Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-21"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes de jovens relativamente à Polícia de Segurança PúblicaPublication . Dias, Daniel Almeida; Ferreira, Eduardo; Machado, PauloOs jovens são um dos vários grupos sociais com os quais os polícias da Polícia de Segurança Pública (PSP) lidam no cumprimento da sua missão. Desta relação surgem, inevitavelmente, perceções avaliativas dos jovens relativas aos polícias. Para uma melhor compreensão do tema em estudo, explorou-se o construto das atitudes no âmbito da Psicologia Social, de forma a se esclarecerem os fenómenos responsáveis pela formação das atitudes dos jovens relativamente aos polícias. Após a verificação da correlação isolada de diferentes variáveis com as atitudes gerais e perceções sobre a imparcialidade, foi criado um Modelo de Equações Estruturais que integrou as variáveis do sexo, estatuto socioeconómico subjetivo da família, pertença a um grupo social minoritário, perceções do contexto do bairro ou vizinhança, contactos com os polícias derivados de vitimação prévia ou delinquência, observação da atividade policial através dos órgãos de comunicação social, redes sociais ou outras pessoas e o grau de satisfação com as interações diretas (tanto voluntárias como involuntárias) e indiretas com os polícias. Os resultados obtidos permitem concluir que, considerando os jovens que interagiram direta e indiretamente com os polícias, por um lado, a satisfação com os contactos diretos e indiretos com os polícias, são as variáveis que mais influenciam as atitudes gerais e perceções sobre a imparcialidade relativamente aos mesmos e, por outro lado, as atitudes gerais mais positivas contribuem para uma maior disponibilidade dos jovens em cooperar com os polícias, mas as perceções sobre a imparcialidade não.
- A função da Polícia Nacional de São Tomé Príncipe na prevenção do consumo de drogas ilícitasPublication . Cunha, Daniela Pires dos Santos; Valente, Manuel Monteiro Guedes; Correia, Eduardo PereiraA problemática da droga é um flagelo que se verifica desde os primórdios da humanidade, proporcionando uma grande preocupação por parte do estado. Pese embora se trate de uma matéria complexa, em São Tomé e Príncipe este fenómeno não fica aquém das preocupações governativas, em especial, das atividades de prevenção e controlo exercida pela polícia. No que concerne ao consumo de drogas ilícitas, estas constituem uma grande ameaça para a saúde pública, como também para a sociedade, sendo imprescindível existir uma regulamentação no que tange aos procedimentos de fiscalização para enfrentar este fenómeno. Relativamente à fiscalização, a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe não dispõe de meios idóneos para aferir a materialidade dos compostos químicos que tipificam as drogas ilícitas. Nessa senda, torna-se importante criar políticas direcionadas para implementação, tanto ao nível legal, técnico e procedimental que possam dar respostas a essas carências e lacunas. As aplicações destas medidas visam não só prevenir, como impedir, o consumo destas substâncias. Importa sublinhar que, no atual panorama santomense, a tarefa da Polícia Nacional prende-se maioritariamente na prevenção de ameaças ou redução de vulnerabilidades para garantir a segurança, a manutenção da ordem e tranquilidade pública. Nesse sentido, percecionamos que a Polícia Nacional como o órgão responsável para garantir a eficácia dessas missões deve adotar estratégias de proximidade e visibilidade de modo a definir uma política de prevenção criminal. Esta investigação, está direcionada para a exploração da problemática referente ao consumo de substâncias psicotrópicas e os seus respetivos procedimentos policiais no decurso da fiscalização.
