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- EFEITOS DA CRISE COVID-19 NA CONECTIVIDADE DOMÉSTICA NOS AEROPORTOS PEQUENOS DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASILPublication . Mello, Fabiana; Fernandes, FilipaGrandes impactos na demanda por transporte aéreo como a pandemia COVID-19 tendem a causar efeitos estruturais de longo prazo. A conectividade aérea das regiões Norte e Nordeste do Brasil é essencial para a integração com o resto do território brasileiro e para o desenvolvimento econômico. Estas regiões têm os menores PIB per capita do país e altos níveis de desigualdade. Os aeroportos destas regiões são predominantemente pequenos e têm baixa conectividade. Pesquisamos o impacto comparativo da pandemia em aeroportos grandes e pequenos. Para isto, adaptamos o Airport Connectivity Quality Index (ACQI) de Wittman & Swelbar (2013) e o calculamos para todos os aeroportos brasileiros com base nas etapas combinadas de rotas domésticas de passageiros no Brasil durante dois períodos: 1) Pré-COVID – 975.270 voos entre Outubro de 2019 e Março de 2020; 2) Durante o COVID – 549.357 voos entre Outubro de 2020 e Março de 2021. Encontramos maior perda de conectividade em aeroportos grandes, localizados em municípios com PIBs altos e maior população, do que em aeroportos pequenos. Durante o COVID, na Região Norte, companhias aéreas regionais e sub-regionais operando aeronaves menores em rotas menos densas introduziram novas rotas intrarregionais com impacto socioeconômico importante. A viabilidade deste modelo de negócios na Região Norte parece derivar da deficiência dos outros modais de transporte de passageiros na região. Em termos de política pública, a conectividade na Região Norte se beneficiaria de incentivos para a criação de companhias aéreas regionais e sub-regionais e de proteção de suas operações de condutas anticompetitivas.
- Planeamento e gestão da produção na indústria de moldesPublication . Reis, Manuel António de Almeida; Martinho, José Luís FerreiraCada vez mais se denota que existe um crescimento exponencial da competitividade na indústria, levando a que as empresas sintam necessidade de melhorar os seus processos. A filosofia Lean é tida como uma solução que permite às empresas garantir a eficácia e eficiência dos seus processos. No presente relatório expõe-se as atividades de estágio realizadas na Moldit – Indústria de Moldes, S.A., nomeadamente, o planeamento da produção, o mapeamento de fluxo de valor de um molde, e por fim, uma análise a uma máquina de fresagem CNC, com o foco na melhoria contínua. Relativamente ao planeamento da produção, o objetivo concerne em conhecer a indústria com algum detalhe e como é feito todo o planeamento da produção numa empresa de moldes, através da ferramenta Microsoft Project, e a elaborar algumas propostas de melhoria. Paralelamente, é analisado o processo produtivo de um molde, tendo por base a filosofia Lean, onde se aplicou o Value Stream Mapping. Aqui, o objetivo passa por identificar os estrangulamentos no processo e as fontes que se traduzem em elevados desperdícios e que impossibilitam o encurtamento do lead time de fabrico do molde, procurando tornar o processo produtivo o mais otimizado possível, reduzindo os custos associados. Como última atividade, é exposto uma análise realizada a uma máquina de fresagem CNC. Nesta, o objetivo passa por estudar a metodologia de trabalho que impera neste recurso e, através de um estudo crítico, propor ações de melhoria que visem, não só a sua melhoria de funcionamento, mas também a otimização do fluxo das peças que passam por este recurso. Por fim, apresenta-se uma síntese do trabalho realizado, visando diversas propostas de melhoria para as diversas atividades desenvolvidas, e alguns trabalhos futuros a realizar, de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido.