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- Perception of portuguese consumers regarding food labelingPublication . Silva, Bruna; PM Lima, João; Santos, Ana; Pinto, Ezequiel; Fialho, SóniaFood labels are the first information tool used by consumers in the purchase and consumption of food products. Food labeling is a tool that can influence the consumers perception of quality and, in turn, their food choice. This study characterizes and demonstrates the importance of labeling and the degree of consumers’ perception and literacy about food labels through the application of an online questionnaire. The results obtained, in a sample of n = 467, showed that Portuguese consumers have the habit of reading the label and recognizing its importance but do not understand all the information contained in the label. They have an easier time understanding the front-of-pack labeling systems, especially those presented through symbols/colors. Thus, it demonstrates the need for greater education and literacy in the areas of food and nutrition so that through the reading and interpretation of labels, consumers can make informed food choices.
- Conceptualização e desenvolvimento de uma ferramenta web, de análise de satisfação de cliente com base no modelo KanoPublication . Dias, Carlos David Pinto Prata; Gomes, Anabela de JesusTendo uma grande experiência com o modelo Kano, a Tangível emprega-o para perceber quais são as ideias ou requisitos que mais satisfazem os seus clientes ou utilizadores em novos produtos ou produtos já existentes, assim como em serviços. Uma análise Kano é pedida por clientes pela necessidade de se conhecerem as ideias, ou funcionalidades, que mais satisfazem os potenciais utilizadores futuros de determinado produto e quais é que devem ter em conta no desenvolvimento de um produto ou serviço e serve, por conseguinte, como uma maneira de priorização de requisitos.Existe, por isso, a necessidade de uma plataforma unificadora, um produto de software capaz de integrar todas as funcionalidades que a Tangível precisa para o desenvolvimento de análises Kano, uma vez que os especialistas Kano enfrentam atualmente diversos problemas.O trabalho descrito neste documento ilustra o estágio realizado na Tangível que ocorreu entre os dias 5 de Novembro de 2019 e dia 11 de Setembro de 2020. Começou por um estudo cuidado sobre o modelo Kano e por perceber como é que a empresa tangível o aplicava e quais as suas necessidades. Para tal, foram usadas algumas técnicas de elicitação de requisitos tais como entrevistas a utilizadores, observação de utilizadores, proto-personas, user stories, entre outros. De seguida, e após os requisitos do sistema a ser desenvolvido estarem definidos, preparou-se uma solução de design onde se utilizou o método prototipagem de alta-fidelidade. Após existir uma validação da concetualização da plataforma iniciou-se o processo de desenvolvimento web da plataforma. Na etapa final a plataforma foi validada através de testes de usabilidade e a utilização de questionário SUS.
- Data anonymization : algorithms, techniques and toolsPublication . Tomás, Joana Carolina Pedroso; Bernardino, Jorge Fernandes Rodrigues; Rasteiro, Deolinda Maria Lopes DiasNos últimos anos, o volume de informação online tem vindo a crescer exponencialmente. Os dados pessoais de cada indivíduo são utilizados de forma contínua pelo governo, por empresas ou por indivíduos, com a finalidade de criar dados estatísticos. Estes podem depois ser utilizados em campanhas de marketing, na previsão de tendências futuras, na ajuda em investigações ao nível da ciência e da medicina e muitos outros exemplos. O maior problema com a utilização destes dados é que eles podem conter informação sensível e informação que permita identificar um indivíduo, podendo causar graves problemas a nível pessoal como, por exemplo, roubo de identidade, extração de dinheiro, etc., dependendo dos dados divulgados. Para resolver este problema existe a anonimização de dados. Esta tem como finalidade alterar os dados de modo a ocultar informação sensível e que podem permitir a identificação de um indivíduo, tornando-os menos precisos. Uma das maiores dificuldades perante a anonimização de dados é