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- IoT (Internet of Things) Podemos Confiar?Publication . Raposo Pereira Félix, Tomás ManuelA IoT (Internet of Things), consiste num conjunto de vários tipos de software e de hardware que comunicam entre si (M2M), tendo o número de dispositivos aumentado, significativamente, nos últimos anos. Com a IoT é feito o tratamento de dados de sensores, como por exemplo, por sensores de luz, CO2, de presença, entre outros. Dependendo da informação dos sensores, o sistema pode causar a realização de uma ação, desde ativar motores, a notificar o administrador do sistema. Num mundo conectado entre si pela Internet, a confiança que existe na IoT pode diminuir devido à falta de segurança e de privacidade. O principal foco desta dissertação é analisar se os utilizadores de IoT têm confiança na plataforma, olhando principalmente para a segurança e para a privacidade, tendo como metodologia a análise de documentos e a realização de um questionário, a vários utilizadores de dispositivos de IoT. Nesta dissertação, foi criado um questionário, para tentar perceber o nível de confiança que as pessoas têm na IoT. No total, 84 pessoas responderam ao questionário. Podemos concluir com o questionário, que a maioria dos utilizadores tem receios sobre os dispositivos IoT. Os pontos que mais interferem com a confiança, de acordo com o questionário, são a segurança, a privacidade e a transparência que a marca induz no produto IoT.
- A importância da Inteligência Emocional dos liderados na eficácia da liderança: papel dos traços de personalidadePublication . Ferreirinha, Diogo Lourenço; Martin D'Ávila, MiguelO objetivo central do presente estudo é a análise da relação entre a inteligência emocional dos liderados e a eficácia da liderança, e o papel mediador dos traços de personalidade. No presente estudo, utilizei uma amostra não probabilística por conveniência, de 148 participantes, todos colaboradores duma empresa portuguesa da indústria metalúrgica. A avaliação da inteligência emocional foi feita pelo Trait Emotional Intelligence Questionnaire (Petrides & Furnham, 2006), os traços de personalidade foram medidos tendo por base o Ten-Item Personality Inventory (Gosling, Rentfrow, William e Swwann, 2003) e para a eficácia da liderança recorri ao Leadership Effectiveness Scale de Callaghan. Os resultados obtidos sugerem a existência duma relação positiva entre a inteligência emocional dos liderados tanto com a eficácia da liderança como com os traços de personalidade. Relativamente à relação preditiva dos traços de personalidade com a eficácia da liderança, apenas se comprovou para alguns traços. Por último, não foi possível confirmar que os traços de personalidade dos liderados serão mediadores da relação preditiva da Inteligência Emocional com a eficácia da liderança, pois constatei que o impacto direto não é significativo e que o efeito indireto não é significativo, ou seja, é nulo.
- O impacto da perceção de Greenwashing na confiança verde e intenção de compra verde dos consumidores portuguesesPublication . Cunha, Maria Isabel Ferreira da; Cruz, Ana PaulaComo resposta à crescente preocupação dos consumidores com a deterioração ambiental e as alterações climáticas, a procura por produtos e serviços verdes tem vindo a crescer. Tem-se verificado igualmente um aumento da utilização de alegações ambientais como ferramenta de marketing, de forma a ganhar vantagem competitiva. A presente investigação procura analisar de que forma a perceção de greenwashing afeta a confiança verde e a intenção de compra verde dos consumidores portugueses. Em primeiro lugar, foi elaborada uma análise qualitativa documental sumária com o objetivo de identificar as tipologias e prevalência das práticas de greenwashing no setor do retalho português, através da recolha, categorização e exploração de 64 exemplos de alegações ambientais. A análise quantitativa foi elaborada com recurso dos dados recolhidos através de um questionário com 169 respostas válidas. Os resultados foram analisados com recurso à abordagem de Modelação de Equações Estruturais utilizando o algoritmo dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), através do software SmartPLS 3.0. Desta análise, conclui-se que a perceção de greenwashing tem uma influência negativa na confiança verde, mas o mesmo não se verifica na intenção de compra verde. Apesar disso, a confiança verde tem um impacto positivo na intenção de compra verde e, por sua vez, a preocupação verde tem um impacto positivo na perceção de greenwashing, confiança verde e intenção de compra verde.
- A importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento em contexto de teletrabalhoPublication . Oliveira, Ana Catarina Faria; Cruz, Ana PaulaA retenção de talento é um tema que tem ganho cada vez mais relevância uma vez que o mercado laboral vive nos dias de hoje uma realidade muito competitiva. Por conseguinte, considera-se que o Employer Branding pode ajudar as empresas a manter os seus melhores colaboradores e deste modo, garantir a sua vantagem competitiva. O objetivo da presente dissertação é analisar a importância das práticas de Employer Branding na retenção de talento no contexto de teletrabalho, através do engagement. A metodologia adotada baseia-se na análise quantitativa através de um inquérito realizado a 117 indivíduos que se encontram em situação de teletrabalho. No que respeita aos resultados, estes demonstram que existe uma relação forte entre as práticas de Employer Branding e a retenção de talento, e entre o engagement e a retenção de talento. No entanto, apesar de haver uma ligação entre as práticas de Employer Branding e o engagement, esta não é estatisticamente significativa.
