Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.08 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Portugal foi considerado o Melhor Destino Europeu pelos World Travel Awards, entre 2017-2020, e arrecadou cerca de 21 óscares do turismo. Pela importância que o turismo assume, conhecer o perfil da liderança da hotelaria em Portugal, identificar os atributos característicos destes e perceber como colaborar no exercício desta profissão tem cada vez mais importância. Caracterizar o perfil do gestor hoteleiro em Portugal, é então o intento deste estudo. Foi investigado o conceito de competências, particularidades e aptidões notadas como fundamentais no desempenho da função para conseguir tirar o melhor partido dos diversos papéis do gestor. O estudo empírico foi preparado pelo meio de metodologia qualitativa, usando questionários como meio de colheita de dados, feito a gestores de hotéis de 3, 4 e 5 estrelas em Portugal. No método de seleção da amostra para esta investigação optamos por uma amostragem não probabilística e não aleatória. Consideram-se três tipos de amostra que se adequam ao estudo em questão, sendo a mais indicada a amostra por conveniência. Os resultados deste estudo apontam para um gestor hoteleiro maioritariamente do sexo feminino, uma vez que os inquiridos, foram num maior número feminino, com formação e experiência na área e com uma consolidada carreira no setor da hotelaria em, na sua maioria, hotéis 4 estrelas. Estes gestores valorizam-se de competências como gerir pessoas, a orientação para o cliente, os conhecimentos em hotelaria (formações), a capacidade de liderança, a disponibilidade, a resolução de problemas, a experiência no setor, organização e o gostar do que se faz.
Description
Keywords
competências; gestor hoteleiro; hotelaria; liderança; perfil