- O recurso à arma de fogo na Polícia Nacional de Cabo Verde: quadro legal e plano de formaçãoPublication . Leite, Elvis Odair Melo; Valente, Manuel Monteiro Guedes; Correia, Eduardo PereiraA segurança de um estado revela-se como uma das condições primordiais para o bem-estar da comunidade. Neste âmbito, as Forças de Segurança surgem como atores principais para a prossecução de um leque de medidas preventivas e, em segundo plano, de medidas repressivas no referencial securitário. No quadro repressivo, o recurso à arma de fogo em ação policial consubstancia-se na medida extrema de coerção. Deste modo, no que concerne ao emprego do poder coativo, as Forças de Segurança devem adotar respostas e modelos ajustados à atualidade.Centrando-nos no panorama operacional da Polícia Nacional de Cabo Verde (PNCV), entendemos a pertinência que a matéria do recurso à arma de fogo acarreta para os agentes policiais e para a sociedade em geral. Assim, pretendemos debruçar o nosso estudo sobre o recurso à arma de fogo no setor securitário cabo-verdiano. Para tal, o objetivo geral desta investigação centra-se, por um lado, na necessidade de a PNCV socorrer-se de um quadro legislativo e teórico rico e, por outro lado, a importância de modernizar os modelos de formação, de modo a aumentar a sua capacidade no âmbito das intervenções policiais. Numa perspetiva futura, salientamos a importância que deverá ser atribuída ao treino, bem como a necessidade de padronização da atuação policial na PNCV, nomeadamente na criação e implementação de normas de execução. Com base numa metodologia de natureza qualitativa, recorremos à realização de entrevistas semiestruturadas aos Oficiais e Subchefes da PNCV, tendo em vista a conhecer os aspetos referentes à realidade operacional e à componente formativa policial.
- Segurança privada em Cabo Verde - controlo e fiscalizaçãoPublication . Monteiro, Izolanda de Jesus; Correia, Eduardo PereiraO surgimento de novas ameaças a nível global tem impulsionado a intervenção de novos atores na esfera da segurança. A função que outrora se encontrava reservada ao Estado passou a ser complementada por entidades privadas, como forma de melhor responder às exigências do referencial securitário. Neste contexto, o Estado tem optado cada vez mais em delegar competências às empresas de segurança privada, mas mantendo na sua alçada o controlo rigoroso do setor, através do exercício da fiscalização, por se consubstanciar numa atividade suscetível de interferir com os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Em Cabo Verde, o controlo e fiscalização da formação e do exercício da atividade das empresas de segurança privada, até 2008, era realizado pela Polícia Nacional. Em 2009 essas competências foram transferidas para a Direção-Geral da Administração Interna, passando a Polícia a coadjuvar nesse processo. Todavia, denota-se uma carência em termos da fiscalização, criando oportunidades para atuações irregulares. Assim, no presente trabalho de investigação verificaremos como se materializa o controlo e fiscalização das empresas de segurança privada em Cabo Verde, bem como analisaremos a articulação entre as empresas de segurança privada e a Polícia Nacional. Por outro lado, tentaremos compreender o contributo da segurança privada nas questões securitárias no país. O controlo e fiscalização realizado em Cabo Verde é de carater pedagógico e algo deficitário, pelo que a articulação entre a Polícia Nacional e as empresas de segurança privada é diminuta. O empenhamento da segurança privada possibilita a libertação de polícias em determinadas funções, permitindo afetá-los a outras valências securitárias de maior prioridade, garantindo uma melhor segurança.
- HTA reshaping: rethinking the health technology assessment framework in PortugalPublication . Pereira, João; Alves, Joana; Rodrigues, Bernardo; Caetano, Ricardo; Brito-Cruz, Pedro; Sousa, Joana; Barata, BrancaIntroduction: Health technology assessment (HTA) aims to provide decision makers with relevant data to make informed choices. Recent changes in the Portuguese HTA framework have altered substantially the assessment methodology with regard to economic evaluation, with potential impacts on access and process efficiency. The HTA Reshaping Project had as its main objective informing the debate on HTA in Portugal, thereby identifying improvement opportunities and solutions to the HTA framework that address future challenges. Methods: The project comprised several phases, i.e., (1) mapping and evaluation of different HTA frameworks across Europe, identifying best practices and key variables to consider in future frameworks; (2) conduction of in-depth interviews with relevant stakeholders (n = 11); and (3) development of 2 workshops – one with young professionals (n = 12) and another with relevant HTA stakeholders (n = 19) – to consolidate and further explore vital elements of HTA, aimed at brainstorming ideas and developing solutions to improve some of the most critical points, with a view to addressing future challenges. Results: The comparison of HTA frameworks showed that their purpose and sophistication vary across European countries. For example, the need for economic evidence is not unanimous, and reimbursement agreements vary considerably. Among the stakeholders interviewed there was a high level of agreement on priorities that should be addressed, e.g., expanding and creating national level registries and assuring patient participation throughout the HTA process. The possibility of using managed entry agreements to enhance patients’ access, applying multi-indication pricing for medicines with different therapeutic values per indication, and improvement of registry/system interoperability gathered a moderate level of agreement. Conclusions: The Portuguese HTA framework might be further adapted to upcoming challenges and should evolve to improve access to innovative therapies. There is still a long path towards the convergence of HTA frameworks in EU member states.