- How did the introduction of a Marketing automation tool (Hubspot) influence the Marketing performance at the company Alexander Thamm GmbH?Publication . Cruz, Francisca Osório Braga da; Cruz, Ana PaulaThe goal of this research is to increase the understanding of successful adoption and implementation of a marketing automation system by doing an evaluation of the use of Hubspot in the case company. The researcher was working in the case organization, Alexander Thamm GmbH, a German consulting company specialized in AI and big data. The company had acquired a marketing automation tool in March 2021, the reason why it’s possible to compare data from 2020 with current data. The theoretical background This research was conducted as a case study, and primary qualitative data was collected through interviews, whereas primary quantitative data through the Hubspot provided dashboards and analytics. The theoretical background consisted of concepts of marketing automation and the increasing need of digitalization, that many companies are now starting to realize. The gathered data is divided in three chapters: planning, implementation and evaluation. The results showed that the implementation process is only successful if the company has and provides enough capabilities and the overall performance of the sales and marketing activities align. Moreover, the success is also dependent on the defined set-up that the team created, once automation doesn’t install automatically all the desired workflows. The content creation proved to be essential for the well-function of the tool, since without content, there’s no possible automation.
- O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19Publication . Batanete, Beatriz Barradas; Martin D'Ávila, MiguelCom o aparecimento da pandemia Covid-19, os comportamentos e preferências dos consumidores foram significativamente alterados no que diz respeito ao e-commerce. Com a sequência dos estados de emergência e com a obrigatoriedade de permanecer em casa, os consumidores começaram a realizar as suas compras online, visto que, as lojas físicas encontravam-se encerradas por tempo indeterminado. A adoção do teletrabalho como consequência de permanecer em casa, veio também auxiliar este crescente interesse em realizar as compras por meios digitais. Este presente projeto pretende perceber, estudar e avaliar quais os comportamentos que foram alterados e quais os novos hábitos digitais dos consumidores portugueses antes e após o aparecimento da pandemia Covid-19. O estudo foi realizado a um total de 100 consumidores sendo abordados os seguintes temas para análise: 1 – Confiança nos métodos de pagamento online; 2 – Confiança nos Websites; 3 – Escolha dos produtos online; 4 – Experiência de compra do consumidor online; 5 – Relação de proximidade e pós-venda.
- A influência do Marketing Político usando as redes sociais como fator impulsionador sobre lealdade, confiança e intenção de votos dos jovens em PortugalPublication . Silva, Beatriz Rodrigues; Martin D'Ávila, MiguelNa atualidade as redes sociais tem um papel fundamental na confiabilidade e lealdade do consumidor, ao transpor esta questão para o marketing político é necessário perceber estes construtos aplicados ao eleitor e sua intenção de votos nos partidos e lideres políticos. Para tal foi utilizado um modelo conceptual adaptado, as hipóteses do estudo se concentraram nas variáveis do “Marketing Político Usando Redes Sociais” a influenciar diretamente as variáveis “Confiança do Eleitor” e “Lealdade do Eleitor”, e indiretamente a variável “Intenção de Voto do Eleitor”. Tratou-se de um estudo quantitativo e de campo, participaram 150 jovens Portugueses, que responderam um questionário autoaplicado adaptado do estudo realizado por Chinomona & Dubihlela (2014), foi utilizada a análise de confiabilidade dos itens para cada uma das dimensões do questionário, através do Alfa de Cronbach e as hipóteses foram testadas através da correlação de Pearson entre os construtos que representaram as variáveis de interesse. Emergiram 6 dimensões distintas, que possibilitou a identificação de 4 construtos que fundamentaram as hipótese do estudo, sendo que 3 correlações foram positivas, (H1⇒ existe uma relação positiva entre marketing político usando redes sociais e confiança do eleitor; H2⇒ existe uma relação positiva entre marketing político usando médias sociais e lealdade do eleitor; H3⇒ existe uma relação positiva entre a confiança do eleitor e a lealdade do eleitor; H4⇒ existe uma relação positiva entre a confiança do eleitor e a intenção de voto) e 1correlação foi considerada “fraca mas aceitável” (H5⇒ existe uma relação positiva entre Lealdade do Eleitor e Intenção de Voto). Este estudo possibilitou validar o modelo conceptual proposto, que explica a influência do marketing político usando as redes socias, na confiança e lealdade do jovem eleitor, que emerge como forte ferramenta na atualidade, na direção da manutenção da democracia e cidadania.
