Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-08"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- El impacto del confinamiento en la arquitectura domésticaPublication . Mikulan, Pamela Alejandra Monte de Oca; Alcindor, Mónica; Florentino, RuiRESUMEN El estado de alarma decretado en España y muchos otros países del mundo como respuesta a la pandemia del Covid19, desencadenado a comienzos de 2020, limitó la movilidad de la población, obligándola a confinarse en sus viviendas. Esta situación anómala generó una alteración en ciertos aspectos de la forma de habitar, causando en los profesionales de la arquitectura la exigencia de deliberar sobre el cambio en los procesos de elaboración de los proyectos residenciales. El estado de confinamiento global es un fenómeno que, sin duda, alterará todos los parámetros involucrados en la vida de los seres humanos, y en su relación con el medio en el que habitan. Asimismo, la laguna en el conocimiento sobre la repercusión que alcanzará y el grado de afectación se suma al estancamiento en el diseño de los espacios domésticos que padece la arquitectura contemporánea. Por lo tanto, se plantea imperativo, repensar la vivienda, en todos sus ámbitos, sus vínculos, y en el papel que el espacio doméstico desempeña en relación con los demás espacios que lo circundan. El trabajo comienza con la interrogante sobre qué permite estudiar, en relación a la forma de habitar, la situación de confinamiento actual. En respuesta a la problemática planteada, se establecen dos objetivos: el primero será identificar relaciones entre las pandemias y los avances en la arquitectura doméstica, explorando la historia para realizar una comparativa de las implicaciones obtenidas; y el segundo, establecer recomendaciones para la adaptación de la arquitectura doméstica como consecuencia del confinamiento impuesto por el Covid-19. A tal fin, se partió de disgregar la significación del espacio doméstico, en los conceptos teóricos considerados más relevantes, para extrapolarlos a la investigación empírica de la experiencia puntual acaecida sobre una muestra representativa de la población, realizando una investigación de naturaleza cualitativa, con un enfoque metodológico del estudio de caso múltiple. Consecuentemente, al elaborar las conclusiones, tras contrastar la teoría con la experiencia, se establecieron las recomendaciones que, con mayor exactitud, se orientan a responder a la necesidad enunciada de la adaptación de la arquitectura doméstica a la realidad contemporánea. Así, esta situación sin precedente, generada por la pandemia de coronavirus, puede ser aprovechada como oportunidad de aceleración en el proceso evolutivo de la vivienda, sobre la base de la reconceptualización del espacio doméstico, a través de un cambio de paradigma, donde el individuo sea el centro del proyecto arquitectónico, y la meta sea alcanzar el máximo confort posible para éste.
- Novos usos no centro histórico de Caminha: intervenções em edifícios na Rua DireitaPublication . Correia, Diana Carina Amorim; Sousa, Goreti; Alcindor, Mónica; Correia, MarianaNos últimos anos, tem havido um crescente abandono dos edifícios no centro histórico de Caminha e em particular na Rua Direita. Isso deveu-se à alteração de uso dos edifícios, os quais sofreram grande transformação; o que levou a um abandono por parte dos seus residentes, assim como a uma degradação acelerada do edificado. Uma vez que está vigente um “programa de reabilitação”, incentivando à realização de intervenções na ARU do centro histórico de Caminha, surge a necessidade de verificar se as intervenções patrimoniais de alteração de uso que têm ocorrido na Rua Direita seguem as bases teóricas do património e se contribuíram para a preservação deste conjunto edificado. O desconhecimento acerca das intervenções que têm sido realizadas justifica a importância da presente investigação. Esta investigação tem como objeto de estudo as intervenções patrimoniais ocorridas na Rua Direita de Caminha, que originaram novos usos. No primeiro objetivo pretende-se inventariar as intervenções patrimoniais que implicaram uma alteração de uso na Rua Direita de Caminha. Posteriormente, com o segundo objetivo, pretende-se avaliar o impacto das intervenções com alteração de uso na preservação do conjunto edificado da Rua Direita. Numa primeira fase, foi realizado o enquadramento teórico referente aos principais temas abordados nesta dissertação de mestrado, seguindo-se de uma contextualização onde se analisou o desenvolvimento da Vila de Caminha e da Rua Direita. Posteriormente, foi realizado um inventário de todas as intervenções realizadas