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- Da contrafação e novas tecnologias de informação e comunicaçãoPublication . Boucinha, Maria Guimarães; Fontes, JoséA contrafação representa não só um dos maiores desafios à economia mundial, como constitui também um perigo para a saúde pública e para a segurança dos seus consumidores. Esta atividade é mais uma das que ao longo dos últimos anos se tem tornado cada vez mais transnacional e difundida pelo mundo inteiro, sendo que é, atualmente, mais fácil adquirir produtos contrafeitos, produzidos em qualquer país. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, como as redes sociais, e principalmente toda a internet com as suas infinitas possibilidades, são as principais impulsionadores deste avanço na contrafação a nível mundial, sendo que Portugal não é exceção. Assim sendo, decidiu-se aqui apresentar qual o papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no fenómeno da contrafação, em Portugal. Principalmente de que forma estas alteraram a prática desta atividade ilícita e como se adaptaram os inspetores a esta nova realidade, sendo estes os pontos fulcrais tratados. A metodologia utilizada consistiu numa observação direta, efetuada na UNIIC da ASAE, complementada com duas entrevistas semiestruturadas, ao Inspetor Diretor e ao Inspetor Chefe da Unidade, tendo sido assim possível recolher mais informação pertinente para a presente dissertação.
- Contributo para a Operação Doméstica da TAAG - Linhas Aéreas de AngolaPublication . Ventura, Dedaldino; Brito, EuricoO presente trabalho é resultado da aplicação de um conjunto de ferramentas e modelos teóricos que permitem enquadrar as estratégias seguidas pelos diferentes mercados, com o objetivo de compará-los e identificar os modelos que melhor respondem ao contexto organizacional da companhia aérea Angolana TAAG. Foi feita uma análise explicativa dos dados e verificou-se que todas as rotas domesticas servidas pela companhia aérea apresentam uma margem negativa e têm um alto custo operacional. Para dar solução a este problema, utilizamos a combinação de um modelo de planeamento de redes aéreas e a programação linear para obter resultados positivos em todas as rotas, estudando o risco de a probabilidade de uma rota não ser lucrativa. Tendo em conta o contexto da crise económica contínua que o País enfrenta, a rentabilidade da companhia aérea nacional TAAG apresenta-se condicionada pelo desenvolvimento da atividade num mercado em estado de crescimento, onde a procura apresenta um decréscimo no sector doméstico. Desenvolvemos três cenários até chegar á solução ótima.
- SERÁ A TAAG A PRIMEIRA ESCOLHA PARA LUANDA?Publication . Hasham, Abrar; Quadros, RuiO presente trabalho tem por objetivo apresentar os dados de investigação relativos aos problemas encontrados relativamente ao Serviço prestado ao cliente da companhia Aérea TAAG. A qualidade de serviço ao cliente tem sido cada vez mais uma das influenciadoras comportamentais dos consumidores e a qualidade de serviço percecionada pelos passageiros da TAAG sobre o serviço a bordo, pré bordo e pós bordo ainda não foram profundamente estudadas nem foram encontrados dados relativas á mesma. A elaboração desta dissertação tem como objetivo geral estudar de que forma a gestão de qualidade de serviço na TAAG, é eficiente e vai ao encontro das necessidades do mercado e dos Clientes. Tem como objetivo específico a identificação das principais lacunas detetadas e na apresentação de um conjunto de sugestões de melhoria dos serviços da TAAG à administração e responsáveis pela gestão da mesma. Dai emergiu o nosso problema de investigação e que se concretiza nas seguintes questões: Qual o nível de satisfação dos passageiros com os serviços prestados pela TAAG na rota de Luanda? Em que medida influencia a opção dos passageiros pela companhia? Para respondermos às questões de investigação, formulámos as seguintes análises: 1. Caracterização dos perfis dos passageiros que viajam para Luanda na TAAG e na TAP. 2. As (não) preferências pelas companhias dos passageiros que viajam para Luanda. 3. Avaliar a satisfação dos clientes da TAAG com os serviços prestados. 4. Verificar quais os fatores que mais influencia têm na satisfação global. O percurso metodológico para esta dissertação centrou-se numa abordagem mista. Assim, foi usada a técnica do inquérito e recorreu-se também à da entrevista. De um modo geral, os objetivos foram alcançados na totalidade. A perceção dos serviços prestados pela TAAG encontra se num modo pouco satisfatório, e precisam de reformas no que toca ao pessoal de cabine e frota, nos procedimentos de check-in e check-in online e acolhimento nos assentos e entretinimento a bordo.