que ao mesmo tempo que se mantém a privacidade dos indivíduos, a utilidade dos dados deve permanecer e, para isto, é necessário ter em atenção as técnicas e os algoritmos que são utilizadas e a quantidade de vezes que estas são aplicadas. Neste trabalho são estudadas as técnicas de anonimização mais comuns, como a generalização, a supressão, a anatomização, a permutação e a perturbação e também alguns dos algoritmos de anonimização mais conhecidos, como o k-anonimato e o l diversidade. Para a avaliação e a aplicação destas técnicas e algoritmos foram utilizadas as ferramentas open-source, ARX Data Anonymization Tool, UTD Anonymization Toolbox e Amnesia. Utilizando a metodologia OSSpal foi também realizada a avaliação de cada uma destas ferramentas. A metodologia OSSpal tem como finalidade avaliar ferramentas open-source de forma a ajudar os utilizadores e as organizações a encontrar as melhores, recorrendo a um conjunto de categorias. No contexto desta tese, as categorias utilizadas foram a funcionalidade, as características funcionais do software, o suporte e os serviços, a documentação, os atributos da tecnologia do software, a comunidade e a adaptação e o processo de desenvolvimento. Nesta tese, o trabalho experimental realizado consistiu na avaliação das três ferramentas de anonimização utilizando dois dataset reais. O UTD Anonymization Toolbox só foi utilizado com um dos datasets, o de menor tamanho, porque esta ferramenta requer a introdução manual dos elementos do dataset num ficheiro, o que pode originar erros. Na avaliação das ferramentas é possível verificar que o ARX Data Anonymization Tool é a ferramenta que apresenta os dados de forma mais simples e que permite uma melhor visualização por parte do utilizador. O Amnesia é fácil de utilizar pois mostra ao utilizador todos os passos necessários para anonimizar um dataset, apesar de mostrar alguns erros, porém, o UTD Anonymization Toolbox foi a ferramenta que apresentou mais dificuldades na utilização devido ao facto de não ter uma interface gráfica, mas também porque a introdução dos dados tem de ser feita de forma manual. Após a avaliação experimental é possível concluir que o ARX Data Anonymization Tool é a melhor ferramenta para ser usada na anonimização de dados, seguindo-se o Amnesia e, por último o UTD Anonymization Toolbox.
- Conceptualização e desenvolvimento de uma ferramenta web, de análise de satisfação de cliente com base no modelo KanoPublication . Dias, Carlos David Pinto Prata; Gomes, Anabela de JesusTendo uma grande experiência com o modelo Kano, a Tangível emprega-o para perceber quais são as ideias ou requisitos que mais satisfazem os seus clientes ou utilizadores em novos produtos ou produtos já existentes, assim como em serviços. Uma análise Kano é pedida por clientes pela necessidade de se conhecerem as ideias, ou funcionalidades, que mais satisfazem os potenciais utilizadores futuros de determinado produto e quais é que devem ter em conta no desenvolvimento de um produto ou serviço e serve, por conseguinte, como uma maneira de priorização de requisitos. Existe, por isso, a necessidade de uma plataforma unificadora, um produto de software capaz de integrar todas as funcionalidades que a Tangível precisa para o desenvolvimento de análises Kano, uma vez que os especialistas Kano enfrentam atualmente diversos problemas. O trabalho descrito neste documento ilustra o estágio realizado na Tangível que ocorreu entre os dias 5 de Novembro de 2019 e dia 11 de Setembro de 2020. Começou por um estudo cuidado sobre o modelo Kano e por perceber como é que a empresa tangível o aplicava e quais as suas necessidades. Para tal, foram usadas algumas técnicas de elicitação de requisitos tais como entrevistas a utilizadores, observação de utilizadores, proto-personas, user stories, entre outros. De seguida, e após os requisitos do sistema a ser desenvolvido estarem definidos, preparou-se uma solução de design onde se utilizou o método prototipagem de alta-fidelidade. Após existir uma validação da concetualização da plataforma iniciou-se o processo de desenvolvimento web da plataforma. Na etapa final a plataforma foi validada através de testes de usabilidade e a utilização de questionário SUS.
