Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do nível de maturidade digital na Marinha PortuguesaPublication . Nogueira, Jorge Bruno Alves; Figueiredo, Ronnierápida evolução tecnológica trouxe com ela a necessidade dos setores de atividade se transformarem digitalmente por forma a manterem a sua competitividade. A problemática deste objetivo está na forma e conteúdo dessa transformação, uma vez que o seu processo é complexo e exige muito mais do que transformar produtos e serviços analógicos em formato digital. O objetivo desta investigação surge não só dessa necessidade, como também dos objetivos políticos de transformar digitalmente a sociedade. Nesse pressuposto, as empresas e organizações públicas portuguesas devem aumentar o seu nível de maturidade digital, dado o impacto dessa evolução na economia do Estado. A Marinha Portuguesa, como organização na dependência direta do Estado, definiu como objetivo estratégico «acelerar a transição digital». Perante a inexistência de modelos que validem o nível de maturidade digital nas Forças Armadas foi adaptado um modelo académico e submetido a uma amostra de 235 participantes, através de um questionário usando a escala de Likert. Os resultados obtidos confirmam em absoluto a influência dos dados sociodemográficos e a correlação entre as dimensões relativamente ao nível de maturidade e, parcialmente confirmam a capacidade preditiva da categoria e idade sobre a maturidade digital da organização. Sugerem ainda que a Marinha Portuguesa está «em desenvolvimento», num nível percentual inferior à média das organizações do setor público, mas idêntico quando comparada às empresas do setor privado.
- Blue Ocean Boutique Hotel – Projeto empresarialPublication . Duarte, Ana Rita Silva; Rkibi, TawfiqO presente trabalho visa a obtenção de uma nova perspetiva empresarial sobre a indústria hoteleira, com enfoque no segmento dos boutique hotéis, com projeções interessantes sobre a integração de um hotel de capacidade de unidades de alojamento acima da média nacional. Com implementação a litoral, mais especificamente na Ericeira, diferencia-se um boutique hotel novo, das restantes unidades registadas no país pela inspiração arquitetónica de obras gregas. Sob presente projeto apresenta-se um design atual de projeto hoteleiro que contempla uma adaptação à realidade imposta pela pandemia do COVID-19, associando todos os constrangimentos que o mesmo imputa ou pode imputar à projeção hoteleira de um novo negócio e/ou desenvolvimento de um negócio em expansão. Em termos metodológicos optou-se por sistematizar o trabalho de forma qualitativa com base numa revisão sistemática da literatura, fazendo uma simbiose entre os registos de dados do setor, atualizados à data de realização do projeto em si com as teorias desenvolvidas sobre o setor hoteleiro e o segmento de hotéis a projetar (boutique hotéis). Ainda no que concerne a método de trabalho, existe a aplicação das bases obtidas num documento de projeção empresarial do IAPMEI, de onde foram retirados todos os rácios e indicadores espelhados adiante. Com a extração dos números do plano de negócios do IAPMEI, ficou espelhado um cenário de viabilidade do negócio, enquadrado no payback period esperado (2 anos), uma TIR (Taxa Interna de Rentabilidade) interessante para o investimento associado que se fixaria nos 70,37%, finalizando com um VAL (Valor Atual Líquido) de 7.425.342€. Esta viabilidade fica corroborada pelo investimento registado no presente ano neste setor, revelando consequentemente a relevância e interesse na exploração empresarial desta indústria.
- TRAVEL2ANGOLA: estratégia para a Promoção do Turismo em AngolaPublication . António, Leandro Alexandros Mangueira; Matos, José PedroAtualmente, Angola atravessa um período de crise económica, e por isso, é necessário investir em estratégias que ajudem na diversificação da economia e reduza a dependência de Angola face ao petróleo. Uma das alternativas possíveis para a diversificação da economia de Angola é o setor turístico. Dado que a procura internacional por destinos turísticos alternativos tem aumentado nos últimos anos com o aumento em literacia digital, é uma oportunidade para que Angola aumente as suas receitas com o Turismo com base nas novas tecnologias. A presente investigação oferece uma solução para o estímulo do Turismo Angolano, expondo Angola ao mundo de modo a gerar interesse pelo país e atrair turistas a nível internacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto é baseada em uma plataforma para promover o turismo em Angola de modo a atrair turistas.