na Rua Direita, selecionando-se para análise as intervenções com alteração de uso no edifício. Após a seleção dos casos de estudo, foi elaborada uma análise individual e uma análise comparativa. Com base na revisão da literatura, na análise de entrevistas e na observação direta dos casos de estudo, foi possível realizar uma interpretação e uma sistematização mais profunda e refletir acerca dos resultados obtidos. Para prevenir o estado de degradação e abandono do edificado, é necessário proporcionar aos edifícios, um uso. Verificou-se que, por vezes, esse uso resulta em intervenções que comprometem a integridade do conjunto edificado. A utilização deste tipo de edifício exige que o mesmo acompanhe e se adapte às necessidades de conforto atuais, sendo que, por vezes, as intervenções ao adaptarem o edifício a estas condições, não conseguem preservar os valores patrimoniais identificados. Assim, muitas das intervenções têm implicado uma reconstrução integral do interior do edifício, sem respeitarem os fundamentos teóricos do património.
- Impacto da esquadra na criminalidade: a problemática da localizaçãoPublication . Cordeiro, Andreia Patrícia Trigo; Ferreira, Eduardo ViegasA capacidade dissuasora da Polícia é frequentemente estudada por vários autores que referem a presença policial como capaz de dissuadir possíveis infratores e diminuir a criminalidade. No entanto, apesar do debate relativo ao tendencial encerramento das instalações físicas de várias forças policiais, nas quais se encontra a Polícia de Segurança Pública, são escassas as evidências relativas ao impacto destes estabelecimentos na criminalidade e capacidade dissuasora. De forma a verificar a sua importância, foram estudadas diversas variáveis com influência na capacidade de dissuasão e implicações no índice criminal, nomeadamente o tempo de resposta policial, as detenções, o efetivo policial, os recursos logísticos e informacionais e o tipo de policiamento adotado. Para tal, procedeu se a um estudo de caso que analisou duas freguesias semelhantes entre si no concelho de Lisboa, cuja diferença se centra na presença, ou não, de uma Esquadra dentro da sua área: a freguesia de Avenidas Novas (com Esquadra) e a freguesia do Areeiro (sem Esquadra). Após a análise das variáveis, através de entrevistas e recolha de dados oficiais, e sem descurar possíveis influências devido a fatores sociais e situacionais característicos de cada freguesia, verificamos que a freguesia de Avenidas Novas apresenta um maior índice de criminalidade, apesar de possuir mais efetivo policial, o mesmo número de detenções, mais recursos e estratégias de policiamento aparentemente semelhantes quando comparada com a freguesia do Areeiro. Assim, concluímos que a localização da Esquadra pode estar parcialmente relacionada com as diferenças significativas na criminalidade entre ambas as freguesias.
- Impacto da comunicação interna na satisfação dos polícias no trabalhoPublication . Jesus, David José Ferreira; Morgado, Sónia Maria AnicetoA comunicação é um processo de compreensão, transferência de informações, aquisição e partilha de novos conhecimentos e ideias, e é uma condição básica para o sucesso de qualquer organização. A comunicação interna consiste na troca de informações, ideias, pensamentos e objetivos entre funcionários e demais clientes internos de uma organização. Uma comunicação interna eficaz, permite estabelecer boas relações no seio da organização e melhorar o seu desempenho geral, e é um dos fatores mais importantes que afetam a satisfação dos funcionários no seu local de trabalho. Por forma a confirmar esta realidade, recorreu-se a um estudo empírico inferencial, com aplicação de um inquérito por questionário aos polícias do Comando Metropolitano de Lisboa. Desta feita, foi possível apurar o nível de satisfação dos polícias com a comunicação interna da Polícia de Segurança Pública, bem como o seu nível de satisfação no trabalho. Apurou-se ainda o impacto da comunicação interna para a satisfação no trabalho dos polícias, determinando o poder preditivo de cada uma de oito dimensões da comunicação interna. Os resultados mostram que os polícias da PSP estão relativamente satisfeitos com o seu trabalho e que a comunicação interna é um indicador estatisticamente significativo da satisfação no trabalho, explicando até 35% da sua variação. Das oito dimensões da comunicação interna, os preditores mais importantes de satisfação no trabalho são: satisfação com a comunicação com os superiores hierárquicos, satisfação com o clima de comunicação, satisfação com a comunicação em reuniões e satisfação com a comunicação horizontal.