- Comportamento de compra online e offline nas gerações x e z: o caso do vestuárioPublication . Nunes, Ruben Anastácio Marques Oliveira Ferreira; Silva, José Morais daDevido ao acentuado crescimento do comércio digital em relação ao comércio físico, as empresas devem estar em constante evolução para que o consumidor opte por elas. Para isso, devem conhecer os diversos tipos de clientes, tanto nos canais offline, como nos canais online. É preciso ter um conhecimento aprofundado dos canais transacionais e das diferentes gerações, interligando-os, percebendo também como cativar e entregar a melhor informação e produtos a cada perfil de comprador. A nossa investigação teve como principal objetivo, comparar o comportamento de compra de vestuário nos canais online e offline dos consumidores da Geração X e Z. Para atingir este objetivo, recorreu-se a um tipo de pesquisa qualitativa, com recurso ao Focus Group, de modo a avaliar as perspetivas dos participantes em relação ao consumo de vestuário. As conclusões retratam na sua maioria o que os autores retratam no quadro teórico. Os pontos positivos que verificámos nos canais offline foram a possibilidade de se poder experimentar e ver os produtos, mas pelo contrário o gasto de tempo e a falta de comodidade foram apontados como pontos negativos. No online, os pontos positivos foram a poupança de tempo e a comodidade e os negativos foram a confiança e a impossibilidade de poder experimentar o produto. No que toca à compra de vestuário, o mais importante para a geração X é o preço e para a geração Z é a qualidade. Por fim, o tipo de perfil de consumidor da geração X revela um gosto pela qualidade, a fidelização a uma marca e, ao mesmo tempo, a procura de preços baixos e na geração Z, os consumidores evidenciaram uma procura de qualidade e preços baixos. Surpreendentemente, concluímos que existe uma grande aproximação entre as duas gerações.
- Estratégia de Comunicação Digital das Redes Sociais para a Empresa “X”Publication . Rodrigues , Sara Mascarenhas; Silva, José Morais daNo âmbito do Mestrado em Marketing Digital da Universidade Europeia, foi proposta a realização de um projeto final no terceiro semestre para a obtenção do grau de Mestre, sendo as opções de realização: dissertação, relatório de estágio ou projeto aplicado. O presente trabalho consiste num relatório de estágio, em que este permitiu a consolidação de conhecimentos obtidos durante a formação académica e a aplicação em casos reais, adquirindo assim, alguma experiência profissional na área. Este relatório, relata o estágio curricular realizado durante o período de 1 de setembro de 2020 até 24 de novembro de 2020, na empresa SmartLinks - Agência de Marketing Digital. Para apoiar a realização deste relatório foram utilizados dados extraídos da ferramenta do Business Manager do Facebook para se analisarem diversas métricas de uma empresa cliente da SmartLinks, à qual foi atribuído um nome fictício para proteger os seus dados. A empresa em questão trabalha no setor da moda e identifica-se como Empresa X. O principal objetivo deste relatório foi analisar a estratégia de comunicação digital para as redes sociais dessa mesma empresa. Este relatório de estágio, para além da experiência profissional ganha, evidenciou indicadores de qualidade no que diz respeito às estratégias optadas para os anúncios apresentados no Facebook e no Instagram. Em concreto, um aumento do engagement da Empresa X, como foi possível constatar devido à interação dos utilizadores com as campanhas.
- O processo de cocriação da marca cultural e sustentável “Amor Meu”Publication . Maçães, Mariana Torres; Nogueira, MafaldaEsta investigação tem como objetivo principal compreender o envolvimento do consumidor e de experts no processo de cocriação de uma marca, adaptado ao caso de estudo “Amor Meu”. A Amor Meu é uma marca de roupa que vê o seu fator diferenciador por aliar a sustentabilidade às tradições, ao criar peças de roupas únicas, exclusivas e pensadas ao detalhe. Cada detalhe, por sua vez, conta uma história de um canto português, da "nossa" gente, das tradições portuguesas, de uma forma discreta e elegante. A ponte com a sustentabilidade é feita através da utilização de recursos e matérias-primas sustentáveis, coleções cápsula, fornecedores locais e priorizando o artesanato, o feito à mão. A primeira coleção chamar-se-á "Heróis do Mar, Nobre Povo" e visa homenagear os bairros piscatórios portugueses. Em consequência, procura-se que a criação desta marca e a sua estratégia surjam como um trabalho em conjunto, entre os criadores da marca, os consumidores e os experts, ou seja, marketers, criadores de marcas, designers gráficos e de moda. Após uma robusta revisão da literatura dividida entre estratégias de branding e perspetivas de consumidor, de marcas sustentáveis e culturais, procede-se a metodologia mista, a fim de dar resposta à questão de investigação. Primeiro organizou-se um focus group com os experts (7 participantes) e posteriormente realizou-se um inquérito (325 inquiridos) ao potencial consumidor, ao mesmo tempo que se realizava uma análise documental e observação participante sobre o bairro piscatório da Afurada, a fonte de inspiração da primeira coleção Amor Meu. No final, foi possível definir uma estratégia de criação da marca, onde os objetivos específicos e os principais atributos são escolhidos, lado a lado, com os consumidores e experts.
- O impacto das características da função e das funcionalidades das tecnologias no desempenho profissional: o papel mediador do modelo Task-Technology FitPublication . Ruivo Tam, Margarida; Rodrigues, RosaO mundo em que vivemos tem vindo a sofrer mudanças e transformações de uma forma rápida, sendo cada vez mais notável o incremento digital na sociedade. Estes progressos têm assumido uma grande importância e presença nas organizações, porque têm alterado a forma como as funções são executadas. Quando as tarefas são suportadas pelas tecnologias para a sua realização conduzem à eficiência no decurso do cumprimento das funções. Como consequências positivas, o colaborador atinge um bom nível de desempenho e mostra o seu potencial nomeadamente, os conhecimentos e habilidades que detém. A presente investigação insere-se nesta temática e tem como objetivo analisar o impacto das características das tarefas e das funcionalidades das tecnologias no desempenho profissional e perceber em que medida esta relação é mediada pelo modelo Task-Technology Fit (TTF). Participaram no estudo 353 indivíduos cujas idades variam entre os 18 e os 65 anos, sendo que mais de um terço pertence à Geração X. Os dados foram recolhidos através do Questionário das características das tarefas, do Questionário das funcionalidades das tecnologias, do Questionário Task-Technology Fit e do Questionário do desempenho profissional. Os resultados obtidos revelaram que a perceção dos participantes, relativamente às funcionalidades das tecnologias diferem em função da geração a que os mesmos pertencem. Apurou-se, ainda, que as características das tarefas e as funcionalidades das tecnologias têm um impacto positivo no desempenho profissional e que esta relação é mediada pelo modelo TTF.
- O papel mediador do job embeddedness na relação entre as características da função e as intenções de turnoverPublication . Martins Coelho, Filipa Alexandra; Rodrigues, RosaHoje em dia, colocar a pessoa certa no lugar certo já não é suficiente para reter os melhores talentos, pelo que as organizações se deparam com o grande desafio de garantir que os seus colaboradores se sentem motivados com as atividades laborais que realizam. Deste modo, verifica-se que as características da função atuam como um fator motivacional que contribui para aumentar o job embeddedness e reduzir as intenções de turnover. O presente estudo enquadra-se nesta temática e tem como objetivo analisar o papel mediador do job embeddedness na relação existente entre as características da função e as intenções de turnover. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo, cujos dados foram recolhidos através de três questionários: o Job diagnostic survey, o Job embeddedness scale e a Intention turnover scale. A amostra é constituída por 640 trabalhadores de ambos os sexos, com idades que variam entre os 19 e os 65 anos e que desempenham funções no setor público e no setor privado. Os resultados obtidos revelaram que o job embeddedness tem um efeito significativamente negativo nas intenções de turnover. Também se verificou que a relação existente entre a autonomia e as intenções de turnover é mediada pelo job embeddedness.