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- Inclusão:Publication . Gil, Benvinda; Nogueira, ClementinaEste relatório final de mestrado, Inclusão: Estratégias e perspetivas dos professores, situa-se no domínio da educação inclusiva e surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Este trabalho apresenta a reflexão sobre o percurso feito ao longo das práticas supervisionadas, assim como o trabalho de investigação que procurou compreender o que mudou, em Portugal, em matéria de educação inclusiva com o Decreto-Lei 54/2018, dado que associado a este normativo há novo paradigma educacional da escola inclusiva, alicerçada em valores fundamentais, onde se procura responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Esta análise é feita através da perspetiva dos docentes. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada a oito professores de 1º ciclo, optando-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de todas as crianças no ensino regular, embora tivessem referido que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades de cada problemática. Referiram também que são necessários mais recursos humanos e materiais para que a escola possa criar boas práticas inclusivas. Constatou-se que os professores se consideram potenciadores de inclusão na sua sala de aula, fazendo referência a algumas estratégias facilitadoras da inclusão.
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Salvado, Lúcia; Ferreira, Miguel; Ramalho, Sara; Estaca, Hugo; Cunha, Miriam; Marques, Lúcia; Castro, Beatriz; Tomás, Beatriz; Marto, Luís; Moita, Alexandra; Ponte, André; Gabriela, Helena; Gonçalves, Tomás; Cortes, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 7 de Abril de 2022 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Maurer, Ewald, Forsythe, Taffanel e Borodin. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Métodos baseados em árvores para meta-aprendizagemPublication . Antunes, João Miguel Catalão; Pereira, Francisco José BatistaO presente projeto visa criar um método automático para seleção do algoritmo de análise de dados que servirá para resolver problemas de classificação. Sendo que para a realização do presente estudo várias etapas foram realizadas. A primeira etapa centrou-se essencialmente na pesquisa e investigação do tema no sentido de adquirir conhecimento na área. O objetivo passa por implementar uma ideia nova para fazer meta-aprendizagem através do desenvolvimento de um classificador capaz de classificar novos problemas. No entanto e para que seja possível esta implementação será necessário recolher dados no sentido de “alimentar” o classificador. A recolha dos dados passa por analisar diversos datasets e extrair conhecimento/características de cada uma deles com o objetivo de criar uma base de dados que servirá de input ao classificador. A fase de recolha de dados será descrita e detalhada nas secções seguintes deste projeto. Uma vez criado a base de dados de treino do classificador segue-se a próxima etapa que se centra na criação deste. O classificador terá como base o algoritmo árvore de decisão sendo este alvo de parametrizações no sentido de o otimizar. Numa fase posterior ao desenvolvimento de um meta-dataset e de um meta-modelo será possível verificar o comportamento deste uma vez colocado em produção. Existe um problema de classificação novo que será “consumido” pelo meta-modelo e este baseado em dados históricos classificará o problema, ou seja, sugere o melhor algoritmo de análise de dados. Desta forma será possível desenvolver/contribuir com uma base de dados com informação/características de diversos datasets assim como um classificador capaz de sugerir o melhor algoritmo de análise de dados.
- Comunicação na cooperativa de entregadores de bicicletas: o caso da Mensakas (Barcelona)Publication . Cabral, Maíra Kaline Januário; Guimarães, Adriana Mello; Rebechi, Claudia NocioliniA proposta deste trabalho é apresentar o estágio voluntário realizado no departamento de comunicação na cooperativa Mensakas. O presente relatório mostra conceitos de cooperativismo de plataforma e de redes sociais. Possui uma análise do caso da cooperativa Mensakas, que fica localizada em Barcelona, na Espanha. Foi feito um diagnóstico para que pudéssemos dar passos em busca de oportunidades e soluções para problemas encontrados na organização. A análise do diagnóstico foi realizada de 24 junho de 2021 a 10 janeiro de 2022. Foram realizados levantamentos para que melhorias internas acontecessem, produzimos e planejamos a execução de um plano de comunicação. Buscamos através dessa análise, mostrar o que a Mensakas pode fazer para seguir os princípios do cooperativismo de plataforma segundo alguns dos seus conceitos e princípios apontados neste relatório. Passamos por autores importantes que mostram o cooperativismo de plataforma como a alternativa à economia capitalista dominante, pois o cooperativismo tem sido a prática da economia solidária, algo que é viável e real, que já acontece em diversos países do mundo, e como acontece também na Espanha, na cidade de Barcelona, com a cooperativa de plataforma Mensakas.
