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Authors
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Abstract(s)
Tendo uma grande experiência com o modelo Kano, a Tangível emprega-o para
perceber quais são as ideias ou requisitos que mais satisfazem os seus clientes ou
utilizadores em novos produtos ou produtos já existentes, assim como em serviços.
Uma análise Kano é pedida por clientes pela necessidade de se conhecerem as
ideias, ou funcionalidades, que mais satisfazem os potenciais utilizadores futuros de
determinado produto e quais é que devem ter em conta no desenvolvimento de um
produto ou serviço e serve, por conseguinte, como uma maneira de priorização de
requisitos.
Existe, por isso, a necessidade de uma plataforma unificadora, um produto de
software capaz de integrar todas as funcionalidades que a Tangível precisa para o
desenvolvimento de análises Kano, uma vez que os especialistas Kano enfrentam
atualmente diversos problemas.
O trabalho descrito neste documento ilustra o estágio realizado na Tangível que
ocorreu entre os dias 5 de Novembro de 2019 e dia 11 de Setembro de 2020.
Começou por um estudo cuidado sobre o modelo Kano e por perceber como é que a
empresa tangível o aplicava e quais as suas necessidades. Para tal, foram usadas
algumas técnicas de elicitação de requisitos tais como entrevistas a utilizadores,
observação de utilizadores, proto-personas, user stories, entre outros. De seguida, e
após os requisitos do sistema a ser desenvolvido estarem definidos, preparou-se uma
solução de design onde se utilizou o método prototipagem de alta-fidelidade. Após
existir uma validação da concetualização da plataforma iniciou-se o processo de
desenvolvimento web da plataforma. Na etapa final a plataforma foi validada através
de testes de usabilidade e a utilização de questionário SUS.
Description
Keywords
Angular2+ Desenvolvimento web Desenho centrado no utilizador Entrevistas a utilizadores Experiência do utilizador Express Modelo de satisfação do cliente Modelo Kano Node.js Proto-personas Solução de desenho Usabilidade