR), que teve como fontes de dados a base de dados B-on (www.b-on.pt) e o motor de busca Google Scholar. Com base nos resultados da SLR, foi adotada uma metodologia quantitativa. O método de recolha de dados consistiu na realização de um inquérito através de uma pesquisa online, baseada em questionários, com o intuito de recolher informação sobre a perceção de risco pela organização. O questionário foi enviado, por correio eletrónico, a 3599 organizações certificadas em Portugal pela ISO 9001:2015. Resultados: Os resultados da pesquisa online indiciam que as organizações certificadas em Portugal pela ISO 9001:2015 não estão sensibilizadas para a adoção de um processo de monitorização integrada do risco no SGQ. As lacunas das organizações são sentidas sobretudo na conexão entre a GR estratégica e a GR operacional, e vão aumentando à medida que os procedimentos de GR se tornam mais operacionais e orientados para o uso de ferramentas de visualização e comunicação dos Key Risk Indicators (KRI) com os decisores. Originalidade / Valor: Esta investigação visa contribuir para o corpo de conhecimento da ISO 9001:2015, mapeando as dificuldades do tecido empresarial português em utilizar um processo de monitorização integrada do risco no SGQ. Espera-se que estes resultados possam contribuir para fomentar, numa escala nacional, o uso de modelos de GR, como o MMIR, de modo a maximizar a realização dos benefícios da ISO 9001:2015. O MMIR proporciona uma abordagem agnóstica face ao setor de atividade e dimensão da organização, integrando um processo de GR com diferentes técnicas de GR (estratégicas e operacionais) e considerando um conjunto de KRI de referência ao SGQ.
- A contribuição da Educação Literária no fortalecimento da aprendizagem da escrita na Língua Portuguesa em alunos do 1º ano do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Machado, Márcia; Boléo, AnaA aprendizagem da escrita é um dos domínios mais complexos e desafiantes do 1.º ano de escolaridade. Acredita-se que ao trabalharmos com os alunos de forma ativa, estes irão aprender a escrever com mais facilidade. Nos dias de hoje, é comum as escolas utilizarem uma metodologia ativa e construtivista na aprendizagem, pois “allows students to shape their own learning paths and places upon them the responsibility to actively participate in making their educational process a meaningful one” (Attard, Di Loio, Geven & Santa, 2010, p.9). O conto de histórias insere-se nesta perspetiva. Para além de ser um elemento essencial no desenvolvimento infantil, é recebido com grande agrado pela maioria dos alunos deste ano de escolaridade. Assim, pretende-se investigar a influência da leitura de livros no desenvolvimento da escrita. O presente relatório incide sobre a contribuição da Educação Literária na aprendizagem da escrita, recaindo num projeto de investigação-ação numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta metodologia foi aplicada a uma amostra de vinte e cinco crianças, num colégio situado no concelho de Oeiras. Esta investigação teve como principais objetivos o incentivo à escrita através da Educação Literária e a compreensão da evolução dos alunos no domínio da escrita. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta participante, as conversas informais, tanto com os alunos como com o professor cooperante, o diário de bordo e, por fim, a análise documental. O ambiente descontraído proporcionou uma aprendizagem mais clara e agradável, o que nos permitiu assimilar, mais uma vez, que esta deve ser concebida de uma forma lúdica, educativa e afetiva, pois “o professor vai ter maior facilidade em passar os conteúdos de forma atrativa, que desperte a atenção dos alunos, mostrando que a brincar também se aprende” (Menezes & Santos, 2021, p.663), tendo sido este o lema de toda a investigação.
- Motivação e Competência DocentePublication . Barreto, Tomás; Machado, RicardoAtualmente há algumas questões que dizem respeito à área da educação, principalmente no que diz respeito à ação pedagógica profissional de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, realizou-se um questionário para se aprofundar e explorar esta questão, relacionando conceitos inerentes à prática profissional desta atividade: a motivação e a competência docente. O objetivo deste estudo passa por, então, entender as conceções que os docentes têm acerca da competência docente e motivação. Desta forma, consegue-se entender quais as relações existentes entre estes dois conceitos e de que forma são observáveis tendo em consideração o desenvolvimento profissional. Para o efeito, realizou-se um estudo de caso, do paradigma interpretativo. Os participantes foram os 328 professores de 1.º ciclo do ensino básico e como instrumento de recolha de dados recorreu-se a um questionário. A partir dos resultados, podemos inferir que a maioria dos docentes se considera um bom professor, com consideração pelas necessidades e interesses dos alunos, demonstrando uma boa capacidade docente nos momentos de preparação, planeamento e gestão das várias situações profissionais. Além disso, na sua grande maioria, os docentes encontram-se motivados e com uma vontade de continuar a aumentar o conhecimento que já detêm e, desta forma, continuar a melhor servir os interesses dos alunos. Através deste estudo foi possível entender melhor a posição dos docentes relativamente a alguns conceitos importantes a ter em conta na área da educação, nomeadamente a motivação e a competência docente.
