Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-01"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A importância da tecnologia blockchain para o marketingPublication . Lemos, Catarina Maria Cachulo; Ramos, Ricardo Filipe Carreira; Moro, Sérgio Miguel CarneiroA introdução da tecnologia Blockchain tem a capacidade de alterar a forma como as organizações da área do marketing operam e interagem com os consumidores e as partes interessadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo passa por entender, sob o ponto de vista dos profissionais de marketing, quais as mais valias da tecnologia Blockchain para o Marketing. Para atingir este objetivo foram recolhidas respostas a questões colocadas sobre a aplicação da tecnologia Blockchain no Marketing na rede social Quora. Os dados foram analisados através de text mining e uma análise estatística de correlação de Spearman serviu para estimar a relação de proporcionalidade entre as variáveis obtidas e a intensidade da força entre elas. De acordo com os resultados obtidos, a tecnologia Blockchain revela ser uma mais-valia para o Marketing, com maior relevância na área da gestão de cadeias de distribuição e gestão interna das ações de marketing. Através deste estudo, os profissionais poderão melhorar os sistemas de gestão internos e campanhas de marketing, o que permitirá às empresas revolucionar a sua vantagem estratégica sobre a concorrência, através da implementação da tecnologia Blockchain.
- Controlo de qualidade numa indústria de pescado congelados - Estudo e Análise de subprodutos de pescado para valorizaçãoPublication . Ramos, Linda Inês dos Santos; Sant´Ana, Ana Sousa Ramos Ramalho Ribeiro de MagalhãesO presente relatório resulta da realização do estágio profissionalizante, no âmbito do mestrado de Engenharia Alimentar, da Escola Superior Agrária de Coimbra. O estágio decorreu na empresa Friquental – Produtos Congelados, no período entre 15 de fevereiro e 14 de agosto de 2021. A Friquental dedica-se à transformação e venda de pescado congelado e à venda de outros produtos congelados como carne, legumes e pré-cozinhados. Durante o processamento do pescado, alguns resíduos e perdas de matéria-prima são gerados. No presente trabalho pretendeu-se estudar a possibilidade da reutilização de subprodutos de pescado, obtidos das atividades de produção da Friquental. Neste estudo, foram retiradas quatro amostras de resíduos de pescado, ao longo de quatro semanas. Os resíduos de pescado foram analisados para determinar a sua composição proximal incluindo a humidade, o conteúdo de cinzas, de proteína, de lípidos, de hidratos de carbono, de fibra e os minerais. Os resultados demonstraram um alto teor de proteína e gordura e uma composição mineral de interesse, demonstrando que os subprodutos, de origem marinha, gerados são uma fonte viável para o reaproveitamento e transformação em produtos de interesse económico. A gestão e reutilização de subprodutos tem atualmente um enorme interesse ambiental enquadrado numa perspetiva de economia circular.
- Produção de doces de frutaPublication . Domingos, Marta Alexandra Peres; Rodrigues, Ivo Manuel Mira AbreuO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau mestre em Engenharia Alimentar, com duração de 6 meses, decorrido na empresa Quinta de Jugais, em Oliveira do Hospital, empresa cuja atividade é a produção de doces, geleias, marmeladas e mel. O estágio teve como principal objetivo o acompanhamento do controlo da qualidade na produção dos doces, bem como no embalamento e expedição. A primeira parte do relatório, capítulo I, consiste numa parte introdutória, em que é feito um enquadramento legal do setor, uma breve apresentação da empresa, do seu layout e dos seus produtos produzidos, um enquadramento teórico do processo de produção de doces, revisão bibliográfica e da legislação necessária à realização do estágio. No capítulo II são apresentadas todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, em que se destacam o acompanhamento de todo o processo produtivo dos doces e das marmeladas, acompanhamento da gestão de rotulagem dos produtos produzidos, todo o controlo da qualidade, e é apresentado todo o processo de desenvolvimento de novos produtos, que foram desenvolvidos durante o estágio, as conclusões obtidas no desenvolvimento de novos produtos e todo o processo dos produtos lançados para o mercado. Por último apresentam-se as considerações finais relativamente ao estágio e ao tema desenvolvido, que, de forma geral, se considera que o estágio foi bastante proveitoso, em que se conseguiu retirar bastante proveito, perceber o funcionamento de uma indústria alimentar, perceber o seu dia-a-dia, perceber o processo de desenvolvimento de novos produtos e lançamento de um produto para o mercado para além de proporcionar o melhoramento do relacionamento interpessoal.
- Pelos olhos do designerPublication . Oliveira, João; Howard, AndrewEste projecto tem como objectivo explorar como livros sobre artefatos visuais (quadros) organizam e reproduzem o seu conteúdo, e em que medida esta organização permite que os leitores compreendam o contexto e a história dos mesmos. De uma forma particular este projecto pretende examinar a hierarquia do uso das imagens versus textos e a natureza estabelecida entre os dois. Partindo deste ponto foram então selecionados para análise cinco livros de arte de diferentes autores sobre o conhecido pintor Vincent Van Gogh. O projeto apresenta-se separado em duas partes, na primeira temos um livro onde será apresentado o suporte teórico e onde serão aplicados métodos que permitam uma análise comparativa das regras do design editorial e da tipografia aos cinco livros selecionados, apresentando no final uma conclusão, depois será criado outro livro usando o texto selecionado de um dos cinco livros analisados, no entanto, este já terá a organização que será fruto da conclusão obtida no livro anterior.
- Estratégia de Inbound Marketing: caso da GO NATURALPublication . Pereira, Ana Rita Alves da Silva; Matos, José PedroNo contexto atual tem sido evidente a importância para as marcas da adoção de estratégias diferenciadoras. O Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair voluntariamente visitantes a uma empresa, através de táticas de marketing digital, entregando conteúdo relevante e personalizado. Neste sentido, este projeto tem como objetivo analisar a relevância de uma estratégia de Inbound Marketing aplicada à empresa Go Natural, pertencente ao grupo SONAE. Este trabalho traduz-se no desenvolvimento de um plano estratégico com foco na utilização de diversas ferramentas digitais que visam aumentar a notoriedade da marca, através da aplicação de táticas de Inbound Marketing, nomeadamente de atração e envolvimento. Para isto foi analisada a empresa e propostas algumas estratégias, com o propósito de potenciar o crescimento da empresa no mercado nacional.