- Efeito do CFOP e da idade na condição física dos cadetesPublication . Coutinho, Gabriel Guina; Massuça, Luís Miguel Rosado da CunhaOBJETIVO: O estudo visa (i) avaliar as diferenças entre os sexos e o efeito dos quatro anos do CFOP na condição física dos cadetes do ISCPSI; (ii) avaliar o efeito da idade na condição física dos cadetes do ISCPSI; e (iii) construir tabelas normativas de desempenho nos testes de condição física com referência ao sexo e classes de idade. MÉTODO: Participaram no estudo 131 cadetes do sexo feminino e 555 cadetes do sexo masculino, correspondendo a um total de 2578 avaliações da condição física (n = 509, sexo feminino; n = 2069, sexo masculino). Para este estudo foi considerada a primeira avaliação dos cadetes (T0) e, em complemento, as avaliações realizadas no final de cada um dos 4 primeiros anos letivos (T1, T2, T3 e T4), com referência ao intervalo temporal dos anos letivos 2004/05 a 2019/20. Cada momento de avaliação abrangeu duas dimensões: (i) morfologia (estatura e massa corporal) e (ii) condição física (baterias de testes em vigor no CFOP/ISCPSI). RESULTADOS: Observou-se que (i) o sexo feminino apresenta, por norma, desempenhos inferiores, nos testes físicos, ao do sexo masculino; (ii) ao longo do curso (T0- T4) a condição física mantém-se/melhora, com a exceção da capacidade aeróbia no sexo masculino; e (iii) com o aumento da classe de idade o desempenho nos testes de condição física têm tendência a diminuir (com exceção de preensão manual e força dorso-lombar) para ambos os sexos. Em complemento, foram contruídas tabelas normativas para cada um dos sexos, em geral, e com referência a classes de idade (≤ 29 anos e > 29 anos). CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que: (i) o sexo masculino tem melhor condição física que o sexo feminino; (ii) o CFOP consegue manter, no geral, a condição física de entrada dos cadetes; (iii) o grupo de idade 20-29 anos representa a idade com melhor desempenho físico para ambos os sexos; e (iv) os cadetes com idade superior a 29 anos apresentam, em ambos os sexos, o maior decréscimo no desempenho dos testes de condição física. Face ao exposto, as tabelas normativas construídas, para os dois sexos e considerando duas classes de idade (≤ 29 anos e > 29 anos), parecem ser um contributo válido para ajustar processos de avaliação (externa e interna).
- Synovial entrapment in alloplastic temporomandibular joint replacementPublication . DF, AngeloComplications of alloplastic temporomandibular joint (TMJ) prostheses can lead to stress and anxiety for the patient and the surgical team, and prosthesis substitution is sometimes required. The aim of this case report is to describe the surgical finding of synovial entrapment with interposed fibrosis in a postoperative alloplastic TMJ revision, managed effectively with adequate surgical debridement. The authors believe that synovial entrapment needs to be considered as a possible postoperative complication of total joint replacement when no clear symptoms of infection, metal hypersensitivity, osteolysis, or heterotopic bone formation are present. The implications of synovial entrapment in TMJ alloplastic replacement remains relatively unpredictable and poorly understood.
- AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEMPublication . Drumond, Vânia; Machado, RicardoO brincar é o meio de aprendizagem preferido do nosso cérebro (Ackerman, 1999). A criança ao brincar, envolve se totalmente na ação, como tal, podemos salientar que a atividade lúdica tem efeitos sobre o desenvolvimento integral da criança (Sarmento & Fão, 2005). Todavia, na literatura, algumas investigações dão importância e a influência do brincar no desenvolvimento da criança e justificam que o brincar é fundamental para a formação do carácter e da personalidade da criança. Assim, o brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida, e é através dos brinquedos e brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. A brincadeira traz vantagens sociais, afetivas e cognitivas para o desenvolvimento da criança e é através da brincadeira que as crianças crescem, descobrem o mundo e, ao mesmo tempo, se revelam a si mesmas. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo conhecer as perspetivas de diferentes educadores e as práticas associadas a importância do brincar na aprendizagem, em particular na matemática. Nesta investigação apresenta um paradigma interpretativo (Denzin, 2002) e um design de estudo de caso (Merriam, 1988, citado por Bodgan & Biklen, 1994). Os participantes foram quatro educadoras de infância com experiência académica e profissional distintos. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a recolha documental. Os resultados evidenciam que as perspetivas dos participantes são positivas no que concerne brincar, e defendem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, bem como na aprendizagem da área da matemática.
- TOMADAS DE DECISÃO EM MOMENTOS DE EXTREMA PRESSÃO EM AVIAÇÃOPublication . Souto, Isabel Alexandra; Freitas, Ana CristinaO trabalho atual teve como objetivo saber se em momentos de extrema pressão (emergência a bordo) a reação dos pilotos no processo de tomada de decisão, melhoraria com a aplicação do treino das habilidades decisionais. Para o suporte desta análise considerou-se a Tomada de Decisão Naturalista, os Modelos Analíticos de Decisão, a Aeronautical Decision Making, o recurso à Inteligência Artificial e o Treino das Habilidades Decisionais. No seguimento do estudo efetuado suportado por diversas investigações de outros autores nesta matéria, a resposta à hipótese formulada é afirmativa para a consideração da tomada de decisão naturalista e aplicação do treino das habilidades decisionais no treino dos pilotos em ambiente de emergência. O presente trabalho é de índole exploratório, explanatório e descritivo baseado na metodologia não experimental, com recurso ao método de análise de conteúdos e com foco numa abordagem indutiva
- Conhecer a arte com um olhar matemático: um estudo na Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa Pereira, Débora Vanessa; Farinho, Paula
- Estudo das alterações dos hábitos de consumo de cerveja - Super Bock GroupPublication . Teixeira, Pedro; Tavares, VictorNo contexto do mestrado em Direção Comercial e Marketing, efetuei um estágio na equipa de Trade Marketing do Super Bock Group, que reporta ao Departamento Comercial daquela que é a maior empresa de bebidas portuguesa. Fui integrado na equipa de Trade Marketing do canal on-trade, com o propósito de levar a cabo a realização de um estudo de mercado, cujo objetivo visava a identificação, compreensão e apresentação dos hábitos de consumo de bebidas alcoólicas (em particular, de cerveja) por parte dos estudantes universitários, a nível nacional. Isto, num contexto em que tais hábitos de consumo já se têm vindo a alterar há vários anos, e cuja tendência se veio a intensificar com o surgimento da pandemia da COVID-19. Devido ao agravamento da situação pandémica em Portugal, e ao regime de teletrabalho imposto pela empresa a meio do estágio, houve necessidade de efetuar uma adaptação do projeto e as entrevistas, que estavam planeadas para serem presenciais, vieram a realizar-se por via telefónica, o que permitiu alargar a amostra de pontos de venda entrevistados da cidade do Porto para seis cidades no território nacional continental: Braga, Porto, Guarda, Covilhã, Coimbra e Lisboa. Foram, assim, analisados, filtrados e apresentados os resultados obtidos por meio da observação nos pontos de venda e das entrevistas semiestruturadas efetuadas aos retalhistas, que deram origem a recomendações para as estratégias futuras da marca Super Bock dirigidas para a comunidade académica.
