Repository logo
 
Publication

Conceptualização e desenvolvimento de uma ferramenta web, de análise de satisfação de cliente com base no modelo Kano

dc.contributor.advisorGomes, Anabela de Jesus
dc.contributor.authorDias, Carlos David Pinto Prata
dc.date.accessioned2022-12-14T16:37:40Z
dc.date.available2022-12-14T16:37:40Z
dc.date.issued2022-07-19
dc.date.submitted2022-05-06
dc.description.abstractTendo uma grande experiência com o modelo Kano, a Tangível emprega-o para perceber quais são as ideias ou requisitos que mais satisfazem os seus clientes ou utilizadores em novos produtos ou produtos já existentes, assim como em serviços. Uma análise Kano é pedida por clientes pela necessidade de se conhecerem as ideias, ou funcionalidades, que mais satisfazem os potenciais utilizadores futuros de determinado produto e quais é que devem ter em conta no desenvolvimento de um produto ou serviço e serve, por conseguinte, como uma maneira de priorização de requisitos. Existe, por isso, a necessidade de uma plataforma unificadora, um produto de software capaz de integrar todas as funcionalidades que a Tangível precisa para o desenvolvimento de análises Kano, uma vez que os especialistas Kano enfrentam atualmente diversos problemas. O trabalho descrito neste documento ilustra o estágio realizado na Tangível que ocorreu entre os dias 5 de Novembro de 2019 e dia 11 de Setembro de 2020. Começou por um estudo cuidado sobre o modelo Kano e por perceber como é que a empresa tangível o aplicava e quais as suas necessidades. Para tal, foram usadas algumas técnicas de elicitação de requisitos tais como entrevistas a utilizadores, observação de utilizadores, proto-personas, user stories, entre outros. De seguida, e após os requisitos do sistema a ser desenvolvido estarem definidos, preparou-se uma solução de design onde se utilizou o método prototipagem de alta-fidelidade. Após existir uma validação da concetualização da plataforma iniciou-se o processo de desenvolvimento web da plataforma. Na etapa final a plataforma foi validada através de testes de usabilidade e a utilização de questionário SUS.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42633
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAngular2+pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento webpt_PT
dc.subjectDesenho centrado no utilizadorpt_PT
dc.subjectEntrevistas a utilizadorespt_PT
dc.subjectExperiência do utilizadorpt_PT
dc.subjectExpresspt_PT
dc.subjectModelo de satisfação do clientept_PT
dc.subjectModelo Kanopt_PT
dc.subjectNode.jspt_PT
dc.subjectProto-personaspt_PT
dc.subjectSolução de desenhopt_PT
dc.subjectUsabilidadept_PT
dc.titleConceptualização e desenvolvimento de uma ferramenta web, de análise de satisfação de cliente com base no modelo Kanopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Carlos-David-Pinto-Prata-Dias.pdf
Size:
17.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: