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- How Does the Spotify API Compare to the Music Emotion Recognition State-of-the-Art?Publication . Panda, Renato; Redinho, Hugo; Gonçalves, Carolina; Malheiro, Ricardo; Paiva, Rui PedroFeatures are arguably the key factor to any machine learning problem. Over the decades, myriads of audio features and recently feature-learning approaches have been tested in Music Emotion Recognition (MER) with scarce improvements. Here, we shed some light on the suitability of the audio features provided by the Spotify API, the leading music streaming service, when applied to MER. To this end, 12 Spotify API features were obtained for 704 of our 900-song dataset, annotated in terms of Russell’s quadrants. These are compared to emotionally-relevant features obtained previously, using feature ranking and emotion classification experiments. We verified that energy, valence and acousticness features from Spotify are highly relevant to MER. However, the 12-feature set is unable to meet the performance of the features available in the state-of-the-art (58.5% vs. 74.7% F1-measure). Combining Spotify and state-of-the-art sets leads to small improvements with fewer features (top5: +2.3%, top10: +1.1%), while not improving the maximum results (100 features). From this we conclude that Spotify provides some higher-level emotionally-relevant features. Such extractors are desirable, since they are closer to human concepts and allow for interpretable rules to be extracted (harder with hundreds of abstract features). Still, additional emotionally-relevant features are needed to improve MER.
- Estudo do perfil dos Gestores HoteleirosPublication . Santos, Ana Carolina; Nadais, CatarinaPortugal foi considerado o Melhor Destino Europeu pelos World Travel Awards, entre 2017-2020, e arrecadou cerca de 21 óscares do turismo. Pela importância que o turismo assume, conhecer o perfil da liderança da hotelaria em Portugal, identificar os atributos característicos destes e perceber como colaborar no exercício desta profissão tem cada vez mais importância. Caracterizar o perfil do gestor hoteleiro em Portugal, é então o intento deste estudo. Foi investigado o conceito de competências, particularidades e aptidões notadas como fundamentais no desempenho da função para conseguir tirar o melhor partido dos diversos papéis do gestor. O estudo empírico foi preparado pelo meio de metodologia qualitativa, usando questionários como meio de colheita de dados, feito a gestores de hotéis de 3, 4 e 5 estrelas em Portugal. No método de seleção da amostra para esta investigação optamos por uma amostragem não probabilística e não aleatória. Consideram-se três tipos de amostra que se adequam ao estudo em questão, sendo a mais indicada a amostra por conveniência. Os resultados deste estudo apontam para um gestor hoteleiro maioritariamente do sexo feminino, uma vez que os inquiridos, foram num maior número feminino, com formação e experiência na área e com uma consolidada carreira no setor da hotelaria em, na sua maioria, hotéis 4 estrelas. Estes gestores valorizam-se de competências como gerir pessoas, a orientação para o cliente, os conhecimentos em hotelaria (formações), a capacidade de liderança, a disponibilidade, a resolução de problemas, a experiência no setor, organização e o gostar do que se faz.
- Gestão de crises em hotelaria: perspetiva dos hóspedesPublication . Oliveira, Céline; Nadais, CatarinaEsta dissertação de mestrado tem como principal objetivo o estudo das crises em hotelaria e a sua gestão, tendo em consideração as perceções, experiências e perspetivas dos hóspedes. A crise é entendida como uma situação que envolve algum tipo de falha e que pode instalar o caos numa unidade. Tendo como contexto a pandemia despoletada pela COVID-19 e o impacto mundial desde o início do ano de 2020, foi estudada a perspetiva dos hóspedes sobre a forma como foi gerida esta crise pelas unidades hoteleiras. A gestão de crises é um tema pouco abordado e pouco utilizado nas empresas e nos hotéis. Sendo este um tema pouco debatido, é ainda menos discutida a perceção que o hóspede tem em relação a qualquer tipo de crise. Mais ainda, importa perceber quais os procedimentos que devem ser adotados com os hóspedes, desde a explicação do problema, até à resolução do mesmo. A gestão de crises pode ter várias definições e ao longo desta dissertação vão ser apresentadas e confrontadas muitas delas. No entanto, primeiramente importa perceber conceitos como “turismo” e “crise”, para que, posteriormente, possa ser feita uma análise mais completa e objetiva, de moda a dar resposta à questão: “como é vista a gestão de crises pelo hóspede”. Neste âmbito foram realizados questionários a amostra populacional caracterizada por indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos e residentes em Portugal. Neste seguimento, os resultados mostram que o comportamento da amostra analisada, efetivamente mudaram durante a crise pandémica.