- Are Mobility and COVID-19 Related? A Dynamic Analysis for Portuguese DistrictsPublication . Casa Nova, António; Ferreira, Paulo; Almeida, Dora; Dionísio, Andreia; Quintino, Derick
- Efeito de finos no comportamento a muito grandes deformações da areia de CoimbraPublication . Oliveira, João Pedro da Silva Vitorino de; Santos, Luís Manuel AraújoA ocorrência de diversos incidentes associados à liquefação na década de 60 do século passado impulsionaram o estudo e a caracterização de solos granulares, nomeadamente areias saturadas. Recentemente, os eventos sísmicos registados na Indonésia, em Palu, demonstraram que apesar dos avanços na área da engenharia sísmica geotécnica, a caracterização avançada de solos arenosos é fundamental na mitigação de vários eventos catastróficos na sequência de solicitações sísmicas ou cíclicas. Atendendo à história sísmica de Portugal bem como ao facto das principais cidades se localizarem no litoral ou nas margens de rios, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra com a coloração de outras instituições do ensino superior, iniciou em 2008 um vasto programa de investigação com base no desempenho de maciços suscetíveis à liquefação. A região de Coimbra possui diversos depósitos contendo camadas de areia relativamente uniforme, e em muitos casos saturada, que podem ser problemáticos tanto do ponto de vista de carregamento estático, como do ponto de vista de carregamentos dinâmicos originados por sismos. Face ao exposto, foi escolhida uma areia local recolhida nas margens do Rio Mondego, que após o seu tratamento, origina uma fração uniforme designada de areia de Coimbra, material que se pretende caracterizar, dando continuidade a estudos já realizados. O presente estudo incide no comportamento a muito grandes deformações da areia de Coimbra. Através de ensaios triaxiais de compressão monotónica em condições drenadas e não drenadas, é possível avaliar o efeito da tensão de consolidação no comportamento da areia de Coimbra, para amostras com a mesma densidade relativa. Com a finalidade de replicar amostras reconstituídas de areia com as mesmas características iniciais, foi desenvolvido um método de deposição gravitacional por via seca, designado por pluviação seca, com uma densidade relativa plausível de encontrar na areia dos depósitos aluvionares (densidade relativa de 40%). Adicionalmente, este estudo consolida a informação já existente com intuito de definir o Estado Crítico da areia de Coimbra, informação primordial na definição de modelos de resposta deste solo. Por fim, para avaliar a influência da adição de finos à areia de Coimbra, foi criado um novo solo, designado areia de Coimbra contaminada, constituído 95% por areia de Coimbra e 5% por finos não plásticos. Através da realização de ensaios triaxiais não drenados, é possível comparar com os ensaios realizados com a areia de Coimbra, com a finalidade de averiguar a influência dos finos no comportamento da areia de Coimbra. Finalizados os ensaios experimentais, é calculada a deformação media das amostras, para uma avaliação qualitativa do mecanismo de deformação. A deformação média obtida é comparada com as deformações obtidas no estudo de outros autores, com vista a avaliar o efeito das dimensões da amostra, nas deformações.
- BOFFI - Metodologia e processo empresarialPublication . Sousa, Catarina; Almeida, PauloO presente relatório, desenvolvido no contexto da realização de um estágio curricular na empresa Boffi Studio Porto e no âmbito do Mestrado em Design de Interiores, tem como objetivo explicar as metodologias e o processo empresarial dessa empresa, assim como descrever as atividades desenvolvidas ao longo do período de estágio. Durante o estágio foram abordadas questões técnicas e metodológicas, ligadas ao Design de Interiores e muito importantes na área. Assim, o objetivo do relatório é fazer o testemunho da experiência do estudante durante a realização do estágio, expondo o método de trabalho da empresa, passando pela sua forma de conceção e implementação dos projetos. Inicialmente, o relatório aborda um estudo sobre a evolução da noção de conforto na habitação portuguesa ao longo dos anos, com uma abordagem mais aprofundada na compartimentação da cozinha. De seguida, é feita uma resenha histórica da empresa e da sua evolução até aos dias de hoje. Os projetos surgem no capítulo seguinte, com todo o seu processo criativo. Por fim, apresentam-se as considerações finais relativas ao período de estágio. Depois da sua leitura, o objetivo deste relatório será dar a perceber a metodologia de trabalho da empresa, relacionando-a com a aprendizagem do estágio, refletindo também sobre a importância do papel da cozinha numa habitação.
- Behind mishmash. A deep drive into a pathway wort walkingPublication . Barros, Beatriz; Azevedo, MargaridaO projeto Behind mishmash®, a deep dive into a pathway worth walking, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design Matosinhos, tem por base a criação da marca mishmash e a observação do mundo empresarial. O estudo incide na contextualização do Designer enquanto empreendedor e promotor de conteúdos e na análise de projetos de Design de autor, tendo por base a experiência pessoal na criação de um negócio baseado em projetos de design com forte incorporação de valor por via do desenho dos produtos e na criação de projetos onde o designer se assume como empresário e transforma as suas ambições empreendedoras em bens comercializáveis. Os objetos de escrita mishmash têm a capacidade de inspirar ideias, convertendo-se em espelho da personalidade e criatividade de uma pessoa. Os produtos mishmash começaram por ser experiências ou testes para validar uma ideia e confirmar ou refutar uma hipótese. A experimentação foi adotada como a estratégia principal para tornar/converter ideias em realidades viáveis.O livro/relatório de projeto que inclui alguns insights sobre a origem da marca, converteu-se no meio escolhido para descrever a experiência da criação da marca de material de escritório mishmash, tornando-se ele próprio um projeto e um guião para os designers que têm por intenção acrescentar valor à sua atividade criativa. Trata-se de um projeto puramente textual que pretende ser um contraste com o universo visual da marca, representado através da inserção de booklets intermédios. A realidade de muitos designers é criarem projetos por iniciativa própria, desenvolverem os seus produtos sem constrangimentos conceptuais ou materiais, promovendo uma dimensão ética e social do design. Desenvolver este tipo de projetos, tem sido a forma de os designers produzirem novos produtos e serviços, normalmente pensados de modo a participar numa economia alternativa. Paralelamente a esta oportunidade, junta-se o desejo de afetar de forma positiva a mudança social, cultural e económica através de um envolvimento guiado por um forte impulso de autoria em design. As colaborações entre designers gráficos que contribuem para uma cultura global através de projetos originais podem ditar as alterações do paradigma empreendedor em que vivemos.
- ABUNDANCE, DISTRIBUTION AND POPULATION STRUCTURE OF THE COMMON COCKLE Cerastoderma edule (Linnaeus, 1758) IN RIA DE AVEIRO, PORTUGALPublication . Maia, Francisco; Ruano, Francisco; Gaspar, Miguel; Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.The common cockle (Cerastoderma edule) is currently the most important shellfish resource exploited in Ria de Aveiro. In recent years, surveys have been conducted by the Portuguese Institute of the Sea and Atmosphere to provide data on stock status for management purposes. The present work presents the results of the 2019 cockle survey, as well as the stock trends over the years. Results revealed that Cerastoderma edule is well established in all fishing areas of the Ria de Aveiro. The major cockle beds were found in Cale da Moacha (1951.0 g/m2 at 2.5 m depth), Mira Channel (1519.4 g/m2 at 3.4 m depth) and Ílhavo Channel (1192.8 g/m2 at 2.0 m depth). These three production areas were responsible for about 60% of the total cockle biomass caught. However, the cockle fishing yields were still remarkably lower than those registered in the 2007 survey, which may compromise the sustainability of the stocks and seriously jeopardize future catches and incomes