- Compras por impulso: o comportamento dos consumidores na intenção de compra aplicado ao retalhoPublication . Duarte, João André Costa Gomes; Martin D'Ávila, MiguelO estudo das compras por impulso é um objeto de estudo há várias décadas e enquadra-se no comportamento do consumidor. Aliado a este tema deveras complexo surge o interesse de investigar os fatores que influenciam o comportamento de compra por impulso dos consumidores. A presente investigação tem como objetivo o estudo das compras por impulso com aplicação ao retalho tradicional sendo o seu foco na compreensão dos fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores levando, muitas das vezes, os consumidores a uma compra por impulso. De modo a recolher informações pertinentes sobre o impacto que estes fatores têm no consumidor, foi elaborado um inquérito e realizada uma sondagem por conveniência, em que apenas foi considerada a população de nacionalidade portuguesa, com idade superior a 18 anos e que frequenta supermercados, neste caso, a amostra total conta com 115 indivíduos. Os resultados obtidos demonstram que, apesar de a situação económica atual não ser favorável, os consumidores continuam a realizar compras por impulso, deixando de lado a sua vertente racional e que fatores como o preço e as promoções são os que apresentam uma maior importância e capacidade de influenciar o comportamento de compra por impulso dos mesmos.
- Operadores de pontos de carregamento de veículos elétricos em Portugal: avaliação da qualidade do serviço através das perceções dos clientesPublication . Ortega, Eduardo Martinez Rodrigues; Martin D'Ávila, MiguelCom vista a cumprir os objetivos definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas, a mobilidade elétrica mostra-se promissora na redução da Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), na diminuição da dependência de combustíveis fósseis e na ajuda para a promoção do desenvolvimento sustentável. Considerando que algumas infraestruturas são essenciais para adesão e evolução deste mercado, o presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do serviço oferecido pelos operadores de pontos de carregamento (OPC) de veículos elétricos em Portugal, através da perceção do cliente. Para isto, o modelo adaptado SERVQUAL, com cinco dimensões que caracterizam a perceção da qualidade do serviço, foi utilizado neste estudo. Os resultados obtidos neste estudo sustentaram a hipótese principal, em que à qualidade do serviço prestado pelos OPC’s são inferiores às suas expectativas. Esta investigação contribuiu para literatura gerando informações extremamente úteis para o processo de tomada de decisão, bem como forneceu caminhos para o desenvolvimento de estratégias adequadas a este mercado através de um modelo inovador de avaliação. A principal limitação é utilização do modelo adaptado SERVQUAL, para avaliação a qualidade da prestação do serviço ainda desconhecida na literatura, bem como os dados serem obtidos através de uma amostra por conveniência.
- Marketing Consciente e a sua aplicabilidade no setor hoteleiro nacionalPublication . Jordão, Carla Filipa Justino da Costa; Barbosa, JoãoEm 2019, Portugal bate o recorde de 27 milhões de visitantes que evidencia o resultado de um grande investimento na marca Portugal, através do Turismo, com a abertura de novas unidades hoteleiras, aumento de número de quartos, novos conceitos e conquista de mercados ambicionados. Portugal é reconhecido e aclamado como destino internacional sentindo-se a expectativa de um crescimento sustentável e a longevidade de um setor, com forte impacto na economia nacional. Em 2020, regista-se uma quebra abrupta de receitas que conduziu a maioria das organizações do setor a uma dramática descapitalização, deixando a descoberto a situação frágil de muitas delas e a necessidade de pensar numa reestruturação. Muitas unidades foram obrigadas a encerrar e outras colocam em causa a sua continuidade no setor. Em paralelo verifica-se que o consumidor se encontra em reflexão e que as suas tendências de consumo foram fortemente afetadas pelo impacto desta pandemia. Durante a gestão de crise, surgiu a oportunidade para as organizações hoteleiras nacionais refletirem sobre a melhor forma de recuperar a confiança de todos os stakeholders, reorientar estratégias, repensar o seu modelo de gestão e liderança de forma a promover uma resposta eficaz às necessidades e tendências do mercado. É perante este cenário que o investigador sente a oportunidade de contribuir, de uma forma positiva, com o presente estudo, cujo objetivo principal é entender o potencial e linhas orientadoras da aplicabilidade do marketing consciente no que diz respeito à gestão de organizações hoteleiras nacionais. Foi fundamental fazer uma pesquisa que permitisse conhecer como se processa a definição da estratégia, modelos de gestão, liderança e principais desafios do setor na atualidade, e deste modo, criar uma proposta de valor acrescentado com a adaptação do modelo do ciclo de marketing consciente de Carolyn Tate, ao setor hoteleiro nacional.