- As Associações de Bombeiros Voluntários e a Profissionalização dos Bombeiros: que futuro?Publication . Mata, Maria Odete; Ribeiro, ManuelEm Portugal a base de organização do socorro à população continua assente nas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV). Esta dissertação de mestrado, tem como premissa principal a obtenção e caracterização da componente associativa, designadamente na área da gestão, financiamento, recursos humanos e materiais das associações humanitárias, bem como, as suas relações institucionais com o Estado. Pretende-se destacar e patentear o valor dos dirigentes dessas AHBV, “os voluntários sem farda”, que de forma benévola, nestes tempos de mudança organizacional, impõem uma dinâmica de gestão e uma outra visão do paradigma das AHBV em Portugal. Com uma nova realidade que vai emergindo de forma natural, assente na questão da profissionalização dos bombeiros, é fundamental que os gestores das AHBV estejam preparados, quer na componente da gestão associativa, quer na resposta e subsistência de funcionamento operacional. De forma a estreitar o campo de análise, o estudo incidiu na realidade existente no Concelho de Sintra, e nas suas nove AHBV, as quais, embora distintas quanto a forma e gestão, regem-se pelas mesmas premissas. Assim, e tendo como base de estudo estas AHBV, foi aplicado um inquérito aleatório à população e realizadas entrevistas, a dirigentes associativos e a elementos de comando, cujas respostas permitem caraterizar com alguma exatidão quem são e qual a visão dos responsáveis destas entidades perante os desafios que lhes são colocados, principalmente no que concerne a profissionalização deste sector da proteção e socorro, nas suas componentes financeiras e organizacionais. Esta investigação permitiu realçar a problemática inerente à profissionalização do sistema, seja a nível associativo, seja operacional, deixando indicações sobre a complexidade inerente à alteração de um paradigma que, embora reconhecido como importante, ainda encontra versões desencontradas sobre a sua aplicação. Este trabalho permite identificar alguns desses pressupostos e deixar linhas de ação para a sua compreensão.
- Ciberespaço, responsabilidade social corporativa e marketing social no futebol: o caso da FIFAPublication . Ripado, Marta José Pinheiro; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de BarrosNo contexto atual, as redes sociais são fundamentais na comunicação de uma marca, empresa ou instituição, sendo cada vez mais importantes para a construção de uma reputação positiva. Este tipo de reputação pode ser criado tanto dentro como fora do ciberespaço, mas é relevante que seja sempre comunicada no online, já que é aqui que grande parte do público procura informação. O público começou a olhar para as empresas como exemplos de comportamentos e de valores. Desta forma, com a utilização do marketing social, é possível para uma empresa expor ao público a sua posição sobre um tema e assinalar quão relevante este deve ser para a sociedade. Neste estudo, iremos analisar a FIFA (Federação Internacional de Futebol) e o seu trabalho enquanto organização, com o objetivo de perceber se esta tem conseguido alcançar resultados positivos com as suas iniciativas, nomeadamente no domínio social. Demonstraremos que, para a FIFA, o futebol não é apenas um desporto praticado dentro das quatro linhas e, por isso mesmo, pode ter uma grande influência no que toca à sensibilização e resolução de problemas, principalmente aqueles que têm na sua essência, causas de cariz social.